06/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Relacionar a permanência do s ou do z numa mesma palavra à sua família de origem.
Perceber os diferentes sons do s de acordo com sua posição na palavra.
Escrever corretamente palavras com s entre vogais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Deixe num cantinho da sala um balde e uma vassoura. Explore esses materiais e pergunte às crianças para que servem.
Ouça o que as crianças têm a dizer.
Retire de dentro do balde o livro com a história “A limpeza de Teresa” de Sylvia Orthof e conte para as crianças.
Explore a melodia da história durante a narração.
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Atividade 2
Volte a cada página da história e explore com as crianças as palavras que rimam.
Divida a turma em grupos e apresente essas palavras em cartões.
Escolha algumas palavras em que apareça o s e z e peça para a turma observar:
- A letra s aparece no começo, meio ou no final das palavras? E o z?
- Qual o som do s no meio de vogais? E do z?
Registre as descobertas feitas pela turma no blocão.
Exemplo:
- O s sozinho, no meio da palavra tem o som do z.
- Para ter o som diferente do z no meio da palavra, devemos usar ss.
- O s sozinho no meio da palavra fica entre vogais.
Atividade 3
Peça para as crianças pesquisarem palavras com s e z em revistas e jornais e monte com elas um jogo de bingo.
Faça as cartelas com as palavras trazidas pelas crianças e escreva, em tirinhas de papel, as palavras das cartelas. Coloque as palavras dentro de uma sacola.
Divida a turma em grupos e distribua tampinhas de garrafas.
Comece a brincadeira, explicando que um jogador de cada grupo vai sortear uma palavra na sacola e ler para os grupos. Quem tiver a palavra sorteada, marca com as tampinhas de garrafa na cartela.
O jogo termina quando um dos grupos completa toda a cartela.
Atividade 4
Proponha que as crianças recriem a história em grupos, utilizando as palavras trazidas por elas com s e z ou procurem no dicionário em sala de aula.
Depois, cada grupo apresenta a sua produção textual.
Professor, essas atividades auxiliam na fixação do uso de s e z.
Revista Picolé: caça-palavras, cruzadinhas etc.
Avalie a participação de cada aluno, desde a observação sobre o uso do s e z, no jogo do bingo, na pesquisa de palavras, na criação da história.
Cinco estrelas 2 classificações
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15/03/2012
Cinco estrelasExcelente a sua aula trabalhando o S entre vogais. Muito criativa.
04/04/2011
Cinco estrelasisso é otimo