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Eva a ancestral - herança extracromossômica

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Zootecnia
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar herança cromossômica de herançaextracromossômica. Refletir sobre a teoria da Eva ancestral. Relacionar a herança extracromossômica coma evolução humana.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seleção natural, organelas citoplasmáticas, 1° e 2° Leis de Mendel.

Estratégias e recursos da aula

O professor poderá iniciar a aula questionando os alunos quanto às suas origens. De onde veio cada antepassado dos alunos? Até onde eles conseguem "rastrear" sua história familiar?

ATIVIDADE 1

Solicite uma pesquisa inicial aos alunos. Esta pesquisa tem como tema "Origens de cada um". Os alunos deverão fazer esta atividade individualmente, procurando por informações em casa, com familiares das origens de sua família. De onde vieram seus pais, avós e bisavós (cidade, estado, país)? Até que geração de antepassados conseguem chegar (tataravós, tetravós)?

Os resultados deverão ser sintetizados em uma árvore genealógica (onde além de constar os nomes, deve constar a localidade de onde viveram).

As árvores genealógicas poderão ser confeccionadas com materiais diversos (papel, papelão, papéis coloridos) e enfeitados segundo a criatividade dos alunos (papéis colados, canetas hidrográficas, giz de cera, etc...). Cada aluno deverá apresentar para a classe sua árvore genealógica de forma oral e breve (até 2 minutos).

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u684.shtml  (acessado dia 02/10/2010).

Os alunos poderão também divulgar a árvore genealógica on line, através do sítio: http://www.myheritage.com.br/  (acessado dia 02/10/2010). 

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor de geografia poderá enriquecer a aula discutindo com os alunos sobre os grandes êxodos da população humana, os motivos que levam as pessoas a saírem de seus locais de nascimento para outros locais e que impactos (sociais, econômicos, ambientais) estes êxodos podem causar nas cidades que recebem estas pessoas.

 O professor deverá realizar uma ligação entre a atividade anterior e a problematização.  Neste momento é importante verificar que informações os alunos já descobriram sobre suas origens familiares, e o que já podem dizer quanto à história da espécie humana, e se é correto afirmar que somos todos irmãos? (aqui o professor poderá explorar tanto o ponto de vista religioso como também - e principalmente - o evolutivo).

ATIVIDADE 2

Solicite aos alunos que pesquisem sobre a história evolutiva do homem e o conceito da Eva ancestral e  DNA mitocondrial. Para tanto, divida a turma em equipes de 3 integrantes e leve-os ao laboratório de informática. Eles poderão pesquisar nos sítios sugeridos em recursos complementares ou colocar uma das palavras chaves em um buscador como o Google (http://www.google.com.br/, acessado dia 02/10/2010). 

Os dados obtidos na pesquisa deverão ser sintetizados em um texto de autoria dos alunos. Os alunos poderão publicar o texto em uma Wiki.

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Oficina Wiki do Escola BR - disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI  (acessado dia 02/10/2010).

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 02/10/2010).

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10) 

Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em:

http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10). 

O professor poderá trabalhar com os alunos o período de surgimento do homem através do recurso Linha do Tempo, disponível no Portal do Professor:

Linha do tempo  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29168 acessado dia 02/10/2010). 

QUESTÕES DE TRABALHO

As questões abaixo são para aprofundar o conhecimento que o recurso apresenta. Os alunos podem se reunir em grupos de 3 integrantes para discutir sobre as questões. As respostas deverão ser redigidas individualmente no caderno (e depois na Wiki já aberta pelos alunos).

  1. Há quantos anos surgiu o ser humano (Homo sapiens sapiens)? Situe dentro da era e período.
  2. Qual a principal adaptação do ser humano que possibilitou sua sobrevivência?
  3. De que forma o hábito bípede e a dieta influenciaram na evolução da nossa espécie?
  4. Qual a relação entre o "modelo de substituição" e a Eva ancestral?

Ainda no laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem o vídeo sobre a Origem do Homem, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ppcIKvEoZ5Y  (acessado em 02/10/2010).

QUESTÕES SOBRE O VÍDEO

As questões abaixo poderão ser discutidas em sala de aula com os alunos e gerar um debate ou se o professor preferir, poderá solicitar que os alunos respondam as questões em grupos e publiquem as respostas na Wiki já iniciada.

  1. O que é a Eva mitocondrial?
  2. Qual a importância do conhecimento acerca da Eva mitocondrial?
  3. De que maneira o grupo de pesquisadores chegou à Eva mitocondrial?
  4. Sob o ponto de vista do vídeo, existe mais de uma raça humana? Por quê?

ATIVIDADE 3

Reúna os alunos em grupos de até 3 integrantes e solicite que eles montem um cladograma do gênero Homo, contendo todas as espécies de hominídeos que foram citadas no recurso observado acima (e também em sítios de pesquisa). Eles devem fazer um rascunho em seus cadernos, a partir das informações já coletadas.

Para fazer o cladograma...

O professor poderá acessar esse sítio, da Editora Moderna, que explica detalhadamente como fazer um cladograma. É um arquivo PDF, ou seja, será baixado para o computador do professor e possibilitará a leitura mas não a edição do documento. O professor poderá encontrar este documento em: http://biosonialopes.editorasaraiva.com.br/navitacontent_/userFiles/File/SoniaLopes_Powerpoints/SoniaLopes_Atividades/cladogramas.pdf  (acessado dia 02/10/2010).

imagem retirada de: http://picses.eu/domain/cienciaviva.pt/ (acessado dia 02/10/2010). 

Os cladogramas confeccionados poderão ser digitalizados e inseridos na Wiki já aberta pelos alunos.

A partir das informações obtidas ao longo das atividades, questione os alunos se realmente existe o conceito de raça (negra, amarela, branca) do ponto de vista biológico e evolutivo.

O texto disponível no sítio a seguir debate o conceito de raça do ponto de vista da genética e da sociologia e pode ser uma boa fonte de informação para um debate com os alunos. " O conceito de raça a partir da sociologia e biologia", disponível em: http://www.geneticanaescola.com.br/ano2vol1/01.pdf (acessado dia 02/10/2010). 

Recursos Complementares

PESQUISA DIRECIONADA:

Fundamental é Biologia, África origem do homem, disponível em: http://professorarejanebiologia.blogspot.com/2010/03/na-africa-na-regiao-que-atravessa.html  

(acessado dia 02/10/2010).

Wikipédia, DNA mitocondrial, disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/DNA_mitocondrial (acessado dia 22/09/2010).  

Shvoong, Genética, disponível em:

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1988220-gen%C3%A9tica-por-que-dna-mitocondrial/ (acessado dia 22/09/2010). 

 Gene laboratório, Ancestralidade materna, disponível em:

 http://www.laboratoriogene.info/Genealogia_por_DNA/Materna.htm (acessado dia 22/09/2010).  

O DNA vai a escola, o DNA mitocondrial de Eva, disponível em:

 http://www.odnavaiaescola.com/artigo-eva.htm (acessado dia 22/09/2010).  

Infoescola, DNA mitocondrial, disponível em:

 http://www.infoescola.com/genetica/dna-mitocondrial/ (acessado dia 22/09/2010).  

Aprenda biologia, DNA mitocondrial, disponível em:

http://aprendabiologiacomdjalminha.blogspot.com/2008/09/dna-mitocondrial.html (acessado dia 22/09/2010).  

APROFUNDAMENTO

 UFMG, genética e reparo, disponível em:

http://www.icb.ufmg.br/big/genegrad/genetica/genetica/reparo.htm (acessado dia 22/09/2010)  

Medicina avançada, Deleções no DNA e envelhecimento, disponível em:

http://drashirleydecampos.com.br/noticias/10259 (acessado dia 22/09/2010). 

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos pelas produções e participações nas atividades propostas. Para tanto, é interessante que o professor determine os critérios que serão analisados em cada atividade. Sugerimos alguns critérios de avaliação. Lembre de avisar com antecedência os critérios aos alunos.

Árvore genealógica - quantidade de informação obtida, criatividade, oralidade na apresentação.

Pesquisa direcionada e wiki - número de fontes pesquisadas, pertinência das informações, profundidade do conhecimento pesquisado, poder de síntese textual, organização, gramática e ortografia.

Cladograma - pertinência com o tema, profundidade da abordagem, organização.

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