Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Energia elétrica

 

16/09/2008

Autor e Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Entender como a energia potencial de uma queda de água é convertida em energia elétrica; • Conhecer como ocorre a distribuição de energia elétrica em nossas cidades.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos do senso comum sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
Motivação / Introdução: (10 minutos)

    O professor pode começar esta atividade, discutindo com seus alunos a questão da geração da energia elétrica e como esta energia é distribuída para as residências por meio de cabos de alta-tensão.

    Professor, lembre-se de discutir com os alunos a respeito do princípio básico de geração de energia elétrica, que é a lei de conservação de energia. Apesar deste conceito ainda ser um pouco avançado para eles, comente apenas que toda forma de energia contida no mundo pode ser convertida em outra forma de energia. Para ilustrar este comentário, fale sobre a conversão da energia solar em energia elétrica, transformação da energia química contida no combustível em energia de movimento para os carros, entre outras. Mostre para elas, através de um esquema no quadro, que uma massa de água que está em um ponto elevado tem uma propriedade chamada energia potencial associada à sua posição. Lembre de salientar com a turma, que a energia que sai das turbinas na realidade é a energia potencial de configuração que existia antes da massa de água descer a montanha e chegar até a usina hidrelétrica.

Exibição do Vídeo: (20 minutos)

    Passe o seguinte vídeo para seus alunos, duas vezes. Em uma primeira exibição deixe que a turma assista a trajetória da garotinha Kika em busca de respostas para seu questionamento a respeito da energia elétrica. Em uma segunda exibição, interrompa o pessoal algumas vezes, para organizar um pouco as idéias a respeito destes dois pontos principais: como a energia é gerada e como ela chega a nossas casas.

Proposta de Atividade: (20 minutos)

    Nesta atividade, trabalhe com seus alunos os conceitos e informações aprendidas, ligando-as em um diagrama de fluxo. Este tipo de atividade pode ajudar a organizar a seqüência de acontecimentos aprendida por elas. Na dinâmica o professor sugere um acontecimento e uma regra no final da seta de fluxo que deve ser conectada com a resposta correta. Comece por exemplo por:

  1. Energia elétrica  (é conduzida pelos?) Ca bos de alta- tensão  (que se iniciam na?) Hidrelétrica  (que são construídas perto de?) Quedas de água...
  2. Energia elétrica (foi descoberto por) Benjamim Franklin (no século?) XVII (que descobriu este fenômeno brincado com?) Pipas...
Recursos Complementares
De onde vem a energia elétrica? Neste vídeo, acompanharemos a trajetória de uma garotinha chamada Kika, em sua busca pela resposta à pergunta: de onde vem a energia elétrica?
Avaliação
Para avaliar o desempenho dos estudantes, o professor pode passar um questionário contendo perguntas trabalhadas na atividade anterior. Essa tática é interessante, pois fará com que o estudante se recorde da dinâmica desenvolvida na sala, e estimulará sua memória. Sugestão de questionário: 1. Cite dois exemplos de como podemos gerar energia elétrica. 2. No Brasil, como é gerada a maioria da energia consumida em nossas casas? 3. Utilizando suas próprias palavras resuma como é produzida a energia elétrica em uma usina hidrelétrica. 4. Qual cientista descobriu a energia elétrica?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.