18/11/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Identificar diferentes números naturais;
§ Nomear números naturais;
§ Reconhecer a sequencia numérica;
§ Resolver diferentes situações-problema.
Noção numérica.
A professora inicia a aula perguntando quantos alunos estão presentes na sala.
Caso tenha faltado alguma criança, pergunta quantas faltaram; quantas meninas e quantos meninos estão presentes, tendo quantidade desproporcional problematiza perguntando quantos a mais ou quantos a menos.
Após esse momento inicial, propõe uma atividade de sequencia. Cada criança receberá alguns numerais, a quantidade varia conforme o número de alunos presentes em classe.
Trabalharemos com um universo de 20 crianças, portanto cada criança terá em mãos 3 cartelas, com 3 numerais diferentes.
A professora faz uma grande linha reta no chão da sala e combina que eles montarão a sequencia numérica, até 50. Pergunta quem iniciará a trilha. As crianças deverão responder que é a criança que tem em mãos o número 1, e assim sucessivamente até chegar ao número 50. Como estamos trabalhado com 20 crianças, 10 crianças devem receber numerais acima de 50, por exemplo, esses não entrarão no percurso, visto que o nosso caminho é até 50.
2ª Atividade
A professora explora o quadro abaixo, esse é composto de um tabuleiro com os 50 numerais. Segue modelo abaixo:
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
32 |
33 |
34 |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
40 |
41 |
42 |
43 |
44 |
45 |
46 |
47 |
48 |
49 |
50 |
Explora oralmente o quadro com as crianças fazendo perguntas tais como:
Nesse momento os alunos fazem comparações e a professora acompanha as hipóteses apresentadas, tanto na sequencia numérica de um a um, como também, no entendimento de contagem de 10 em 10 como está previsto nas perguntas elaboradas pela professora.
São inúmeras explorações que a professora pode realizar com esse quadro, até mesmo fazendo com eles a montagem, como na sugestão anterior, cada criança recebe uma quantidade de fichas e vai montando até completar a sequência até o número 50.
3ª Atividade
Cada criança recebe uma folha com o quadro apresentado a seguir e deverá preenche-lo:
Nome: _________________________________________ Data:
1 – Observe o quadro abaixo e faça o que se pede:
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
32 |
33 |
34 |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
40 |
41 |
42 |
43 |
44 |
45 |
46 |
47 |
48 |
49 |
50 |
4ª Atividade:
A professora combina com a classe um dia para eles levarem para a escola, quem tiver, os jogos de trilhas e determina um tempo para eles vivenciarem nos grupos de sala esses jogos.
Em outro dia, a professora divide a turma em grupos e distribui algumas trilhas, publicadas na Revista Ciência Hoje das Crianças e deixa eles jogarem.
REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS - JULHO/2010 - Edição 214
REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS - ABRIL/2005 - Edição 156
REVISTA CIÊNCIA HOJE das CRIANÇAS - Maio/2009 - Edição 201
REVISTA CIÊNCIA HOJE das CRIANÇAS - Janeiro/fevereiro/2009 - Edição 198
5ª Atividade:
Após as vivências com o jogo de trilha em sala, a professora propõe que os alunos elaborem algumas trilhas, escolhendo algum tema, de outra área, que já tenha sido estudado por eles.
REVISTA CIÊNCIA HOJE das CRIANÇAS
edições:
Abril/2005 - Edição 156
Janeiro/fevereiro/2009 - Edição 198
Maio/2009 - Edição 201
Julho/2010 - Edição 214
A professora observa em todas as atividades a participação dos alunos, assim como o conhecimento que eles demonstram.
Verificar se os alunos identificam os numerais e se realizam a sequencia numérica com autonomia.
Avaliar a capacidade de resolver situações problemas nas brincadeiras e nos jogos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2014
Quatro estrelasÓtima a ideia de montar as cartelas e o quadro sequencial no chão. Obrigada, Glória!
08/02/2012
Quatro estrelasprofessora da EJa -alfabetização. Obrigada por nos proporcionar estas atividades .Nos ajuda muito. CONTINUE
15/12/2011
Cinco estrelasMUTO BOM AGRADEÇO POR NOS AJUDAR COM ESTE SIT
03/01/2011
Quatro estrelasmuito bom