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AUTOBIOGRAFIA

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Conhecer a autobiografia de alguns autores;

§ Conhecer mais um gênero textual,

§ Organizar as  informações mais  relevantes;

§ Listar as informações necessárias para a construção desse tipo textual;

§ Identificar as especificidades desse gênero discursivo;

§ Produzir uma autobiografia.

Duração das atividades
Seis aulas com duração de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula   

A professora senta em roda com os alunos e apresenta alguns livros das autoras  Lygia Bojunga e Ruth Rocha. Depois, pergunta aos alunos:   

- Vocês conhecem estes livros?

Já leram algum?

Escutaram alguém contar uma destas histórias?

Já ouviram falar destas autoras?

http://www.casalygiabojunga.com.br 

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/capas.htm 

Que outros autores vocês conhecem, ouviram falar?

A professora lê a biografia da autora Lygia Bojunga Nunes  aos alunos.  

Eles acompanham a leitura do texto ou realizam  uma leitura compartilhada com a professora.

Durante a leitura, ouvir as observações dos alunos, as possíveis relações que estabelecerem com as informações do texto.

Ao final da leitura, informá-los  que o texto que foi lido chama-se biografia, ou seja, o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.

Geralmente, as biografias contam a vida de alguém depois de sua morte, mas na atualmente isso vem mudando.   

2ª aula  

Lygia Bojunga Nunes

Lygia Bojunga Nunes, grande escritora brasileira, nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, no dia 26 de agosto de 1932.

Iniciou a sua vida profissional como atriz, tendo-se dedicado ao rádio e ao teatro, até voltar-se para a literatura.

Casada com um inglês, vive parte de seu tempo em Londres e parte no Rio de Janeiro.

Com a obra Os colegas (1972) conquistou um público que se solidificou com Angélica (1975),

A casa da madrinha (1978),

Corda bamba (1979),

O sofá estampado (1980) e A bolsa amarela (1981).

Por estes livros recebeu, em 1982, recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio literário infantil, uma espécie de Prêmio Nobel da literatura infantil.

O prêmio foi concedido pela International Board on Books for Young People, filiada à UNESCO. Os colegas já antes havia conquistado o primeiro lugar no Concurso de Literatura Infantil do Instituto Nacional do Livro (INL), em 1971, com ilustrações do desenhista Gian Calvi. Lygia Bojunga Nunes tem recebido grandes elogios da crítica especializada,  brasileira e estrangeira.

No cenário brasileiro, com freqüência tem sido reportada como a herdeira ou sucessora de Monteiro Lobato, por estabelecer um espaço em que a criança tem — através da liberdade da imaginação — uma chave para a resolução de conflitos.

 Algumas vezes, no cenário internacional, costuma-se compará-la a Saint-Exupéry e a Maurice Druon, pela notável sensibilização infantil destes através de O pequeno príncipe e O menino do dedo verde, respectivamente.

Com o livro Um encontro com Lygia Bojunga Nunes (1988), reuniu textos sobre sua relação com a literatura, apresentando, de forma dramatizada, o resultado de seu trabalho.

Com Seis vezes Lucas e O abraço, também de 1996, retoma um tema instigante deste final de século: uma literatura dirigida a qualquer leitor, estando no objeto-livro a maneira de adequá-la às diversas etapas da vida humana.

É um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil brasileira e mundial, assim consagrada pela qualidade de sua obra e caracterização da problemática da criança, acuada dentro do núcleo familiar.

Sua obra já foi publicada em alemão, francês, espanhol, sueco, norueguês, islandês, holandês, dinamarquês, japonês, catalão, húngaro, búlgaro e finlandês.

Seus livros têm sido altamente recomendados pela crítica européia e estão sendo radiofonizados em vários países, sendo que um deles, Corda bamba, foi filmado na Suécia.

Obras da autora

  • Os Colegas - 1972
  • Angélica - 1975
  • A Bolsa Amarela - 1976
  • A Casa da Madrinha - 1978
  • Corda Bamba - 1979
  • O Sofá Estampado - 1980
  • Tchau - 1984
  • O Meu Amigo Pintor - 1987
  • Nós Três - 1987
  • Livro, um Encontro - 1988
  • Fazendo Ana Paz - 1991
  • Paisagem - 1992
  • Seis Vezes Lucas - 1995
  • O Abraço - 1995
  • Feito à Mão - 1996
  • A Cama - 1999
  • O Rio e Eu - 1999
  • Retratos de Carolina - 2002
  • A Bolsa Amarela - 2005
  • Aula de Inglês - 2006
  • Sapato de Salto - 2006

 Prêmios 1982 - Prêmio Hans Christian Andersen 1973 - Prêmio Jabuti

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3ª aula   

A professora apresenta a biografia da autora Ruth Rocha.    

                      

                                                           

Ruth Rocha

        Escritora paulista, nascida em 2 de março de 1931. Filha dos cariocas Álvaro de Faria Machado, médico, e Esther de Sampaio Machado, tem quatro irmãos, Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre.          

Durante 15 anos (de 1956 a 1972) foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco, onde pôde conviver com os conflitos e as difíceis vivências infantis e com as mudanças do seu tempo. A liberação da mulher, as questões afetivas e de auto-estima foram sedimentando-se em sua formação.          

Uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo 2 milhões no exterior. Ruth Machado Louzada Rocha nasce na capital paulista em uma família de classe média, forma-se na Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1953 e começa a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.          

Em 1965 escreve artigos sobre educação para a revista Claudia. Dois anos depois assume a orientação pedagógica da revista Recreio, na qual publica seu primeiro conto, Romeu e Julieta, em 1969.                  

Deixa a Editora Abril no mesmo ano e inicia prolífera produção literária, inspirada na filha, Mariana. Marcelo, Marmelo, Martelo (1976) vende 1 milhão de exemplares.          

De 1973 a 1981, volta a dirigir publicações infantis da Editora Abril, participa das coleções Conte um Conto, Beija-Flor e Histórias de Recreio e lança O Reizinho Mandão (1978).

Em 1989 é escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para assinar a versão infantil da Declaração Universal dos Direitos Humanos, intitulada Iguais e Livres, publicada em nove línguas.          

Em 1990 assina a declaração da ONU sobre ecologia para crianças, Azul e Lindo - Planeta Terra, Nossa Casa.

Em 1995 lança o Dicionário Ruth Rocha.

É autora da série didática Escrever e Criar... É Só Começar, prêmio Jabuti de melhor obra didática em 1997.

Em 1999 finaliza a versão infanto-juvenil de Odisséia, de Homero.          

Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro.          

É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38.         

Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.

 Ruth Rocha

http://pt.shvoong.com/books/biography/2000610-ruth-rocha-biografia/ 

A professora pode apresentar outros livros das  autoras  e disponibilizá-los para empréstimos durante um período estabelecido, geralmente, uma semana. Pode, também, colocá-los no acervo de livros da sala para os alunos lerem durante as aulas e compartilharem impressões sobre as histórias.   

A professora após a leitura da biografia da autora, faz os seguintes questionamentos aos alunos:

O que as duas biografias têm em comum?

Quais as  informações que aparecem nas duas?

A professora deve anotar no quadro de giz os comentários dos alunos, sistematizando, coletivamente, as características deste gênero textual.   

4ª aula

A professora propõe que os alunos um trabalho em duplas. Cada aluno deve apresentar-se oralmente ao amigo, tendo em vista as características do gênero em estudo.  Depois, as apresentações podem ser feitas para o grupão. 

5ª aula  

A professora propõe que os alunos escrevam a autobiografia e desenhem o seu autorretrato.

Este trabalho poderá ser realizado em uma tela ou em uma folha ofício ou A3.   

6ª aula  

Os alunos compartilham suas biografias com os amigos de outra turma, para que esses possam melhor conhecê-los.   

Durante a leitura das biografias a professora pode trabalhar a matemática, propondo que descubram a idade das autoras,  bem como geografia e história  localizando no mapa o local onde as autoras nasceram e a linha de tempo, segundo os acontecimentos de suas vidas.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Observar o interesse dos alunos pelo gênero em estudo, perceber se identificaram as especificidades deste gênero e se produziram adequadamente a autobiografia.

Avaliar as hipóteses de escrita e o desenvolvimento da linguagem oral.  

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