22/11/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg
Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.
Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.
Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.
Milton Nascimento - http://cantacantos.zip.net/images/Milton_Nascimento.jpg
Gravação Milton Nascimento - http://www.4shared.com/audio/_e3BPdr1/Milton_Nascimento_-_Maria_Mari.htm?aff=7637829
Professor(a), inicie a aula ensinando aos alunos as células rítmicas de um trecho da música Maria, Maria, de Milton Nascimento. O trecho em questão se refere a parte final cantada após a narrativa da história: "A-hei, A-hei, A-ha-hei, A-hei, A-ha-hei, A-he-A-he-e-hei, la-lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá".
Execute o trecho, inicialmente com palmas. Se achar conveniente e motivador, divida a turma em dois ou três grupos e proponha que cada grupo tente executar as células rítmicas com exatidão.
Proponha agora a seguinte instrumentação corporal para a o trecho em questão:
1º Movimento - M.E + M.D (mão esquerda e direita simultâneamente nas pernas) - Ah
2º Movimento 2 - Palma - Hei
1º Movimento - M.E , M.D, M.E, M.D (mão esquerda e direita alternadamente nas pernas) - A-he, A-ha
1º Movimento - Palma - Hei
1º Movimento - M.E , M.D, M.E, M.D (mão esquerda e direita alternadamente nas pernas) - A-he, A-he
2º Movimento - Palma - E
3º Movimento - M.E + M.D (mão esquerda e direita simultâneamente nas pernas) - Hei
Movimento - Palma, M.E, M.D - la-lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá
Em seguida, acrescente o texto com a melodia cantada ao acompanhamento de percussão corporal já treinado.
Por último, acompanhado por um instrumento harmônico, cante as partes da música com a letra completa, enquanto os alunos cantam e executam a percussão corporal do trecho ensaiado. Aos poucos, ensine as partes da letra. Proponha um contraste cantando suave as partes com texto e mais forte e agitado as partes com a percussão corporal.
Letra e cifra da música para acompanhamento, vide link 6 em Recursos Complementares.
Realize com os alunos, uma audição comparativa de duas versões da canção completa Maria-Maria, de Milton Nascimento.
Gravação Milton Nascimento - http://www.4shared.com/audio/_e3BPdr1/Milton_Nascimento_-_Maria_Mari.htm?aff=7637829
Vídeo Elis Regina - http://www.youtube.com/watch?v=ECuq93sB6qM
Apresente fotos dos compositores e da intérprete Elis Regina, cuja versão de "Maria, Maria" foi consagrada ao longo do tempo:
Milton Nascimento - http://www.choperiarchimedes.com.br/dicas/imagens/miltonnascimento.jpg
Fernando Brant - http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:qV4kk1W7r3Z2AM:http://www.beakauffmann.com/foto/fernando-brant.jpg&t=1
Elis Regina - http://geraldofreire.uol.com.br/elis_regina3.jpg
Realize com os alunos uma atenta audição da faixa de audio e do vídeo:
Composição VIII - Kandinsky - http://3.bp.blogspot.com/_fiwAaPg6i4M/SE5luKxyzOI/AAAAAAAAAmE/z4ygMsnfkYE/s400/kandinsky-composi%C3%A7%C3%A3o+VIII+-+Cubismo.jpg
Inspirado na personagem Maria, peça aos alunos para se dividirem e grupos de 3 ou 4 integrantes e criarem uma composição musical, cujo texto da letra descreva o cotidiano da personagem Maria, nos dias de hoje. Perguntas para estimular a criação:
Ao final, peça aos alunos para apresentarem suas composições e contribuírem com os trabalhos por meio de comentários críticos.
Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/
Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin - http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false
Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão - http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 6 - Letra e Cifra Maria, Maria - http://www.cifraclub.com.br/milton-nascimento/maria-maria/
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/04/2011
Cinco estrelasParabéns, além de ser uma aula muito criativa e dinãmica , resgata a cultura brasileira que hoje anda tão perdida em nossos jovens.