Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O lixo pode ser luxo - Reciclagem

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Sandra Maria Rocha de Arruda
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Expressar sua opinião sobre o tema, utilizando argumentos convincentes.  

Apontar algumas causas, consequências e soluções para o problema: acúmulo de lixo.  

Identificar a reciclagem como a transformação do lixo em luxo.     

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Espalhe pela sala de aula jornais e papéis amassados, embalagens, latas e garrafas vazias de refrigerantes e de produtos de limpeza.

Explore esses materiais e possibilite as crianças expressarem oralmente suas observações sobre o cenário construído. As crianças irão perceber que o cenário é constituído de materiais que se tornaram lixo.

Registre no blocão as hipóteses dos alunos sobre o que é lixo.

Prepare num cantinho da sala uma lata de lixo e deixe dentro dela o livro “O menino que quase morreu afogado no lixo” de Ruth Rocha.

Retire o livro da lata de lixo e convide a turma para ouvir a história.

Sinopse: Ronaldinho era um garoto comum, mas com uma característica muito forte: não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora... Um dia, os pais de Ronaldinho foram viajar e o menino ficou sozinho em casa. Como ele não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora, a sujeira foi acumulando, acumulando e... Você nem pode imaginar o que aconteceu...   

Após a contação, explore a história com as crianças:  

- Como era o menino da história?

- Você pensa como ele?

- Onde você joga o seu lixo?

- Você sabe o que acontece com o lixo da sua casa?

Promova um diálogo sobre a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante possibilitar a participação de todos neste momento.

Atividade 2

Divida a turma em grupos e apresente o texto:

O que é lixo?

Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. É definido como aquilo que ninguém quer.

Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.                       

A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.

Fonte: http://www.compam.com.br/oquelixo.htm 

Faça um levantamento das novas informações obtidas sobre o que é lixo e confronte com as hipóteses anotadas no blocão da atividade 1.  

Depois, destaque a frase contida no texto sugerido:

A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta” e apresente o vídeo:

Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo

http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A  

É importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas.

Para destacar melhor essa ideia, sugiro que o professor também apresente os vídeos:

Enchentes: de quem é a culpa?

http://www.youtube.com/watch?v=agOrJLref6c&feature=fvw   

Lixo provoca alagamentos nas ruas 

http://www.youtube.com/watch?v=upCCVlG8b1w&feature=related 

Converse com a turma sobre os impactos causados pelo lixo no meio ambiente e o que podemos fazer para amenizar esse problema.

As crianças poderão observar que a partir de atitudes simples, como não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para evitar tragédias como as que observamos nos vídeos.

Atividade 3

Organize grupos de 4 ou 5 alunos e sugira um passeio pela escola para observar o tipo de lixo mais encontrado pelos alunos.

Entregue uma folha de papel, uma prancheta e um lápis para cada um.

Explique para a turma que o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da escola.

Depois do trabalho concluído, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros.

Faça um levantamento sobre os lixos encontrados pela escola e colete os que estavam no chão. Aproveite para conscientizar a turma sobre a importância de um ambiente limpo para a nossa saúde.

Depois, construa um gráfico com os dados da coleta do lixo encontrado.

Atividade 4

Proponha um desafio para a turma:

- Será que é possível separar os lixos encontrados em grupos?

Distribua caixas de papelão e separe com a turma esses materiais.

No Laboratório de Informática, apresente o site:

http://www.criancaecologica.sp.gov.br/  

Após a visita ao site em Lixo e Reciclagem, as crianças perceberão que cada grupo de lixo tem uma classificação.

Coloque com a turma as etiquetas em cada caixa com a respectiva cor de sua classificação:

PAPEL (azul)     VIDRO (verde)     METAL (amarelo)     PLÁSTICO (vermelho)

Utilize jogos sobre a coleta seletiva e deixe as crianças explorarem e brincarem.

http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/jogoReciclagem.php

http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/cores.html   

Atividade 5

Apresente o recurso animação/simulação onde o aluno aprenderá brincando quanto tempo os materiais demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados no lixo correto.

Link do Recurso no Site do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf   

 

Fonte: Imagem do recurso

Divida a turma em grupos e proponha um levantamento de possíveis soluções sobre o que fazer com o lixo.

Registre as soluções apresentadas por cada grupo no blocão.   

Explore também com as crianças o vídeo:

O lixo nosso de cada dia 

http://www.youtube.com/watch?v=5Owhv11bwPE&feature=related 

Inicie com a turma um diálogo sobre a importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo (3Rs).

http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm 

Atividade 6  

Organize uma visita a uma empresa de reciclagem. O professor deverá pedir autorização aos pais para a aula de campo com as crianças. Providencie o transporte e agende a visita.

Antes de sair para a aula de campo, elabore um roteiro com as crianças:

- De que forma a população é informada sobre como selecionar o lixo?

- Como estes materiais são selecionados?

- Quem compra estes materiais?

- Que material é mais procurado/reciclado?

- O que é feito com o material que não é vendido/reciclado?

Converse com as crianças sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula.

As crianças deverão levar uma folha de papel, prancheta e lápis para realizarem o registro das suas descobertas. O professor também deverá anotar curiosidades e descobertas significativas, podendo fotografar e filmar.

Após a visita, faça uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acharam interessante.

Faça o registro das descobertas em duplas e, depois, peça que apresentem para a turma.

Atividade 7

Retome os conhecimentos adquiridos na aula de campo com os alunos e proponha uma oficina de reciclagem de papel.

Faça um levantamento do material que vão precisar para a oficina:

- liquidificador

- papel picado

- esponja

- tela e moldura

- bacia

- balde com água

- tecido para costura - três do mesmo tamanho

- cabide e prendedores de roupa

O professor deverá organizar o local da atividade com antecedência, separando todo o material que vai ser utilizado.

Apresente o vídeo para explicar passo a passo o processo de reciclagem:

Como fazer papel reciclado

http://www.youtube.com/watch?v=5Y5wbOCu34s  

Utilize a folha de papel reciclado para fazer um folder com as informações descobertas sobre o lixo e suas possíveis soluções.

Atividade 8

O luxo do lixo!

Apresente o artista Vik Muniz utilizando fotos e textos para destacar as características das suas obras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vik_Muniz  

Autorretrato - Vik Muniz

Fonte:

http://bethccruz.blogspot.com/2009/04/as-obras-de-vik-muniz.html 

Analise suas obras e explore os materiais do lixo utilizados por ele para a construção da sua arte.  

Fonte:

http://artemais.wordpress.com/ 

http://donadidi.blogspot.com/2009/02/vik-muniz-no-mam.html 

Divida a turma em grupos e proponha a criação de obras de arte utilizando o lixo coletado na atividade 3 e também trazidos pelos alunos. Deixe que as crianças realizem a atividade com criatividade e autonomia.

Depois, organize uma exposição com as obras de arte feitas pelas crianças. Convide as outras turmas para visitar a exposição e distribua neste momento o folder, feito na atividade 7, para explicar o significado da exposição e as descobertas e possíveis soluções encontradas sobre o lixo.  

Recursos Complementares

http://campeche.inf.furb.br/sisga/educacao/ensino/reciclagem.php 

Livro: O menino que quase morreu afogado no lixo - Ruth Rocha - Editora Quinteto Editorial

Avaliação

O professor poderá avaliar os seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando a aprendizagem e observando possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.

Avalie se as crianças selecionam e classificam as embalagens para a reciclagem, conhecem e produzem um destino para o lixo coletado, organizam um panfleto informativo (folder) com coesão e coerência, produzem papel reciclado, vivenciam uma aula de campo numa fábrica de reciclagem, constróem gráfico com o lixo coletado, confeccionam obras de arte utilizando lixo.

É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retornar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos na temática "lixo".                            

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • andrea lima, FTSEM , Rio de Janeiro - disse:
    de_iapacifica@yahoo.com.br

    21/11/2012

    Quatro estrelas

    ótimo, me identifiquei muito, pois é na linha do projeto que estou trabalhando.


  • Simone, SME-RJ e SEE-RJ , Rio de Janeiro - disse:
    profsissy@bol.com.br

    07/12/2010

    Cinco estrelas

    Oi Sandra, Seu planejamento está muito bem elaborado e bem estruturado. Pode ser aplicado em qualquer escola com as devidas adaptações a realidade de cada um Parabéns pelo belíssimo trabalho!!! Abs, Simone


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.