01/10/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1– Cantando a criança de nossos dias
1° momento – O professor inicia a aula informando à turma que trouxe o DVD com clipe da música "Criança não trabalha". Em seguida, pergunta quem conhece a música e sobre o que elas pensam que esta música vai falar.Prossegue a aula exibindo o clipe que pode ser acessado no site http://www.youtube.com.
2° momento - Após a exibição do clipe, o professor pergunta se as crianças concordam quando a música diz "Criança não trabalha, criança dá trabalho criança". O professor solicita que as crianças expliquem porque concordam ou não com a música. Em seguida ele coloca outro questionamento:
Pessoal por que a música diz assim "Lápis, caderno, chiclete, peão,sol, bicicleta, skate, calção, esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão"?
Quem usa tudo isso que a música fala nessa estrofe? Todas as crianças têm essas coisas que a música fala? Será que existe criança que trabalha? No que vocês acham que a criança pode trabalhar? Será que as crianças de outros tempos brincavam com essas coisas que a música fala? Será que antigamente também existiam crianças que precisavam trabalhar como vimos com algumas crianças de nossos dias?
3° momento - Após a discussão o professor apresenta a letra da música em um papel grande, fixa no quadro e lê para a turma. Em seguida,.oloca o cd com a mesma música, distribui papel, lápis hidrocor e coleção e pede que as crianças façam desenhos para ilustrar a música.
Criança Não Trabalha Arnaldo Antunes Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit Lápis, caderno, chiclete, peão Sol, bicicleta, skate, calção Esconderijo, avião, correria, Tambor, gritaria, jardim, confusão Bola, pelúcia, merenda, crayon Banho de rio, banho de mar, Pula sela, bombom Tanque de areia, gnomo, sereia, Pirata, baleia, manteiga no pão Giz, merthiolate, band aid, sabão Tênis, cadarço, almofada, colchão Quebra-cabeça, boneca, peteca, Botão. pega-pega, papel papelão Criança não trabalha Criança dá trabalho Criança não trabalha 1, 2 feijão com arroz 3, 4 feijão no prato 5, 6 tudo outra vez |
Fonte: http://letras.terra.com.br/
ATIVIDADE 2 – Escutando crianças de outros tempos
1° momento – O professor inicia a aula dizendo que, para continuarem a conversa sobre crianças de nossos dias e as crianças de outros tempos, trouxe para a turma ouvir a história de João e Maria, da coleção Disquinho. O professor pede que, durante a história, a turma procure perceber se as crianças da história trabalham, como algumas crianças dos nossos dias. A história pode ser acessada no site http://www.youtube.com .
Fonte: http://www.youtube.com
2° momento – Após a história o professor conversa com a turma pontuando as semelhanças e diferenças entre os personagens da história e as crianças da música. As respostas das crianças podem ser registradas num quadro como no exemplo abaixo:
|
CRIANÇAS DA MÚSICA |
CRIANÇAS DA HISTÓRIA |
BRINCADEIRAS |
-BOLA, PETECA, BONECA, QUEBRA-CABEÇA,BICICLETA |
PEDRINHAS, PASSARINHOS |
COMO SE VESTIAM |
SHORT, SAIA, BLUSA, CAMISA, BERMUDA, CALÇÃO, CAMISETA, SANDÁLIA, TÊNIS |
VESTIDO, CALÇÃO, CAMISA, SAPATO |
3° momento – Para concluir a aula o professor pede que a criança registre por meio da escrita e desenho a história de João e Maria.
ATIVIDADE 3 - Entrevistando crianças de outros tempos
1° momento – O professor combina com as crianças e convida alguns avós para serem entrevistados na sala, para falarem sobre o tempo em que eram crianças. Solicita aos avós que tragam fotos de sua infância.
2° momento – Após a entrevista o professor conversa coma as crianças ,solicitando que falem das diferenças e semelhanças entre o modo de ser criança dos avós, dos personagens da história de João e Maria e das crianças da atualidade. Em seguida, pede que registrem com desenho e escrita o que mais chamou sua atenção nas histórias dos avós.
3° momento – O professor oportuniza as crianças apresentarem suas produções e, depois, organiza um painel com os desenhos que pode ter como título " A infância de outros tempos".
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!