26/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Características do Romantismo.
Divisão em três gerações.
Primeira geração.
- Utilização do laboratório de informática.
- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo
Atividade 1
O professor deverá, como forma de motivação, conversar com os alunos sobre a aula anterior: Romantismo, 1ª geração de escritores românticos e sobre os belos poemas que apresentaram à turma. Deverá lembrá-los também de que:
Atividade 2
1. O professor deverá pedir aos alunos que acessem os sites abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=7vG7igtOxNw&feature=fvw
http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48575/
Neles encontrarão a letra e a música "De tanto amor".
Professor, faça cópias do texto para seus alunos.
De Tanto Amor
Djavan
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos
Ah! eu vim aqui amor
Só pra me despedir
E as últimas palavras desse nosso amor
Você vai ter que ouvir
Me perdi de tanto amor
Ah! eu enlouqueci
Ninguém podia amar assim e eu amei
E devo confessar
Aí foi que eu errei
Vou te olhar mais uma vez
Na hora de dizer adeus
Vou chorar mais uma vez
Quando olhar nos olhos seus
Nos olhos seus
A saudade vai chegar
E por favor meu bem
Me deixe pelo menos só te ver passar
Eu nada vou dizer
Perdoa se eu chorar
2. O professor deverá solicitar aos alunos que façam as atividades de interpretação do texto. Para tanto, deverá entregar cópias das questões aos alunos.
2.1. Resolvam as questões abaixo em seus cadernos. A música "De tanto amor", fala de um romance que chegou ao fim.
a- Como se sente o eu-lírico?
b- Por que ele diz que errou?
c- O que ele ainda quer?
d- Vocês pensam que o amor provoca mais alegrias que tristezas ou o contrário? Justifiquem.
e- Quais os alunos que, apesar dos sofrimentos que o amor pode causar, quer amar intensamente? Justifiquem.
Atividade 3
No laboratório, o professor deverá pedir que os alunos acessem o site:
http://www.astormentas.com/din/classificacao_popup.asp?epoca=25
Deverá lhes entregar o roteiro. (Professor, as questões que poderiam ser mais complexas estão respondidas em vermelho).
1- A segunda geração do Romantismo tem seu início com a publicação da poesia de Álvares de Azevedo, em 1853. Os traços desta geração, no campo da poesia, são mais facilmente identificáveis. Justifiquem esta segunda afirmação.
Em vez do índio, da natureza e da pátria, características da primeira geração, na segunda geração ganham ênfase a angústia, o sofrimento, a dor existencial, o amor que oscila entre a sensualidade e a idealização, entre outros temas de grande carga subjetiva.
2- Quais foram os autores mais representativos da poesia e da prosa da segunda geração.
Poesia: Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.
Prosa: José de Alencar.
3- Temas recorrentes da Segunda Geração romântica: A angústia, o sofrimento, a dor existencial, o amor que oscila entre a sensualidade e a idealização são alguns dos temas de grande carga subjetiva que tomam o lugar do índio, da natureza e da pátria, dominantes na geração anterior. Essa exacerbação da sentimentalidade e das fantasias da imaginação mórbida exige uma versificação mais livre, menos apegada a esquemas formais preestabelecidos, e define as obras poéticas de maior impacto do período
4- Álvares de Azevedo, ao compor seus poemas, se inspirava nos inglês Byron, no italiano Giacomo Leopardi nos franceses Alphonse de Lamartine e Alfred de Musset. O que os poemas compostos por eles sugerem? Sugerem uma entrega total aos caprichos da sensibilidade e da fantasia, abordando temas que vão do vulgar ao sublime, do poético ao sarcástico e ao prosaico. A morte precoce ajudou a compor a mística em torno desses poetas de inspiração byroniana, que não raro fazem apologia da misantropia e do narcisismo, cultivam paixões incestuosas, macabras, demoníacas e mórbidas.
5- Discutam e registrem suas opiniões sobre:
"Dizem todos, e os poetas juram e tresjuram, que o verdadeiro amor é o primeiro: temos estudado a matéria, e acreditamos hoje que não há que fiar em poetas: chegamos por nossas investigações à conclusão de que o verdadeiro amor, ou são todos ou é um caso só, e neste caso, não é o primeiro, é o último." Manuel Antônio de Almeida.
http://discussaoemtornodeumlivro.blogspot.com/2010_05_01_archive.html
6-Acessem o site abaixo para responderem às questões:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alvares-azevedo/alvares-azevedo.php
a- Por que Álvares de Azevedo é considerado o "representante brasileiro mais legítimo do mal-do-século"?
b- O que é ser ultrarromântico?
Atividade 4
RECITANDO POESIAS
O professor deverá indicar as leituras disponíveis nos sites abaixo para que os alunos escolham uma poesia para, em grupo, apresentarem à turma. Sugira também apresentações individuais. Se o trabalho ficar muito bom, levar os alunos a um espaço onde possam ser ouvidos pela escola e encerrar a atividade em alto estilo.
http://www.revista.agulha.nom.br/avz.html
http://www.revista.agulha.nom.br/casi.html
http://www.revista.agulha.nom.br/fvarela.html
Atividade 5
LEITURA DA PEÇA TEATRAL "O NOVIÇO"
Os alunos lerão a peça teatral escrita por Martins Pena "O Noviço". O professor poderá indicar os dez primeiros alunos (são dez os personagens) que começarão a leitura e em seguida ir substituindo-os. O texto possui 58 páginas, é curto e cômico.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1993
O professor poderá incentivar a montagem da peça e a adaptação do texto retirando personagens e partes menos expressivas para a compreensão do texto.
O professor poderá ler e indicar a leitura de outras peças de teatro escritas por Martins Pena disponíveis em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2164
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. O professor deverá observar a participação deles nas atividades, tendo como base os objetivos das aulas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/04/2013
Cinco estrelasMuito bom!