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Romantismo - 1ª geração: definição da identidade nacional

 

07/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar uma letra da música como exemplo de romantismo;
  • conhecer o panorama histórico-cultural e  as características da estética romântica;
  • estabelecer relação desta estética em Portugal e Brasil;
  • conhecer a chamada Primeira Geração ou geração nacionalista;
  • analisar a obra de Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães;
  • contextualizar com outras formas de arte produzidas na segunda metade do século XVIII.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Influência da literatura portuguesa no Brasil.
  • Marcas do Arcadismo.
  • Figuras de linguagem. 
Estratégias e recursos da aula

- Utilização do laboratório de informática.

- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

Atividade 1

Para que os alunos entendam melhor a estética  romântica, como motivação, o professor deverá levar a turma ao laboratório de informática para acessarem dois sites:

O primeiro para simplesmente apreciarem a música romântica e o segundo para fazerem a leitura e análise da letra da música '' Faltando um pedaço".

Faltando um Pedaço 

Djavan

O amor é um grande laço

Um passo pr'uma armadilha

Um lobo correndo em círculo

Pra alimentar a matilha

Comparo sua chegada

Como a fuga de uma ilha

Tanto engorda quanto mata

Feito desgosto de filha,

De filha

O amor é como um raio

Galopando em desafio

Abre fendas, cobre vales

Revolta as águas dos rios

Quem tentar seguir seu rastro

Se perderá no caminho

Na pureza de um limão

Ou na solidão do espinho

O amor e a agonia

Cerraram fogo no espaço

Brigando horas a fio

O cio vence o cansaço

E o coração de quem ama

Fica faltando um pedaço

Que nem a lua minguando

Que nem o meu nos seus braços.

 

Professor, faça cópias do texto para seus alunos.

 

SOBRE O TEXTO:

Atividades orais

O professor pedirá a um aluno que faça a leitura do texto em voz alta. Pedirá a outro que parafraseie o texto, ou seja, apresente o que entendeu do texto com suas palavras. 

Atividades escritas

Os alunos deverão anotar as respostas no caderno.

1- Na música "Faltando um pedaço", Djavan usa das figuras de linguagem, metáforas, comparações e personificação.Transcrevam exemplos.

Metáforas

Comparações

Personificação

O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha

O amor é como um raio galopando em desafio abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios

O amor e a agonia cerraram fogo no espaço

Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha

Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha: Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha

Brigando horas a fio, o cio vence o cansaço

O amor é como um raio galopando em desafio abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios

E o coração de quem ama fica faltando um pedaço

Que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braços  

2- Construa uma metáfora para dar a sua definição do amor.

3- Justifique o título da música.

Atividade 2

Nesta atividade, o professor solicitará que os alunos acessem o site disponível abaixo para responderem, em grupo, as questões propostas no roteiro que trata do Romantismo em Portugal.

http://www.coladaweb.com/literatura/romantismo-em-portugal

Professor, para facilitar para os alunos, fotocopie o roteiro para os alunos.

Antes porém, explique aos alunos que, didaticamente, o Romantismo foi dividido em três fases ou gerações porque, mesmo com as características românticas, em cada fase, os poetas e escritores escreveram sob a influência de diferentes temas.

Na primeira fase, a geração exaltou a natureza do Brasil e o indígena. Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.

A segunda fase, por influência de Lorde Byron, os artistas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela  revelaram, ainda que românticos, o mal-do-século: pessimismo, dúvidas, desilusões, saudades da infância.

Já a terceira fase foi marcada pela poesia social e libertária. Usaram como símbolo o condor, ave de altos voos. À geração condoreira pertenceram Castro Alves, Sousândrade, Tobias Barreto.

Diga ainda que o estudo que será iniciado refere-se à primeira geração.

Roteiro:

1- Elaborem um esquema que apresente as influências que provocaram o aparecimento do que veio a se chamar Romantismo.

Novas ideologias políticas, econômicas e sociais.

Influência das revoluções francesa e industrial e do pensamento liberal.

Liberdade sobrepujando as regras, a razão predominando sobre a emoção da sociedade da época.

2- Definam Romantismo:

Uma tendência geral da vida e da arte no século XIX. Caracteriza-se pela expressão em prosa e verso dos sonhos, dos devaneios, por atitudes emotivas, subjetivas, diante das coisas.

Idealização de um universo melhor.

Defesa da expressão do eu-lírico, em tom melancólico, falando de solidão e nostalgia.

Sendo a expressão do sentimentalismo, não precisa obedecer a nenhuma regra, antes adorada pelos clássicos.

3- Qual foi o contecimento desencadeador do Romantismo em Portugal?

A luta pelo trono português.

4- Qual o nome do poema introdutor do Romantismo em Portugal? Por que é importante? 

Camões escrito por Almeida Garret. Importante pelas características que viriam se firmar no espírito romântico: versos decassílabos brancos (em dez sílabas e sem rima) subjetivismo, nostalgia, melancolia e a grande combinação dos gêneros literários.

O escritor romântico projetava-se para dentro de si, tendo como fonte o eu-lírico, o sentimentalismo e, muitas vezes, com visão melancólica da vida, do amor e, às vezes, exageradamente, da própria morte.

A introversão era característica essencialmente romântica.

5- Como a mulher era vista pelos esritores românticos.  

Os escritores, idealizavam a mulher como uma deusa, coisa divina e, com isso, retornavam ao passado que, no trovadorismo, as "madames" eram sonhadas e desejadas, mesmo que fossem inatingíveis. Procuravam a mulher de seus sonhos e, então, ao frustrarem-se por não encontrá-la ou, muitas vezes, por encontrá-la e perdê-la, entravam em constante devaneio. Para amenizar a situação, ao escrever despojavam de todos os seus anseios, procurando fugir da realidade, usando do escapismo, e, não raramente, tinham a natureza como confidente.

6- Além da idealização da muher, forma de escapismo, os românticos fazem utilização de outras formas de escapismo?

Houve o escapismo pela obscuridade. Os escritores buscavam o bem-estar nos ambientes fúnebres e obscuros. Essas frustrações, tidas por amores ou simples desilusões com a vida, provocaram muitos suicídios. Daí a grande frequência dos temas de morte nos poemas românticos, o que caracteriza o mal-do-século.

 7- Completem o quadro abaixo que traz nomes de prosadores. Citem suas principais obras:

Almeida Garret

Alexandre Herculano

Castilho Castilho

Camilo Castelo Branco

Júlio Dinis

Camões

A harpa do crente

Não há nomes de suas obras. Traduzir poetas clássicos.

Amor de perdição

As pupilas do senhor reitor

Dona Branca

Eurico, o presbítero

Foi provocador da Questão Coimbrã

Amor de salvação

Folhas caídas

A queda dum anjo

Viagens na minha terra

8- Citem os nomes dos principais poetas românticos.

João de Deus, Tomás Ribeiro, Bulhão Pato, Xavier de Novais, Pinheiro Chagas e Júlio Dinis

Professor, ao fazer a correção, acrescente informações interessantes que você colheu nos sites elencados nos recursos complementares sobre o período romântico na literatura portuguesa. Depois recolha um trabalho de cada grupo para verificar o envolvimento do grupo na correção.

Atividade 3

No laboratório de Informática, pedir aos alunos que acessem o site:

http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/365271/  

Texto para leitura: 

Literatura romântica brasileira

 No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de nosso país. Porque muitos de nossos escritores haviam estudado na Europa, muitas características presentes nos nossos textos românticos denotam influência portuguesa como:

individualismo; subjetivismo; abandono dos modelos clássicos.

Características do Romantismo brasileiro:

  • nacionalismo;
  • valorização da paisagem da terra natal;
  • integração homem natureza;
  • idealização física do índio;
  • mito do bom selvagem (homem não corrompido pela sociedade);

Nas Artes Plásticas, obras dos pintores brasileiros buscavam valorizar o nacionalismo, retratando fatos históricos importantes.

As músicas desta fase, os valores retratados foram a emoção, o amor e a liberdade de viver. O nacionalismo, nosso folclore e assuntos populares servem de inspiração para os músicos. O Guarani de Carlos Gomes é a obra musical de maior importância desta época.

Texto adaptado de: http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm  

Professor, faça cópias deste texto para os estudantes. Peça que leiam primeiro silenciosamente e depois em voz alta. Oriente-os em relação à compreensão do texto com os alunos.

Em seguida, determine a leitura de textos poéticos da 1ª geração.

No final, solicite que os alunos apresentem a leitura oral em grupo:

Cada grupo deverá escolher um texto, preparar sua leitura e apresentação para a classe em forma de jogral ou dramatização. Para terminar a apresentação, deverão destacar as características românticas presentes nos textos.

http://pt.wikisource.org/wiki/O_dia_7_de_setembro,_em_Paris 

http://www.revista.agulha.nom.br/gdias.html 

Novamente, os estudantes deverão acessar os sites. O que os alunos encontrarão nestes sites? No primeiro, parte do poema Suspiros Poéticos e Saudades. No segundo, quarenta e sete poemas, obras primas de Gonçalves Dias. O objetivo é deixar a turma ler muitos poemas até encontrar o que mais lhe agrada. Até chegar a esse resultado, terão feito muitas leituras.

Para encerrar o estudo, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para conhecerem duas pinturas feitas sob o mesmo tema à época do Romantismo.Não será preciso compará-las uma vez que a obra de arte "toca" cada pessoa de uma forma. Prova disso é que algumas pessoas vão a museus não para verem todas as obras, mas para admirar, extasiar-se diante de uma. Os alunos poderão levantar suas impressões impíricas sobre os detalhes. A música "O Guarani" de Carlos Gomes deverá ser fundo musical da aula também na tentativa de despertar gosto estético pelo clássico.

           

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Am%C3%A9rico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_dos_Guararapes 

http://www.youtube.com/watch?v=PTomUb3r1m0&feature=related   

Professor, o estudo sobre a 2ª e 3ª  gerações românticas será feito em outras aulas.

 

Recursos Complementares

Professor, saiba mais e incentive a leitura dos alunos sobre  Pedro Américo em http://www.algosobre.com.br/biografias/pedro-americo.html 

sobre Víctor Meireles em http://www.guiafloripa.com.br/victormeirelles/ 

sobre Carlos Gomes em http://www.freemasons-freemasonry.com/galdeano_gomes_port.html 

Avaliação

      A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. O professor deverá observar a participação deles nas atividades, tendo como base os objetivos das aulas.

Haverá ainda o momento de AUTO-AVALIAÇÃO (momento em que o aluno irá refletir sobre sua produção e envolvimento nas atividades propostas). O professor poderá utilizar para seu controle os conceitos abaixo.

INSUFICIENTE - Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual, ou discussão no grupo.

REGULAR - Cumpriu as atividades propostas, porém com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de contribuição nas tarefas no grupo.

SATISFATÓRIA - Cumpri todas as atividades propostas com empenho, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo meus posicionamentos, sugestões e executando tarefas. Domino o conteúdo ou se ainda não domino, com um pouco mais de leitura isso será possível.  

          

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