18/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Identificar as diferentes ideias da multiplicação.
Utilizar procedimentos próprios na resolução de problemas envolvendo as diferentes ideias da multiplicação.
Relacionar a divisão como operação inversa da multiplicação.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Apresente a canção de Toquinho “Bicicleta”:
http://letras.terra.com.br/toquinho/49096/
B-I-C-I-C-L-E-T-A
Sou sua amiga bicicleta.
Sou eu que te levo pelos parques a correr,
Te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar.
Em cima de mim o mundo fica à sua mercê
Você roda em mim e o mundo embaixo de você.
Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar,
Pra isso acontecer basta você me pedalar.
B-I-C-I-C-L-E-T-A
Sou sua amiga bicicleta.
Sou eu que te faço companhia por aí,
Entre ruas, avenidas, na beira do mar.
Eu vou com você comprar e te ajudo a curtir
Picolés, chicletes, figurinhas e gibis.
Rodo a roda e o tempo roda e é hora de voltar,
Pra isso acontecer basta você me pedalar.
B-I-C-I-C-L-E-T-A
Sou sua amiga bicicleta.
Faz bem pouco tempo entrei na moda pra valer,
Os executivos me procuram sem parar.
Todo mundo vive preocupado em emagracer,
Até mesmo teus pais resolveram me adotar.
Muita gente ultimamente vem me pedalar
Mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar.
B-I-C-I-C-L-E-T-A
Sou sua amiga bicicleta.
Explore com as crianças:
- De que fala a nossa canção?
-Que outros tipos de meios de transportes você conhece?
Divida a turma em grupos e peça que cada um desenhe um transporte sugerido pela turma.
Registre no blocão os transportes falados pelas crianças para serem utilizados posteriormente.
Atividade 2
Utilize o desenho da bicicleta e apresente o seguinte desafio:
- Quantas rodas têm 4 bicicletas?
Este problema é uma boa forma de explorar formas de registro em papel e estratégias de contagem. Discuti-las com a turma é a riqueza da atividade.
Como as crianças estão iniciando a relação com as operações matemáticas, peça que representem com bicicletas desenhadas. Se alguma delas somar os termos apresentados no problema (2 rodas+4 bicicletas=2+4=6), em vez de somar as rodas 4 vezes, recorra à própria representação feita no papel para que ela perceba que a adição dessa maneira não é válida. Afinal, onde estão as rodas das outras bicicletas?
Atividade 3
Proponha novos problemas para as crianças, fazendo mudanças no contexto:
Relembre os meios de transportes falados pelas crianças.
Exemplo: carro.
Explore o número de rodas. Apresente o desafio:
- Quantas rodas têm 3 carros?
Utilize a representação numérica do conjunto:
@@@@+@@@@+@@@@= 12 4+4+4=12 3x4=12
Atividade 4
Apresente a cantiga “O meu chapéu”:
O meu chapéu tem 3 pontas.
Tem 3 pontas o meu chapéu.
Se não tivesse 3 pontas,
não seria o meu chapéu.
- Quantas pontas teriam 2 chapéus?
É esperado que inicialmente algumas crianças utilizem apenas desenhos na resolução, mas depois passem a utilizar procedimentos numéricos, como soma sucessiva, e se apóiem em resultados conhecidos de memória.
http://www.travessa.com.br/TOQUINHO_NO_MUNDO_DA_CRIANCA/artigo/5c28396d-03ae-4976-bc65-821d53085807
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-tabuada-428051.shtml
Avalie se as crianças utilizam desenhos para a resolução de problemas e também procedimentos numéricos como soma sucessiva e resultados conhecidos de memória.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2012
Cinco estrelasPerfeito!