22/11/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg
Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.
Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.
Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.
Professor, inicie a aula tocando em algum instrumento de sua escolha, a melodia do refrão de ´A Banda´ de Chico Buarque, provocando os alunos a uma primeira percepção. Recomendamos a utilização da flauta doce, pela possibilidade de deslocamento pelo espaço.
Partitura completa de "A Banda", de Chico Buarque transcrita pelo autor desta aula.
Após tocar uma ou duas vezes, pergunte:
Toque novamente a melodia do refrão, acompanhado pelo 'coro' de assobios e vozes. Brinque com a melodia. Proponha agora que os alunos utilizem palmas e executem a seguinte célula rítmica, junto com a melodia da canção:
Acrescente, a seguir, os assovios e vozes novamente. Como variação, proponha agora que executem com palmas apenas a última articulação da célula rítmica, enquanto a melodia é tocada e cantada.
Após ter 'brincado' com a melodia algumas vezes, diga o início da letra da música como se estivesse contando uma história. Olhe para os alunos, observe suas reações. Dê um intervalo de tempo entre as frases para que captem bem o significado do texto:
"Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor"
Repita algumas vezes o trecho e deixe lacunas para que os alunos completem. Observe se conseguem de fato imaginar a história, a situação de estar à toa na vida. Pode-se substituir o termo 'meu amor', pelo nome dos alunos, chamando para ver a banda passar. Pergunte se já ouviram a expressão 'esperando ver a banda passar'. O que quer dizer quando dizemos isso no dia-a-dia? Cante agora a melodia inicial com o texto e observe se os alunos conseguem cantar as alturas com a rítmica correta e articulando bem as palavras.
Experimente cantar novamente empregando expressões diferentes:
Quando os alunos já estiverem bem familiarizados com o trecho, siga com a música, contando a história que o restante da letra revela.
Letra completa: A Banda (Chico Buarque)
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas
Parou para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...
Utilize, de preferência, algum instrumento harmônico para acompanhamento. O ritmo que está na gravação original é de marchinha. Procure segui-lo para que depois os alunos possam tentar identificar o gênero. Sempre que a música retorna para o refrão, peça aos alunos para cantarem.
Pergunte aos alunos sobre o significado da sigla MPB. Problematize:
O objetivo destes questionamentos não é encerrar uma definição absoluta para estas perguntas, mas estimular que os alunos participem da discussão sobre as limitações que uma sigla ou gênero guarda, no que se refere à categorização. A ideia de MPB pode tanto caracterizar uma infinidade de gêneros e músicas 'populares' desde os primórdios da produção musical no Brasil, quanto um grupo de músicas e compositores específicos do período pós-bossa-nova e dos festivais, e ainda, a totalidade de grupos e compositores de músicas atuais produzidas em língua portuguesa.
Em seguida à discussão, apresente aos alunos o seguinte vídeo do II Festival de Música Popular Brasileira - TV Record, 1966 - http://www.youtube.com/watch?v=wFPPawLq_5Q&feature=related
Peça para os alunos relatarem o que estão vendo, semelhanças e diferenças com os shows de música de hoje. Ouça com os alunos a gravação original de "A Banda": http://www.4shared.com/audio/f5JbpvKq/Chico_Buarque_-_A_banda.html
Apresente o nome do compositor aos alunos e pergunte sobre os instrumentos ouvidos na gravação. Peça a eles que descrevam ao máximo o que estão ouvindo e tentem imitar os sons da banda de música.
Se possível, como curiosidade, mostre aos alunos uma foto mais recente do compositor:
Chico Buarque de Holanda - http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/c/h/chico_buarque.jpg
Chico Buarque e MPB4 - http://ilhotarockfestival.files.wordpress.com/2010/08/lembrancas-de-uma-noite-em-67-chico-buarque-e-mpb4c.jpg
Professor(a), mencione brevemente a ideia de uma banda como um elemento transformador do mundo em nossa volta. Demonstre a mudança de atitude nas personagens da história no momento da passagem da banda. Com as turmas de maior idade, converse sobre o fato de ser uma época em que a liberdade de expressão estava limitada em nosso país: era o período da ditadura militar. Não era possível protestar contra algo livremente e de forma clara. A mensagem deveria ser codificada de forma sutil através de duplos sentidos nas letras. Será que a banda e os personagens da letra poderiam representar alguma mensagem para o país? Discuta com os alunos das turmas com idade mais avançada.
Professor(a), agora proponha aos alunos que se organizem em grupos de 3 ou 4 integrantes.
Lance o desafio de desenvolver uma composição a partir dos seguintes questionamentos:
- “Se a banda passasse hoje, o que você faria?"
- "O que seria a 'banda' nos dias de hoje?”
- "O que, atualmente, a passagem da 'banda' poderia transformar em nosso país'?
Aprofunde as questões ou não, de acordo com a faixa etária dos grupos. Nas turmas de menor idade, brinque com a ideia das personagens da música, com o movimento corporal. O que é possível fazer quando a banda passa? E peça que construam a composição a partir dísso. Recomenda-se pensar primeiro em algumas palavras, frases e em seguida ritmar e melodizar o texto de acordo com as referências musicais compartilhadas pelos grupos em sua vivência musical informal. Enfatize que não vale 'plagiar' uma melodia que já existe. Se necessário, demonstre a diferença entre compor uma melodia e letra original e uma paródia.
Ao final, peça aos que alunos que apresentem seus trabalhos e avaliem em conjunto as produções dos colegas.
Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/
Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin - http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false
Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão - http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2013
Cinco estrelasAchei a aula excelente. Muita criatividade, dinâmica... Vou utilizá-la em minha sala de aula.
22/08/2011
Cinco estrelasUma excelente aula musical! Um tema abrangente de informação histórica, literária, teatral e musical. Uma canção linda, estilo popular,gênero marchinha.