Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Setecentismo ou Arcadismo: origem e características

 

17/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem do arcadismo, suas características e o momento histórico;
  • analisar textos de Bocage, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão;
  • contextualizar os textos com outras formas de arte produzidas neste período.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura do soneto;
  • versificação; 
  • uso da Internet.

Estratégias e recursos da aula

  • uso do Laboratório de Informática.
  • trabalho em grupo.

O professor começará a aula convidando os alunos para irem ao laboratório de informática. Lá serão convidados a acessarem vários sites para fazerem atividades que os levarão a entenderem o Arcadismo.

I- Ao acessarem o primeiro site, os alunos verão uma imagem. O professor pedirá que eles a descrevam.

http://ima.dada.net/image/6750597.jpg   

II. Em seguida, promover a discussão sobre a imagem, utilizando como sugestões as questões abaixo:

a- Quem gostaria de morar nesta casa? Justifique.

b- Quem não gostaria? Justifique.

c- Vocês pensam que morar no campo é o ideal de muita gente? Por quê?

III. No segundo site a ser acessado, os alunos lerão o texto e o professor deverá, com as questões sugeridas abaixo, propor uma  outra discussão.

http://letras.terra.com.br/chitaozinho-xororo/1144559/   

1- Qual é a proposta do eu-lírico no texto "Chuá, Chuá"?

2- Ele quer convencer a amada. A quê?

3- Quais os argumentos usados por ele?

O texto abaixo intitulado "Chuá, Chuá  de Chitãozinho & Xororó" foi retirado do site acima e deverá ser xerocado para os alunos. Assim  eles terão o texto escrito em mãos para facilitar a discussão.

Composição: Pedro de ´Sá / Ary Machado

Deixa a cidade formosa morena

Linda pequena e volte ao sertão

Beber á água da fonte que canta

E se levanta no meio do chão

Se tu nasceste cabocla cheirosa

Cheirando a rosa no peito da terra

Volta pra vida serena da roça

Da velha palhoça do alto da serra

E a fonte a cantar chuá, chuá

E a água a correr chuê, chuê

Parece que alguém tão cheio de mágoa

Deixasse quem há de dizer a saudade

No meio das águas rolando também.

A lua branda de luz prateada

Faz a jornada no alto do céus

Como se fosse uma sombra altaneira

Da cachoeira fazendo escarcéu

Quando essa luz lá na altura distante

Loira ofegante no poente a cair

Dá-me essa trova que o pinho desserra

Que eu volto pra serra que eu quero partir.

E a fonte a cantar chuá, chuá

E água a correr chuê, chuê

Parece que alguém tão cheio de mágoa deixasse quem há de dizer a saudade

No meio das águas rolando também.

IV. Na sequência, o professor deverá solicitar aos estudantes que acessem outro site (disponível abaixo) para continuar a discussão que os levará a  estudar o Arcadismo.

http://letras.terra.com.br/gilson/46252/

Neste site, os alunos encontrarão a letra da música "Casinha branca" 

Composição: Gilson e Joran  

Às vezes saio a caminhar pela cidade

À procura de amizades

Vou seguindo a multidão

Mas eu me retraio olhando em cada rosto

Cada um tem seu mistério

Seu sofrer, sua ilusão

Eu queria ter na vida simplesmente

Um lugar de mato verde

Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda

Um quintal e uma janela

Para ver o sol nascer.

V. Depois da leitura do texto pelos alunos, o professor deverá solicitar a eles que respondam às questões abaixo.

Professor, xeroque o texto "Casinha Branca" para os alunos.

1- No texto, o que o eu-lírico vê no rosto da multidão?

2- O que isso lhe causa?

3- Interpretem os versos: "Às vezes saio a caminhar pela cidade à procura de amizades mas eu me retraio". Isso também acontece com vocês?

4-O eu-lírico diz de seu projeto de vida.Que palavra evidencia essa subjetividade?

7- Bucolismo significa pastoril. Bucólico é adjetivo que qualifica aquele que exalta a vida no campo. Vocês são bucólicos?

VI- Vocês vão conhecer agora o Arcadismo que reflete esse mesmo sentimento dos poetas modernos analisados. Para isso, acessem:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php 

Os estudantes deverão ler o texto do site e, para facilitar a realização da atividade, eles deverão receber xerox do roteiro abaixo:

ROTEIRO

1- Durante o período literário que recebeu o nome Arcadismo, os artistas em Portugal e no Brasil seguiram que modelo?

2- Quais são as características do Arcadismo?

3- Três expressões latinas explicam bem o Arcadismo: Fugere urbem, inutilia truncar, carpe diem. Releiam o texto e expliquem-nas.

4- Cite as principais obras dos portugueses Bocage e Tomás Antônio Gonzaga, e dos brasileiros Cláudio Manoel da Costa, Basílio da Gama e Frei Santa Rita Durão.

Bocage: Sonetos

Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu, uma poesia lírica, e Cartas Chilenas, poesia satírica.

Cláudio Manoel da Costa: Obras Poéticas.

Basílio da Gama: O Uraguai

Frei Santa Rita Durão: Caramuru

VII- Nesta atividade, o professor deverá dividir a turma em cinco grupos e atribuir a cada um o estudo de um autor da questão anterior para apresentar à classe.

(O roteiro deverá ser passado no quadro ou xerocado para os alunos)

AUTOR:....................................

1- Breve apresentação do autor.

2- Principal (ais) obras.

3- Análise de um texto do autor.

4- É um soneto, uma lira ou poema épico? Justifiquem.

5- Apresenta características do Arcadismo? Quais? Exemplos.

c- Qual o tema?

d- Faça a síntese do texto.

e- Como se classifica quanto à versificação?

Para a realização da atividade, os alunos deverão acessar os sites abaixo. Neles encontrarão textos e informações que os auxiliarão na atividade.

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/claudio.html 

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/marilia.html#I-XVI

http://www.ft.org.br/site/livros/html/bocage.html

http://www.releituras.com/bocage_menu.asp 

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u262.jhtm

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/BT3108001.html#CANTO'' 

VIII- Leitura de texto

Os alunos deverão acessar o site disponível abaixo para terem acesso ao texto original A ARTE. O texto abaixo foi adaptado pela autora da aula.

A arte

         Apesar de o Arcadismo ser a nova literatura pós barroco, nas artes plásticas o barroco permaneceu. O berço do barroco é a Itália do século XVII, e se espalhou por outros países europeus como a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade. O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com frequência.Há a valorização das cores, das sombras e da luz, e representam os contrates.

      O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.

(Texto adaptado de http://www.suapesquisa.com/barroco/ pela autora da aula) 

Depois da leitura do texto pelos alunos e consequente exposição oral de informações sobre o arcadismo, os alunos serão convidados a acessarem algumas imagens relativas ao período em:

http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho.html 

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=902&cd_item=2&cd_idioma=28555 

http://viajeaqui.abril.com.br/fotos/brasil/minas-gerais-501374.shtml?foto=4p  

Ainda para complementar as informações sobre o assunto:

1- O professor deverá levar os alunos para assistirem ao filme: A missão de Roland Jaffé.

2- O professor poderá organizar a apresentação dos trabalhos realizados pela turma para toda a escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados de acordo com a participação nas atividades propostas. É importante observar o entrosamento dos alunos nos grupos e verificar se todos contribuíram durante as discussões. O professor deverá avaliar se na apresentação dos autores, o conhecimento do conteúdo, a entonação, a expressão oral e corporal atenderam ao objetivo proposto.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luizete, cnec , Ceará - disse:
    luizetenery@hotmail.com

    26/01/2014

    Cinco estrelas

    excelente


  • Roberto Mendes, EE Herbert Baldus , São Paulo - disse:
    rmbetomusico@gmail.com

    01/09/2013

    Uma estrela

    A aula está muito bem feita e bonita - característica que alguns docentes não costumam levar muito em consideração. Parabéns


  • Cátia , CIEP 053 , Rio de Janeiro - disse:
    catiameireles@yahoo.com.br

    04/08/2013

    Três estrelas

    A aula é sobre o Arcadismo,porém o texto é sobre o Barroco? Houve alguma confusão ao postar o texto?


  • Romilda, EDUCAFRO , São Paulo - disse:
    ro_pedagoga@yahoo.com.br

    19/07/2013

    Quatro estrelas

    MUITO BOA A AULA.


  • sônia, Educação , Bahia - disse:
    slf39_5@hotmail.com

    25/08/2012

    Cinco estrelas

    Prós, a criativiade, também faz parte do amor pela profissão. Parabéns pelo don que recebestes e pela boa vontade de transmitir o quw sabes.


  • Aline Sousa, EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO , Ceará - disse:
    lininhavivi@yahoo.com.br

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, principalmente pela iniciativa de relacionar a textos produzidos na atualidade e reforçar o fato de que os ideais daquele tempo persistem até hoje.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.