ATIVIDADE 1
Leve para sala de aula cartazes de diferentes tipos. Mostre-os e questione:
- Qual é a informação que encontramos em cartaz?
- Para que serve o cartaz?
- Onde encontramos cartazes?
- Qual é o material usado para fazer um cartaz?
Peça para listar o que aparece no cartaz (informação, horário, local etc.) no caderno ou folha de papel ofício.
Depois sugira que em grupo as crianças elaborem um cartaz. Elas irão escolher o tema do cartaz ( exposição, filme, show, espetáculo de circo, divulgação de produtos, etc.), escrever a mensagem e fazer a ilustração. Exponha os cartazes.
Para o(a) professor(a)
Leia com os alunos um texto sobre o que é um cartaz. Indicamos a leitura do texto "Um gênero textual informativo – O cartaz", disponível nos recursos complementares. Escreva o texto em uma cartolina ou faça Xerox ampliada.
Cartaz
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Foto de Jules Chéret mostrando seu cartaz a Toulouse-Lautrec.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz

Visualize o cartaz clicando aqui.
Fonte:
http://www.cm-olhao.pt/portal_autarquico/olhao/v_pt-PT/pagina_inicial/eventos/outros_eventos/2009-0049-AnimacaoInfantil.htm

ATIVIDADE 2
Converse com as crianças sobre o uso de ingressos em eventos. Mostre alguns tipos de ingressos para os alunos observarem e descobrirem que tipo de informação podemos encontrar no ingresso, por exemplo, nome do evento, data, hora, preço e local. Depois, distribua papel oficio colorido e lápis hidrocor. Cada criança irá criar um ingresso. Exponha os ingressos no mural da sala de aula.
ATIVIDADE 3
As crianças irão apresentar os ingressos, lendo as informações que escreveram. Com os ingressos elabore situações- problema para os alunos resolverem. Depois, cada criança irá socializar as estratégias de cálculo que usaram para responder as questões.
Texto complementar
Um gênero textual informativo – O cartaz
O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.
Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir. Para que possamos entender melhor sobre tais funções, tomemos como exemplo os seguintes casos:
- Ao adentrarmos em um evento, podemos identificá-los em locais estratégicos, funcionando como uma espécie de guia. Sua ocorrência se dá no sentido de informar ao público a indicação de salas, horários, entre outros aspectos ligados à tal ocorrência.
- Cita-se como outro exemplo, o caso de cartazes geralmente fixados em locais públicos informando-nos sobre uma loja em liquidação, sobre o lançamento de um produto no comércio e até mesmo sobre a realização de um show artístico.
Diante dos referidos exemplos percebemos a intencionalidade discursiva presente entre ambos, principalmente pelo emprego da função apelativa.
No que se refere aos recursos linguísticos, o cartaz possui uma linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo todas as informações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos por meio do discurso. Imagens e criatividade também são pertinentes, no caso da característica persuasiva.
Portanto, o cartaz figura-se como uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.
Fonte do texto:
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/um-genero-textual-informativocartaz.htm
Por meio de observações registre o avanço das crianças, pontuando se elas conseguem:
Realizar leitura de textos informativos.
Elaborar um cartaz. e ingresso.
Usar diferentes estratégias de cálculo.
Cooperar com o grupo.