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Diferentes formas de conhecer e reconhecer o outro/Ensino Especial

 

24/09/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer em si e no outro, suas características físicas e motoras;

- Identificar e reconhecer o outro;

- Criar possibilidades de interação mediante o conhecimento e reconhecimento do outro.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Lenços e lençol;

- Rádio.

Atividade 1: Quem é?

Material: lenço para vendar os olhos dos alunos videntes.

Formação: em círculo.

Descrição da atividade: O professor escolherá uma criança para ficar ao centro da roda com os olhos vendados de forma que não consiga enxergar quem está a sua frente. Constatado que a criança vendada está pronta para iniciar a brincadeira, o professor pedirá para os alunos que estão no círculo trocarem de lugar, enquanto o aluno no centro deverá girar em torno do seu próprio eixo.

O professor poderá motivá-los dizendo: “muda de lugar; muda de lugar; muda de lugar já já !”

Assim que terminar a estrofe, o aluno ao centro deve parar de girar e todos do círculo devem se colocar na nova posição.

O professor pedirá para que o aluno que está no centro do círculo se desloque dentro do mesmo até encontrar com um de seus colegas e tateando deverá dizer quem é, primeiro dizendo se é homem ou mulher, como são os cabelos, na tentativa de adivinhar o nome da criança. Neste momento todos os alunos deverão ficar em silêncio. Após descoberta a criança identificada é que ficará no centro da roda.

Figura 1: Disponível em: http://www.comofazer.org/image/medium/jogo-cabra-cega.gif 

acesso dia 26.08.10.

Atividade 2: Qual parte é?

Material: lençol e lenço para vendar os olhos do aluno vidente.

Descrição da atividade: O Professor colocará um aluno deitado em decúbito dorsal, coberto com lençol. O aluno vendado irá tateá-lo por cima do lençol na intenção de identificar a parte do corpo tateada. O aluno deverá dizer qual é a parte do corpo encontrada e como forma de estímulo o professor poderá questionar: é o nariz? é a orelha? é o pé ou é a mão? o aluno que está embaixo do lençol poderá ajudar dizendo sim ou não, e se caso estiver errado poderá dizer qual é o nome da parte correta.

Figura 2: Disponível em: http://petragaleria.files.wordpress.com/2007/11/2007_partes_de_corpo_body_parts.jpg  

acesso dia 26.08.10.

Nota–se professor que:  Numa perspectiva de trabalhar com crianças que apresentam algum distúrbio,as atividades propostas viabilizam o desenvolvimento do esquema corporal, aspecto importante  a ser trabalhado na intenção de contribuir na construção da identidade, no sentido de possibilitar a incorporação de diferentes percepções, favorecendo as relações intra e interpessoais com objetivo de garantir melhores possibilidades de uma formação humanizadora.

Com isso professor atente-se em : 

- verificar o nível perceptivo do aluno nas diferentes partes do corpo;

- simplificar as orientações e deixar o aluno tomar iniciativas diante da situação;

-explorar e valorizar o sucesso o mais possível, pois estas crianças vivem com o insucesso de uma forma tão permanente que precisam de todos os reforços positivos que puderem receber.

Atividade 3: Procurando o par correto.

Material: Lenço para vendar os olhos do aluno vidente.

Descrição da atividade: O Professor dividirá as crianças em grupos de 4 a 5 crianças, sendo que estas deverão ficar próximas umas das outras e colocarão as mãos no chão de forma desordenada.

Cada grupo terá sentado a sua frente um aluno com os olhos vendados. O grupo de crianças posicionará as mãos, ficando as mesmas misturadas entre elas.

Quando o professor der um sinal, (de som) o aluno com os olhos vendados pegará a mão de uma das crianças do grupo e analisando esta deverá descobrir  qual é a mão correta que faz o par.

Figura 3: Disponível em: http://www.grupoterceiromilenio.com.br/images/desenho_gemeos.gif 

 acesso em: 26.08.10.

Recursos Complementares

Ouvindo história

Disponibilizando a história de “Mãos de vento e olhos de dentro” narrada, o professor deverá colocar os alunos deitados de olhos fechados para que imaginem a história de Tico e de Lia, dois amigos novos na rua que se conheceram, e foram assim conhecendo um ao outro.

Para poder ouvir a história clique em “ouvir a história” no site indicado abaixo.

Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/maos-de-vento-e-olhos-de-dentro 

acesso em: 31.08.10.

Avaliação

O professor deve verificar a possibilidade dos alunos em reconhecer um ao outro e interagir.

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