27/09/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Trabalhar com as dificuldades e possibilidades individuais;
- Resolver situações motoras oportunizando desenvolvimento do autoconhecimento e suas possibilidades de ação controlada.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Bolas, cordas, cones e bancos.
Atividade 1: Eu consigo lançar?
Material: Corda ou barbante;
Bola de Tênis.
Formação: em fila.
Descrição da atividade: O professor amarrará uma corda ou barbante numa distância entre postes ou árvores, para que fique na altura de 1metro. Os alunos em fila, deverão lançar a bola de maneira que passe por cima da corda ou barbante. Depois que todos lançarem a bola na altura atual, o professor deverá aumentá-la avançando meio metro, pedindo para que as crianças lancem novamente, sempre os incentivando, mostrando à eles que têm possibilidades de sucesso a cada lançamento. A brincadeira terá seu término quando nenhum dos alunos conseguir acertar o lançamento na altura determinada.
Para o aluno que apresentar alguma deficiência, como Paralisia Cerebral, a atividade deverá ser adaptada, pedindo para que ele jogue a bola ou a conduza, respeitando suas limitações motoras, tentando jogar com as mãos ou empurrá-la.
Figura 1: Disponível em: http://www.imagem.eti.br/clipart/animais_acao_72.gif
acesso em: 18.08.10.
Atividade 2: Controlando o movimento.
Material: Giz, cones, bolas e outros materiais que achar necessário.
Descrição da atividade: traçando desenhos, trajetórias com giz e cones pela quadra, o professor fará um circuito pedindo as crianças que o percorram manipulando uma bola, batendo-a no chão, zigue zagueando pelos cones, sem perder o domínio da mesma. Incentive-as para que consigam cumprir o percurso.
A criança com Paralisia Cerebral que apresentar dificuldade no domínio da bola, batendo-a no chão, poderá conduzí-la segurando.
Figura 2: Disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:izFXRKncpePRSM :http://www.cepe.esp.br/basquete_cadeirante.gif&t=1
acesso em: 18.08.10.
Sabemos que... A Educação Física na escola se constitui em uma grande área de adaptação ao permitir a participação de crianças e jovens em atividades físicas adequadas às suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo.
Por isso torna-se importante verificar:
Se o programa contém desafios a todos os alunos, permitindo a participação de todos, respeitando suas limitações, promovendo autonomia e enfatizando o potencial no domínio motor.
Pois... as crianças com algum nível de deficiência podem participar da maioria das atividades propostas, Pedrinelli (1994: 69).
Atividade 3: Bola no Lençol.
Material: Bolas e um lençol grande.
Descrição da atividade: O professor colocará várias bolas em cima do lençol e desafiará as crianças: “quem conseguirá fazer com que as bolas pulem sobre o lençol apenas movimentando-o!".
No primeiro momento o professor deve motivar o aluno a tentar sozinho, movimentar o lençol, a fim de verificar se terá êxito na movimentação.
No segundo momento, cada criança juntamente com mais três colegas terão a chance de movimentar o lençol para cima e para baixo, na tentativa de fazer as bolas pularem em cima dele, a fim de verificarem se o movimento com os braços, de forma mais ativa, possibilita maior movimentação da bola em maior altura ou se movimentarem o braço de forma mais passiva, as bolas pularão mais baixo, na perspectiva de perceberem que elas pulam somente se a movimentação for executada em grupo, pois sozinho torna-se impossível fazer com que as mesmas saiam do lugar.
Figura 2: Disponível em: http://www.levanaesportiva.com.br/wp-content/uploads/2009/07/cadeirante_turma.jpg
acesso em: 31.08.10.
Importante: Conhecendo o aluno, o professor poderá adequar a metodologia a ser adotada levando em consideração:
- em que grupo de alunos haverá maior facilidade para a aprendizagem e desenvolvimento de todos;
- por quanto tempo o aluno pode permanecer atento às tarefas solicitadas, para que se possa adequar as atividades às possibilidades do mesmo;
- os interesses e necessidades do aluno em relação às atividades propostas;
- a avaliação constante do programa de atividades possibilitará as adequações necessárias, considerando as possibilidades e capacidades dos alunos, sempre em relação aos conteúdos e objetivos da Educação Física.
Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/inclusao.pdf
acesso em: 15.09.10.
A acessibilidade do movimento e a Tecnologia Assistiva.
O vídeo disponibilizado abaixo, oportunizará ao professor conhecer algumas adaptações de tecnologia assistiva que dão possibilidades de arendizagem aos alunos; quais são as adaptações indicadas e como trabalhar com estes alunos.
Poderá disponibilizar o mesmo aos alunos a fim de conhecerem, mas sua visualização seria interessante para os últimos anos do Ensino Fundamental, pois compreenderão melhor.
Disponível em: http://videolog.uol.com.br/video?id=295226
acesso em: 31.08.10.
Importante avaliar na criança a capacidade de perceber suas possibilidades e dificuldades:
- de executar as atividades sozinha;
- verificar capacidades e dificuldades de suas ações controladas, para melhor orientação.
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