24/09/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
-Aprender a controlar a ansiedade motora diante de desafios diferenciados;
-Diferenciar movimentos ativos e passivos;
-Identificar a intensidade do movimento executado;
-Executar diferentes tipos de movimento com segurança.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
A estratégia utilizada será:
- Uso da quadra.
Atividade1: Vamos movimentar?
Descrição da atividade: Os alunos a vontade na quadra, de maneira que fiquem um distante do outro. O professor pedirá para que os alunos executem movimentos variados, como:
-Bater palmas; - Colocar a mão direita no nariz;
-Colocar a mão esquerda no pé direito; - Pular para o seu lado esquerdo;
-Dar um passo para trás; - Levantar o braço direito;
-Levantar a perna esquerda; - Bater a mão direita no ombro esquerdo;
-Bater a mão esquerda no joelho direito.
Depois de um tempo o professor deverá pedir para que as crianças façam estes movimentos cada vez mais rápidos.
Figura 1: Disponível em: http://www.psicologiaeciencia.com.br/wp-content/uploads/2009/06/crian%C3%A7as-pulando-300x228.jpg
acesso em: 01.09.10.
Atividade 2: Caça e caçador
Descrição da atividade: Os alunos dispostos a vontade na quadra, se posicionando de cócoras ou agachado, simulando ser “pedras”. Um dos alunos, será o caçador, um outro será a caça. O caçador perseguirá a caça que, para ser salva deverá pular uma pedra (que são os alunos agachados na quadra). Nesse momento, a pedra que foi saltada pela caça virá o caçador, a caça virá pedra e o caçador virá caça. Se, caso o caçador alcança a caça troca os papéis. A brincadeira continua até que todos tenham participado como caçador e caça. (Atividade adaptada de Silva, 99)
Figura 2: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34575824,00.jpg
acesso dia 01.09.10.
Professor: A educação motora é fundamental para o desenvolvimento e formação da criança hiperativa, pois a situação motora oportunizará a ela identificar possíveis dificuldades no âmbito do esquema corporal; atender a estruturação de regras trabalhando limites, contribuindo para a construção da personalidade.
Neste sentido: - certifique-se, mediante pesquisa, conhecimento da história de vida da criança de que o comportamento apresentado é efetivamente um distúrbio;
- trate de assegurar os seus suportes pessoais, ser professor de uma turma com três crianças hiperativas pode ser extremamente desgastante;
- conheça seus limites; não tenha receio de pedir ajuda professor; reconheça que é muito agradável procurar ajuda quando sente que tem necessidade dela;
- lembre-se sempre que as crianças hiperativas necessitam de rotinas educativas;
- estabeleça regras;
-mantenha frequente contato ocular;
-avalie frequentemente as evoluções da criança.
Atividade 3: Tititi – tatata - oba
Descrição da atividade: Os alunos ficarão dispostos em círculo. Será escolhido um voluntário, que realizará um movimento qualquer, como tocar o joelho direito com a mão direita. Logo escolha um outro voluntário para mostrar um outro movimento, como tocar o ombro esquerdo com a mão direita, e um terceiro voluntário que também deverá fazer qualquer movimento, como tocar o nariz com o dedo indicador da mão direita. Assim na seqüência, estes movimentos deverão ser seguidos ritmicamente. Quando o professor falar “Tititi” todos deverão executar o primeiro movimento que é tocar o joelho direito com a mão direita.
Quando o professor falar “Tatata” farão o segundo movimento que é tocar o ombro esquerdo com a mão direita.
Quando o professor falar “Oba” deverão executar o terceiro movimento que é tocar o nariz com o dedo indicador da mão direita.
Dica: Interessante falar as palavras de forma desordenada para que os alunos executem o movimento, quem errar poderá pagar uma pequena tarefa, como uma corrida. (Atividade adaptada de Silva, 99)
Figura 2: Disponível em: http://www.triada.com.br/upload/imagens_upload/crianca_arvore.jpg
acesso em: 01.09.10.
Referência
Silva, Elisabeth N.: Recreação e Jogos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
O TDAH e a sua importância.
Neste link, poderá assistir a um vídeo sobre o que é o TDAH, assim professor poderá compreender mais o seu aluno e saber direcionar a sua aula conforme a necessidade que o aluno representa.
Disponível em: http://www.tdah.org.br/videos/videos02.php?id=1
acesso em: 01.09.10.
Deve ser avaliado nas crianças a capacidade de:
- compreender regras e limites;
-identificar, nomear, relacionar as partes do corpo aos movimentos executados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!