Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecer e controlar os movimentos /Ensino Especial

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar com as dificuldades e possibilidades individuais;

- Resolver situações motoras oportunizando desenvolvimento  do autoconhecimento e suas possibilidades de ação controlada.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Bolas, cordas, cones e bancos.

Atividade 1: Eu consigo lançar?

Material: Corda ou barbante;        

                Bola de Tênis.

Formação: em fila.

Descrição da atividade: O professor amarrará uma corda ou barbante numa distância entre postes ou árvores, para que fique na altura de 1metro. Os alunos em fila, deverão lançar a bola de maneira que passe por cima da corda ou barbante. Depois que todos lançarem a bola na altura atual, o professor deverá aumentá-la avançando meio metro, pedindo para que as crianças lancem novamente, sempre os incentivando, mostrando à eles que têm possibilidades de sucesso a cada lançamento. A brincadeira terá seu término quando nenhum dos alunos conseguir acertar o lançamento na altura determinada.

Para o aluno que apresentar alguma deficiência, como Paralisia Cerebral, a atividade deverá ser adaptada, pedindo para que ele jogue a bola ou a conduza, respeitando suas limitações motoras, tentando jogar com as mãos ou empurrá-la.

Figura 1: Disponível em:  http://www.imagem.eti.br/clipart/animais_acao_72.gif 

acesso em: 18.08.10.

Atividade 2: Controlando o movimento.

Material: Giz, cones, bolas e outros materiais que achar necessário.

Descrição da atividade: traçando desenhos, trajetórias com giz e cones pela quadra, o professor fará um circuito pedindo as crianças que o percorram manipulando uma bola, batendo-a no chão, zigue zagueando pelos cones, sem perder o domínio da mesma. Incentive-as para que consigam cumprir o percurso.

A criança com Paralisia Cerebral que apresentar dificuldade no domínio da bola, batendo-a no chão, poderá conduzí-la segurando.

Figura 2: Disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:izFXRKncpePRSM :http://www.cepe.esp.br/basquete_cadeirante.gif&t=1 

acesso em: 18.08.10.

Sabemos que... A Educação Física na escola se constitui em uma grande área de adaptação ao permitir a participação de crianças e jovens em atividades físicas adequadas às suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo.

Por isso torna-se importante verificar:

Se o programa contém desafios a todos os alunos, permitindo a participação de todos, respeitando suas limitações, promovendo autonomia e enfatizando o potencial no domínio motor.   

Pois... as crianças com algum nível de deficiência podem participar da maioria das atividades propostas, Pedrinelli (1994: 69).

Atividade 3: Bola no Lençol.

Material: Bolas e um lençol grande.

Descrição da atividade: O professor colocará várias bolas em cima do lençol e desafiará  as crianças: “quem conseguirá fazer com que as bolas pulem sobre o lençol apenas movimentando-o!".

No primeiro momento o professor deve motivar o aluno a tentar sozinho, movimentar o lençol, a fim de verificar se terá êxito na movimentação.

No segundo momento, cada criança juntamente com mais três colegas terão a chance de movimentar o lençol para cima e para baixo, na tentativa de fazer as bolas pularem em cima dele, a fim de verificarem se o movimento com os braços, de forma mais ativa, possibilita maior movimentação da bola em maior altura ou se movimentarem o braço de forma mais passiva, as bolas pularão mais baixo, na perspectiva de perceberem que elas pulam somente se a movimentação for executada em grupo, pois sozinho torna-se impossível fazer com que as mesmas saiam do lugar.

Figura 2: Disponível em: http://www.levanaesportiva.com.br/wp-content/uploads/2009/07/cadeirante_turma.jpg 

acesso em: 31.08.10.

Importante: Conhecendo o aluno, o professor poderá adequar a metodologia a ser adotada levando em consideração:

- em que grupo de alunos haverá maior facilidade para a aprendizagem e desenvolvimento de todos;

- por quanto tempo o aluno pode permanecer atento às tarefas solicitadas, para que se possa adequar as atividades às possibilidades do mesmo;

- os interesses e necessidades do aluno em relação às atividades propostas;

- a avaliação constante do programa de atividades possibilitará as adequações necessárias, considerando as possibilidades e capacidades dos alunos, sempre em relação aos conteúdos e objetivos da Educação Física.  

Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/inclusao.pdf 

acesso em: 15.09.10.

Recursos Complementares

A acessibilidade do movimento e a Tecnologia Assistiva.  

O vídeo disponibilizado abaixo, oportunizará ao professor conhecer algumas adaptações de tecnologia assistiva que dão possibilidades de arendizagem aos alunos; quais são as adaptações indicadas e como trabalhar com estes alunos.

Poderá disponibilizar o mesmo aos alunos a fim de conhecerem, mas sua visualização seria interessante  para os últimos anos do Ensino Fundamental, pois compreenderão melhor.

Disponível em: http://videolog.uol.com.br/video?id=295226 

acesso em: 31.08.10.

Avaliação

Importante avaliar na criança a capacidade de perceber suas possibilidades e dificuldades:

- de executar as atividades sozinha;

- verificar capacidades e dificuldades de suas ações controladas, para melhor orientação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.