06/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Identificar as diferentes ideias expressas num diminutivo.
Perceber que o sufixo –ão nem sempre indica uma coisa maior.
Flexionar as palavras em diferentes graus.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
O professor contará a história “O Reizinho Mandão” de Ruth Rocha.
Sinopse: O livro conta a história de um reizinho muito mimado e mandão, que passou a cuidar do reino após a morte de seu pai, criando leis malucas e maltratando as pessoas. De tanto dar broncas no povo, todo mundo ficou mudo, menos o seu papagaio, que sempre repetia as suas ordens. Mas o reizinho começou a se sentir sozinho e resolveu visitar um reino vizinho em busca de um sábio para fazer seu povo voltar a falar. O sábio explicou que era preciso encontrar uma criança que soubesse falar e esta criança quebraria a maldição. O reizinho encontrou a criança, mas não ficou no seu reino e o que aconteceu com ele, ninguém sabe...
Conte a história com uma coroa e um papagaio que repete tudo que se fala, ambos encontrados em magazines populares.
Durante a contação, a cada ordem dada pelo rei, utilize o papagaio para repetí-la, tornando a leitura mais dinâmica.
Ao final da história, apresente o livro e informe aos alunos o autor e o ilustrador.
Lembrar que o autor e o ilustrador são pessoas que fazem e refazem as histórias. Que há um processo de elaboração em partes e em forma de vai e vem.
Faça a interpretação oral e coletiva, recordando as personagens, suas ações, o problema criado pelo reizinho e como foi resolvido.
Apresente uma tira com o título da história e explore:
O REIZINHO MANDÃO
- Por que a história tem esse nome?
- Que outro nome ela poderia ter? Por quê?
Ouça as opiniões das crianças sobre o assunto abordado e anote os títulos sugeridos por elas, que poderão ser utilizados em outro momento.
Destaque a palavra REIZINHO e analise com as crianças:
- Em que grau essa palavra aparece?
- Ela poderia ser escrita em outro grau?
Atividade 2
BINGO DO DIMINUTIVO E AUMENTATIVO
Distribua cartelas para as crianças contendo palavras no diminutivo e aumentativo. Coloque numa sacola as mesmas palavras, mas no grau normal.
Você “canta” as palavras e as crianças terão que marcar na cartela o diminutivo ou aumentativo dessas palavras.
O jogo termina quando uma criança completar toda a cartela.
Depois, explore com as crianças as palavras das cartelas, destacando o seu grau (diminutivo e aumentativo) e relacionando-os entre si e também ao seu grau normal.
Atividade 3
Distribua pelo pátio, palavras no aumentativo e diminutivo. Espalhe também palavras terminadas em inho, mas que não indicam grau diminutivo, como: vizinho, ninho, caminho e palavras terminadas em ão, mas que não indicam grau aumentativo, como: coração, mão, pão.
Faça dois círculos com uma corda ou barbante no chão do pátio e divida a turma em dois grupos. Proponha uma caça às palavras.
Cada grupo terá que encontrar as palavras espalhadas pelo pátio e colocar no círculo que corresponde ao seu grupo. Ganha o grupo que encontrar mais palavras.
Depois, sente com as crianças em roda e avalie cada palavra. Faça as crianças perceberem que nem todas as palavras terminadas em ão indicam aumentativo, assim como nem todas as palavras terminadas em inho indicam diminutivo.
Peça para as crianças formarem pares de diminutivos e aumentativos correspondentes.
Atividade 4
Proponha a criação de uma história em grupo utilizando palavras no diminutivo e aumentativo. As crianças poderão fazer uso das palavras que foram trabalhadas para criar as suas histórias.
Outra sugestão será aproveitar os títulos criados pelas crianças na atividade 1 para elaborar a produção textual. A partir de cada título, o grupo deverá desenvolver uma história com as palavras trabalhadas no diminutivo e aumentativo.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
http://www.submarino.com.br/produto/1/74502/reizinho+mandao,+o
Avalie a participação de cada criança nas observações do uso do diminutivo e aumentativo e na construção de suas histórias.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/02/2013
Cinco estrelasmuito bom aprendi bastante
10/05/2011
Cinco estrelasGostei da aula e vou aproveitar para tornar a minha aula mais dinâmica.