Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ação motora e a Hiperatividade/Ensino Especial

 

24/09/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 -Aprender a controlar a ansiedade motora diante de desafios diferenciados;

-Diferenciar movimentos ativos e passivos;

-Identificar a intensidade do movimento executado;

-Executar diferentes tipos de movimento com segurança.  

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

A estratégia utilizada será:

- Uso da quadra.

Atividade1: Vamos movimentar?

Descrição da atividade: Os alunos a vontade na quadra, de maneira que fiquem um distante do outro. O professor pedirá para que os alunos executem movimentos variados, como:

-Bater palmas;                                               - Colocar a mão direita no nariz;

-Colocar  a mão esquerda no pé direito;           - Pular para o seu lado esquerdo;

-Dar um passo para trás;                                - Levantar o braço direito;

-Levantar a perna esquerda;                            -  Bater a mão direita no ombro esquerdo;

-Bater a mão esquerda no joelho direito.  

Depois de um tempo o professor deverá pedir para que as crianças façam estes movimentos cada vez mais rápidos.

Figura 1: Disponível em: http://www.psicologiaeciencia.com.br/wp-content/uploads/2009/06/crian%C3%A7as-pulando-300x228.jpg 

acesso em: 01.09.10.

Atividade 2: Caça e caçador

Descrição da atividade: Os alunos dispostos a vontade na quadra, se posicionando de cócoras ou agachado, simulando ser “pedras”. Um dos alunos, será o caçador, um outro será a caça. O caçador perseguirá a caça que, para ser salva deverá pular uma pedra (que são os alunos agachados na quadra). Nesse momento, a pedra que foi saltada pela caça virá o caçador, a caça virá pedra e o caçador virá caça. Se, caso o caçador alcança a caça troca os papéis. A brincadeira continua até que todos tenham participado como caçador e caça. (Atividade adaptada de Silva, 99)

Figura 2: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34575824,00.jpg 

acesso dia 01.09.10.

Professor: A educação motora é fundamental para o desenvolvimento e formação da criança hiperativa, pois a situação motora oportunizará a ela identificar possíveis dificuldades no âmbito do esquema corporal; atender a estruturação de regras trabalhando limites, contribuindo para a construção da personalidade.

Neste sentido: - certifique-se, mediante pesquisa, conhecimento da história de vida da criança de que o comportamento apresentado é efetivamente um distúrbio;

                       - trate de assegurar os seus suportes pessoais, ser professor de uma turma com três crianças hiperativas pode ser extremamente desgastante;

                       - conheça seus limites; não tenha receio de pedir ajuda professor; reconheça que é muito agradável procurar ajuda quando sente que tem necessidade dela;

                       - lembre-se sempre que as crianças hiperativas necessitam de rotinas educativas;

                       - estabeleça regras;

                       -mantenha frequente contato ocular;

                       -avalie frequentemente as evoluções da criança.

Atividade 3: Tititi – tatata - oba

Descrição da atividade: Os alunos ficarão dispostos em círculo. Será escolhido um voluntário, que realizará um movimento qualquer, como tocar o joelho direito com a mão direita. Logo escolha um outro voluntário para mostrar um outro movimento, como tocar o ombro esquerdo com a mão direita, e um terceiro voluntário que também deverá fazer qualquer movimento, como tocar o nariz com o dedo indicador da mão direita. Assim na seqüência, estes movimentos deverão ser seguidos ritmicamente. Quando o professor falar “Tititi” todos deverão executar o primeiro movimento que é tocar o joelho direito com a mão direita.

Quando o professor falar “Tatata” farão o segundo movimento que é tocar o ombro esquerdo com a mão direita.

Quando o professor falar “Oba” deverão executar o terceiro movimento que é tocar o nariz com o dedo indicador da mão direita.

Dica: Interessante falar as palavras de forma desordenada para que os alunos executem o movimento, quem errar poderá pagar uma pequena tarefa, como uma corrida. (Atividade adaptada de Silva, 99)

Figura 2: Disponível em: http://www.triada.com.br/upload/imagens_upload/crianca_arvore.jpg  

acesso em: 01.09.10.

Referência

Silva, Elisabeth N.: Recreação e Jogos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

Recursos Complementares

O TDAH e a sua importância.  

Neste link, poderá assistir a um vídeo sobre o que é o TDAH, assim professor poderá compreender mais o seu aluno e saber direcionar a sua aula conforme a necessidade que o aluno representa.

Disponível em: http://www.tdah.org.br/videos/videos02.php?id=1 

acesso em: 01.09.10.

Avaliação

Deve ser avaliado nas crianças a capacidade de:

- compreender regras e limites;

-identificar, nomear, relacionar as partes do corpo aos movimentos executados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.