17/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
O professor começará a aula convidando os alunos para irem ao laboratório de informática. Lá serão convidados a acessarem vários sites para fazerem atividades que os levarão a entenderem o Arcadismo.
I- Ao acessarem o primeiro site, os alunos verão uma imagem. O professor pedirá que eles a descrevam.
http://ima.dada.net/image/6750597.jpg
II. Em seguida, promover a discussão sobre a imagem, utilizando como sugestões as questões abaixo:
a- Quem gostaria de morar nesta casa? Justifique.
b- Quem não gostaria? Justifique.
c- Vocês pensam que morar no campo é o ideal de muita gente? Por quê?
http://letras.terra.com.br/chitaozinho-xororo/1144559/
1- Qual é a proposta do eu-lírico no texto "Chuá, Chuá"?
2- Ele quer convencer a amada. A quê?
3- Quais os argumentos usados por ele?
O texto abaixo intitulado "Chuá, Chuá de Chitãozinho & Xororó" foi retirado do site acima e deverá ser xerocado para os alunos. Assim eles terão o texto escrito em mãos para facilitar a discussão.
Composição: Pedro de ´Sá / Ary Machado
Deixa a cidade formosa morena
Linda pequena e volte ao sertão
Beber á água da fonte que canta
E se levanta no meio do chão
Se tu nasceste cabocla cheirosa
Cheirando a rosa no peito da terra
Volta pra vida serena da roça
Da velha palhoça do alto da serra
E a fonte a cantar chuá, chuá
E a água a correr chuê, chuê
Parece que alguém tão cheio de mágoa
Deixasse quem há de dizer a saudade
No meio das águas rolando também.
A lua branda de luz prateada
Faz a jornada no alto do céus
Como se fosse uma sombra altaneira
Da cachoeira fazendo escarcéu
Quando essa luz lá na altura distante
Loira ofegante no poente a cair
Dá-me essa trova que o pinho desserra
Que eu volto pra serra que eu quero partir.
E a fonte a cantar chuá, chuá
E água a correr chuê, chuê
Parece que alguém tão cheio de mágoa deixasse quem há de dizer a saudade
No meio das águas rolando também.
IV. Na sequência, o professor deverá solicitar aos estudantes que acessem outro site (disponível abaixo) para continuar a discussão que os levará a estudar o Arcadismo.
http://letras.terra.com.br/gilson/46252/
Neste site, os alunos encontrarão a letra da música "Casinha branca"
Composição: Gilson e Joran
Às vezes saio a caminhar pela cidade
À procura de amizades
Vou seguindo a multidão
Mas eu me retraio olhando em cada rosto
Cada um tem seu mistério
Seu sofrer, sua ilusão
Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer.
V. Depois da leitura do texto pelos alunos, o professor deverá solicitar a eles que respondam às questões abaixo.
Professor, xeroque o texto "Casinha Branca" para os alunos.
1- No texto, o que o eu-lírico vê no rosto da multidão?
2- O que isso lhe causa?
3- Interpretem os versos: "Às vezes saio a caminhar pela cidade à procura de amizades mas eu me retraio". Isso também acontece com vocês?
4-O eu-lírico diz de seu projeto de vida.Que palavra evidencia essa subjetividade?
7- Bucolismo significa pastoril. Bucólico é adjetivo que qualifica aquele que exalta a vida no campo. Vocês são bucólicos?
VI- Vocês vão conhecer agora o Arcadismo que reflete esse mesmo sentimento dos poetas modernos analisados. Para isso, acessem:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php
Os estudantes deverão ler o texto do site e, para facilitar a realização da atividade, eles deverão receber xerox do roteiro abaixo:
ROTEIRO
1- Durante o período literário que recebeu o nome Arcadismo, os artistas em Portugal e no Brasil seguiram que modelo?
2- Quais são as características do Arcadismo?
3- Três expressões latinas explicam bem o Arcadismo: Fugere urbem, inutilia truncar, carpe diem. Releiam o texto e expliquem-nas.
4- Cite as principais obras dos portugueses Bocage e Tomás Antônio Gonzaga, e dos brasileiros Cláudio Manoel da Costa, Basílio da Gama e Frei Santa Rita Durão.
Bocage: Sonetos
Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu, uma poesia lírica, e Cartas Chilenas, poesia satírica.
Cláudio Manoel da Costa: Obras Poéticas.
Basílio da Gama: O Uraguai
Frei Santa Rita Durão: Caramuru
VII- Nesta atividade, o professor deverá dividir a turma em cinco grupos e atribuir a cada um o estudo de um autor da questão anterior para apresentar à classe.
(O roteiro deverá ser passado no quadro ou xerocado para os alunos)
AUTOR:....................................
1- Breve apresentação do autor. |
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2- Principal (ais) obras. |
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3- Análise de um texto do autor. |
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4- É um soneto, uma lira ou poema épico? Justifiquem. |
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5- Apresenta características do Arcadismo? Quais? Exemplos. |
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c- Qual o tema? |
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d- Faça a síntese do texto. |
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e- Como se classifica quanto à versificação? |
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Para a realização da atividade, os alunos deverão acessar os sites abaixo. Neles encontrarão textos e informações que os auxiliarão na atividade.
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/claudio.html
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/marilia.html#I-XVI
http://www.ft.org.br/site/livros/html/bocage.html
http://www.releituras.com/bocage_menu.asp
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u262.jhtm
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/BT3108001.html#CANTO''
VIII- Leitura de texto
Os alunos deverão acessar o site disponível abaixo para terem acesso ao texto original A ARTE. O texto abaixo foi adaptado pela autora da aula.
A arte
Apesar de o Arcadismo ser a nova literatura pós barroco, nas artes plásticas o barroco permaneceu. O berço do barroco é a Itália do século XVII, e se espalhou por outros países europeus como a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade. O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com frequência.Há a valorização das cores, das sombras e da luz, e representam os contrates.
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
(Texto adaptado de http://www.suapesquisa.com/barroco/ pela autora da aula)
Depois da leitura do texto pelos alunos e consequente exposição oral de informações sobre o arcadismo, os alunos serão convidados a acessarem algumas imagens relativas ao período em:
http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho.html
http://viajeaqui.abril.com.br/fotos/brasil/minas-gerais-501374.shtml?foto=4p
Ainda para complementar as informações sobre o assunto:
1- O professor deverá levar os alunos para assistirem ao filme: A missão de Roland Jaffé.
2- O professor poderá organizar a apresentação dos trabalhos realizados pela turma para toda a escola.
Professor, assista ao filme A missão de Roland Jaffé, com antecedência. Acesse também o site abaixo para estudar um pouco e melhor expor sobre o Arcadismo
http://www.algosobre.com.br/literatura/arcadismo.html
Os alunos deverão ser avaliados de acordo com a participação nas atividades propostas. É importante observar o entrosamento dos alunos nos grupos e verificar se todos contribuíram durante as discussões. O professor deverá avaliar se na apresentação dos autores, o conhecimento do conteúdo, a entonação, a expressão oral e corporal atenderam ao objetivo proposto.
Três estrelas 6 classificações
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26/01/2014
Cinco estrelasexcelente
01/09/2013
Uma estrelaA aula está muito bem feita e bonita - característica que alguns docentes não costumam levar muito em consideração. Parabéns
04/08/2013
Três estrelasA aula é sobre o Arcadismo,porém o texto é sobre o Barroco? Houve alguma confusão ao postar o texto?
19/07/2013
Quatro estrelasMUITO BOA A AULA.
25/08/2012
Cinco estrelasPrós, a criativiade, também faz parte do amor pela profissão. Parabéns pelo don que recebestes e pela boa vontade de transmitir o quw sabes.
13/03/2012
Cinco estrelasExcelente aula, principalmente pela iniciativa de relacionar a textos produzidos na atualidade e reforçar o fato de que os ideais daquele tempo persistem até hoje.