Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mudanças e permanências nos modos de ser criança

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Assistir vídeos de músicas e de histórias infantis sobre diferentes modos de ser criança.
  • Discutir a mensagem da história e da música.
  • Destacar semelhanças e diferenças no modo de ser criança nos dias atuais e no passado.
  • Representar por meio das linguagens escrita e plástica o conteúdo dos vídeos.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante uma semana em aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1– Cantando a criança de nossos dias

1° momento – O professor inicia a aula informando à turma que trouxe o DVD  com clipe da música "Criança não trabalha". Em seguida, pergunta quem conhece a música e  sobre o que elas pensam que esta música vai falar.Prossegue a aula exibindo o clipe que pode ser acessado no site http://www.youtube.com.

2° momento - Após a exibição do clipe, o professor pergunta se as crianças concordam quando a música diz  "Criança não trabalha, criança dá trabalho criança". O professor solicita que as crianças expliquem porque concordam ou não com a música. Em seguida ele coloca outro questionamento:

Pessoal por que a música diz assim "Lápis, caderno, chiclete, peão,sol, bicicleta, skate, calção, esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão"?

Quem usa tudo isso que a música fala nessa estrofe? Todas as crianças têm essas coisas que a música fala? Será que existe criança que trabalha? No que vocês acham que a criança pode trabalhar? Será que as crianças de outros tempos brincavam com essas coisas que a música fala? Será que antigamente também existiam crianças que precisavam trabalhar como vimos com algumas crianças de nossos dias?

3° momento - Após a discussão o professor apresenta a letra da música em um papel grande, fixa no quadro e lê para a turma. Em seguida,.oloca o cd com a mesma música, distribui papel, lápis hidrocor e coleção e pede que as crianças façam desenhos para ilustrar a música.

Criança Não Trabalha

Arnaldo Antunes

Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit

Lápis, caderno, chiclete, peão

Sol, bicicleta, skate, calção

 Esconderijo, avião, correria,

Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon

Banho de rio, banho de mar,

Pula sela, bombom

Tanque de areia, gnomo, sereia,

 Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão

Tênis, cadarço, almofada, colchão

Quebra-cabeça, boneca, peteca,

 Botão. pega-pega, papel papelão

 Criança não trabalha

Criança dá trabalho

Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz

3, 4 feijão no prato

5, 6 tudo outra vez

Fonte: http://letras.terra.com.br/ 

ATIVIDADE 2 – Escutando crianças de outros tempos

1° momento – O professor inicia a aula dizendo que, para continuarem a conversa sobre crianças de nossos dias e as crianças de outros tempos, trouxe para a turma ouvir a história de João e Maria, da coleção Disquinho. O professor pede que, durante a história, a turma procure perceber se as  crianças da história trabalham, como algumas crianças dos  nossos dias. A história pode ser acessada no site http://www.youtube.com .

Fonte: http://www.youtube.com  

2° momento – Após a história o professor conversa com a turma pontuando as semelhanças e diferenças entre os personagens da história e as crianças da música. As respostas das crianças podem ser registradas num quadro como no exemplo abaixo:

CRIANÇAS DA MÚSICA

CRIANÇAS DA HISTÓRIA

BRINCADEIRAS

 -BOLA, PETECA, BONECA, QUEBRA-CABEÇA,BICICLETA

PEDRINHAS, PASSARINHOS

COMO SE VESTIAM

SHORT, SAIA, BLUSA, CAMISA, BERMUDA, CALÇÃO, CAMISETA, SANDÁLIA, TÊNIS

VESTIDO, CALÇÃO, CAMISA, SAPATO

3° momento – Para concluir a aula o professor pede que a criança registre por meio da escrita e desenho a história de João e Maria.

ATIVIDADE 3 - Entrevistando crianças de outros tempos

1° momento – O professor combina com as crianças e convida alguns  avós para serem entrevistados na sala, para falarem sobre o tempo em que eram crianças. Solicita aos avós que tragam fotos de sua infância.

2° momento – Após a entrevista o professor conversa coma as crianças ,solicitando que falem das diferenças e semelhanças entre o modo de ser criança dos avós, dos personagens da história de João e Maria e das crianças da atualidade. Em seguida, pede que registrem com desenho e escrita o que mais chamou sua atenção nas histórias dos avós.

3° momento – O professor oportuniza as crianças apresentarem suas produções e, depois, organiza um painel com os desenhos que pode ter como título " A infância de outros tempos".

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Assistiram com interesse aos vídeos de músicas e de histórias infantis sobre diferentes modos de ser criança.
  • Discutiram a mensagem da história e da música.
  • Destacaram semelhanças e diferenças no modo de ser criança nos dias atuais e no passado.
  • Representaram por meio das linguagens escrita e plástica o conteúdo dos vídeos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.