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O som do s entre vogais - A limpeza de Teresa

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Sandra Maria Rocha de Arruda
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a permanência do s ou do z numa mesma palavra à sua família de origem.

Perceber os diferentes sons do s de acordo com sua posição na palavra.

Escrever corretamente palavras com s entre vogais.  

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Deixe num cantinho da sala um balde e uma vassoura. Explore esses materiais e pergunte às crianças para que servem.

Ouça o que as crianças têm a dizer.

Retire de dentro do balde o livro com a história “A limpeza de Teresa” de Sylvia Orthof e conte para as crianças.

Explore a melodia da história durante a narração.  

http://www.submarino.com.br/produto/1/38482?franq=134562    

Atividade 2

Volte a cada página da história e explore com as crianças as palavras que rimam.

Divida a turma em grupos e apresente essas palavras em cartões.

Escolha algumas palavras em que apareça o s e z e peça para a turma observar:

- A letra s aparece no começo, meio ou no final das palavras? E o z?

- Qual o som do no meio de vogais? E do z?

Registre as descobertas feitas pela turma no blocão.

Exemplo:

- O s sozinho, no meio da palavra tem o som do z.

- Para ter o som diferente do z no meio da palavra, devemos usar ss.

- O s sozinho no meio da palavra fica entre vogais.   

Atividade 3

Peça para as crianças pesquisarem palavras com s e z em revistas e jornais e monte com elas um jogo de bingo.

Faça as cartelas com as palavras trazidas pelas crianças e escreva, em tirinhas de papel, as palavras das cartelas. Coloque as palavras dentro de uma sacola.

Divida a turma em grupos e distribua tampinhas de garrafas.

Comece a brincadeira, explicando que um jogador de cada grupo vai sortear uma palavra na sacola e ler para os grupos. Quem tiver a palavra sorteada, marca com as tampinhas de garrafa na cartela.

O jogo termina quando um dos grupos completa toda a cartela.    

Atividade 4

Proponha que as crianças recriem a história em grupos, utilizando as palavras trazidas por elas com s e z ou procurem no dicionário em sala de aula.

Depois, cada grupo apresenta a sua produção textual.

Professor, essas atividades auxiliam na fixação do uso de s e z.

Recursos Complementares

Revista Picolé: caça-palavras, cruzadinhas etc.

http://www.meninomaluquinho.com.br/ 

Avaliação

Avalie a participação de cada aluno, desde a observação sobre o uso do s e z, no jogo do bingo, na pesquisa de palavras, na criação da história.   

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