Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartaz e Ingresso

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Realizar leitura de textos informativos.

 Elaborar um cartaz.

 Elaborar um ingresso.

 Usar diferentes estratégias de cálculo.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e escrita.

Cartaz.

Estratégias e recursos da aula

  ATIVIDADE 1

Leve para sala de aula cartazes de diferentes tipos. Mostre-os e questione:

  • Qual é a informação que encontramos em cartaz?
  • Para que serve o cartaz?
  • Onde encontramos cartazes?
  • Qual é o material usado para fazer um cartaz?

Peça para listar o que aparece no cartaz (informação, horário, local etc.) no caderno ou folha de papel ofício.

Depois sugira que em grupo as crianças elaborem um cartaz. Elas irão escolher o tema do cartaz ( exposição, filme, show, espetáculo de circo, divulgação de produtos, etc.), escrever a mensagem e fazer a ilustração. Exponha os cartazes.

Para o(a) professor(a)

Leia com os alunos um  texto sobre o que é um cartaz. Indicamos a leitura do texto "Um gênero textual informativo – O cartaz", disponível nos recursos complementares. Escreva o texto em uma cartolina ou faça Xerox ampliada.

Cartaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Foto de Jules Chéret mostrando seu cartaz a Toulouse-Lautrec.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz

Cartaz Animação Infantil 09
 Visualize o cartaz clicando aqui.

Fonte:

http://www.cm-olhao.pt/portal_autarquico/olhao/v_pt-PT/pagina_inicial/eventos/outros_eventos/2009-0049-AnimacaoInfantil.htm

Alice no País das Maravilhas (2010)


 

 


ATIVIDADE 2

Converse com as crianças sobre o uso de ingressos em eventos. Mostre alguns tipos de ingressos para os alunos observarem e descobrirem que tipo de informação podemos encontrar no ingresso, por exemplo, nome do evento, data, hora, preço e local. Depois, distribua papel oficio colorido e lápis hidrocor. Cada criança irá criar um ingresso. Exponha os ingressos no mural da sala de aula.

 

ATIVIDADE 3

 As crianças irão apresentar os ingressos, lendo as informações que escreveram. Com os ingressos elabore situações- problema para os alunos resolverem. Depois, cada criança irá socializar as estratégias de cálculo que usaram para responder as questões.

Recursos Complementares

Texto complementar

 

Um gênero textual informativo – O cartaz

O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano.  Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.

Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir. Para que possamos entender melhor sobre tais funções, tomemos como exemplo os seguintes casos: 

-  Ao adentrarmos em um evento, podemos identificá-los em locais estratégicos, funcionando como uma espécie de guia. Sua ocorrência se dá no sentido de informar ao público a indicação de salas, horários, entre outros aspectos ligados à tal ocorrência. 

-  Cita-se como outro exemplo, o caso de cartazes geralmente fixados em locais públicos informando-nos sobre uma loja em liquidação, sobre o lançamento de um produto no comércio e até mesmo sobre a realização de um show artístico.

Diante dos referidos exemplos percebemos a intencionalidade discursiva presente entre ambos, principalmente pelo emprego da função apelativa.

No que se refere aos recursos linguísticos, o cartaz possui uma linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo todas as informações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos por meio do discurso. Imagens e criatividade também são pertinentes, no caso da característica persuasiva.

Portanto, o cartaz figura-se como uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.

 

Fonte do texto:

http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/um-genero-textual-informativocartaz.htm

Avaliação

 Por meio de observações registre o avanço das crianças, pontuando se elas conseguem:

Realizar leitura de textos informativos.

 Elaborar um cartaz. e ingresso.

 Usar diferentes estratégias de cálculo.

Cooperar com o grupo.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.