Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Organização de trajetórias/Ensino Especial

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 -Criar e desenhar caminhos vivenciados no cotidiano;

-Construir trajetórias com limites;

-Desafiar seus próprios limites.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Uso de lápis, papel, colchonetes, cordas, bancos e bambolês.  

Atividade 1: Montando sua trajetória

Material: lápis e papel.

Descrição da atividade: O professor disponibilizará para cada aluno uma folha de sulfite e um lápis, pedindo para que cada um desenhe na folha o caminho que faz de sua casa até a escola, apresentando sua casa, a rua por onde passa, se caso faça sua trajetória de ônibus ou transporte escolar, citar qual o caminho até a escola. Depois do seu desenho pronto o professor pedirá para que explique à sala toda, a sua trajetória.

Figura 1: Disponível em: http://i598.photobucket.com/albums/tt64/tiratedio/transporte-escolar.jpg 

acesso dia 01.09.10.

Atividade 2: Passando obstáculos

Material: túnel de pano, colchonetes, corda.

Descrição da atividade: Formar uma coluna de colchonetes numa das extremidades do túnel e logo após estes, posicionar a corda no chão, as crianças deverão entrar no túnel pela outra extremidade. Ao chegar no final deste, deverão rolar por todos os colchonetes expostos, e ao encontrar a corda deverão saltá-la e se colocar no final da fila novamente.

Figura 2: Disponível em: http://www.oficinadoaprendiz.com.br/modulo/loja/imagens/0c3b63ecdb.jpg 

acesso em: 25.08.10.

Professor: a aprendizagem infantil ocorre em contextos de brincadeira e trabalho, quando a criança se envolve intensamente nas atividades que vivencia, através do contato com materiais diversos e nas relações que estabelece com os outros (crianças e adultos).

Percebe professor que... é desse modo que acontece uma aprendizagem ativa, que ocorre na experiência da criança, oportunizando através da vivência a incorporação de conceitos e com isso possibilidades de organizar seu pensamento de maneira mais efetiva, propiciando assim o desenvolvimentos das funções psicológicas superiores, sendo estas, atenção, memorização, controle de ação.

Organização de espaço e tempo influencia no modo de pensar ou se comportar, principalmente em ambientes infantis coletivos, nos quais a criança é sujeito do conhecimento.

Para tanto, torna-se importante disponibilizar trajetórias diferenciadas que contemplem diversas possibilidades de ação, dando oportunidade à criança de explorar, descobrir, agir, selecionar objetos e áreas para realização de atividades em um espaço-tempo que é parte integrante da ação pedagógica.

Atividade 3: Circuito

Material: corda, banco, bambolês, caixas de papelão, pneus.

Descrição da atividade: O professor montará um circuito com os materiais disponíveis colocando-os de forma a desafiar o aluno diante do seu deslocamento.

Colocando uma corda na forma sinuosa, um banco, alguns bambolês em sentido diagonal, pneus em pé e deitados, caixas de papelão com abas voltadas para cima e outras para baixo, o aluno deverá caminhar pela corda até o banco onde deverá passar pé ante pé se equilibrando, depois deverá saltar nos bambolês dispostos no chão, passar por dentro dos pneus e por cima deles, entrando e saindo de dentro das caixas com abas para cima e saltando as caixas com abas para baixo, terminando assim sua trajetória.

 Após superar todos os obstáculos, o professor poderá propor novos desafios variando a trajetória ou mesmo solicitando aos alunos que façam o mesmo trajeto deslocando-se pelo lado esquerdo ou direito, de costas, mais rápido, sempre incentivando-o.

Figura 3: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_Y5yNjmtQVpA/SKsjRvfa65I/AAAAAAAAHPI/STN2D3WINTQ/s400/14pula_chicotinho.jpg 

acesso em: 25.08.10.

Recursos Complementares

Procurando o caminho.  

Bob o Construtor está em um labirinto e precisa procurar o caminho certo para conseguir chegar ao final. Utilizando as setas do teclado do computador e seguindo as direções direita, esquerda, para baixo e para cima, a criança percorrerá o caminho do trator no labirinto para conseguir chegar ao final.

Disponível em: http://www.njogos.pt/bob_o_construtor_labirinto.html  

acesso em: 31.08.10.

Avaliação

A avaliação poderá contemplar:

- capacidade de seguir uma trajetória,

- orientação em relação aos locais de convívio diário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.