Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Romantismo - 2ª geração: temas com carga subjetiva

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a Segunda Geração ou Geração do Mal-do-Século;
  • interpretar textos do ultrarromantismo;
  • analisar textos de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu e Fagundes Varela;
  • resolver questões de interpretação de texto;
  • participar de recital de poesias;
  • ler/representar O Noviço, peça escrita por Martins Pena. 
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Características do Romantismo.

Divisão em três gerações.

Primeira geração.

Estratégias e recursos da aula

- Utilização do laboratório de informática.

- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo

Atividade 1

O professor deverá, como forma de motivação, conversar com os alunos sobre a aula anterior: Romantismo, 1ª geração de escritores românticos e sobre os belos poemas que apresentaram à turma. Deverá lembrá-los também de que:

  • As expressões romantismo/romântico, sentimentalismo/sentimental, idealismo /idealista são muito comuns nos dias atuais em decorrência de situações que apresentam individualismo; predomínio da imaginação; e de sentimentos e paixões acima da razão, características do Romantismo.
  • Egocentrismo, palavra comum a muitas estéticas, aparece com ênfase no Romantismo pois consiste em colocar o próprio "eu" acima de outras formas de pensar que, para o egocêntrico, têm menor valor que a sua.

Atividade 2

1. O professor deverá pedir aos alunos que acessem os sites abaixo: 

http://www.youtube.com/watch?v=7vG7igtOxNw&feature=fvw   

http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48575/ 

Neles encontrarão a letra e a música "De tanto amor".

Professor, faça cópias do texto para seus alunos.

De Tanto Amor

Djavan

Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Ah! eu vim aqui amor

Só pra me despedir

E as últimas palavras desse nosso amor

Você vai ter que ouvir

Me perdi de tanto amor

Ah! eu enlouqueci

Ninguém podia amar assim e eu amei

E devo confessar

Aí foi que eu errei

Vou te olhar mais uma vez

Na hora de dizer adeus

Vou chorar mais uma vez

Quando olhar nos olhos seus

Nos olhos seus

A saudade vai chegar

E por favor meu bem

Me deixe pelo menos só te ver passar

Eu nada vou dizer

Perdoa se eu chorar

2. O professor deverá solicitar aos alunos que façam as atividades de interpretação do texto. Para tanto, deverá entregar cópias das questões aos alunos.    

2.1. Resolvam as questões abaixo em seus cadernos. A música "De tanto amor", fala de um romance que chegou ao fim.

a- Como se sente o eu-lírico?

b- Por que ele diz que errou?

c- O que ele ainda quer?

d- Vocês pensam que o amor provoca mais alegrias que tristezas ou o contrário? Justifiquem.

e- Quais os alunos que, apesar dos sofrimentos que o amor pode causar, quer amar intensamente? Justifiquem.

  • Ao fazer a correção, o professor enfatizará o significado das palavras subjetivismo e individualismo.

Atividade 3  

No laboratório, o professor deverá pedir que os alunos acessem o site:

http://www.astormentas.com/din/classificacao_popup.asp?epoca=25 

Deverá lhes entregar o roteiro. (Professor, as questões que poderiam ser mais complexas estão respondidas em vermelho).

1- A segunda geração do Romantismo tem seu início com a publicação da poesia de Álvares de Azevedo, em 1853. Os traços desta geração, no campo da poesia, são mais facilmente identificáveis. Justifiquem esta segunda afirmação.

Em vez do índio, da natureza e da pátria, características da primeira geração, na segunda geração ganham ênfase a angústia, o sofrimento, a dor existencial, o amor que oscila entre a sensualidade e a idealização, entre outros temas de grande carga subjetiva. 

2- Quais foram os autores mais representativos da poesia e da prosa da segunda geração.

Poesia: Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

Prosa: José de Alencar.

3- Temas recorrentes da Segunda Geração romântica: A angústia, o sofrimento, a dor existencial, o amor que oscila entre a sensualidade e a idealização são alguns dos temas de grande carga subjetiva que tomam o lugar do índio, da natureza e da pátria, dominantes na geração anterior. Essa exacerbação da sentimentalidade e das fantasias da imaginação mórbida exige uma versificação mais livre, menos apegada a esquemas formais preestabelecidos, e define as obras poéticas de maior impacto do período

4- Álvares de Azevedo, ao compor seus poemas, se inspirava nos  inglês Byron, no italiano Giacomo Leopardi nos franceses Alphonse de Lamartine e Alfred de Musset. O que os poemas compostos por eles sugerem? Sugerem uma entrega total aos caprichos da sensibilidade e da fantasia, abordando temas que vão do vulgar ao sublime, do poético ao sarcástico e ao prosaico. A morte precoce ajudou a compor a mística em torno desses poetas de inspiração byroniana, que não raro fazem apologia da misantropia e do narcisismo, cultivam paixões incestuosas, macabras, demoníacas e mórbidas.

5- Discutam e registrem suas opiniões sobre:

 "Dizem todos, e os poetas juram e tresjuram, que o verdadeiro amor é o primeiro: temos estudado a matéria, e acreditamos hoje que não há que fiar em poetas: chegamos por nossas investigações à conclusão de que o verdadeiro amor, ou são todos ou é um caso só, e neste caso, não é o primeiro, é o último." Manuel Antônio de Almeida.

Trecho Disponível em:

http://discussaoemtornodeumlivro.blogspot.com/2010_05_01_archive.html

6-Acessem o site abaixo para responderem às questões:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alvares-azevedo/alvares-azevedo.php

a- Por que Álvares de Azevedo é considerado o "representante brasileiro mais legítimo do mal-do-século"?

b- O que é ser ultrarromântico?

Atividade 4

RECITANDO POESIAS

O professor deverá indicar as leituras disponíveis nos sites abaixo para que os alunos escolham uma poesia para, em grupo, apresentarem à turma. Sugira também apresentações individuais. Se o trabalho ficar muito bom, levar os alunos a um espaço onde possam ser ouvidos pela escola e encerrar a atividade em alto estilo.

http://www.revista.agulha.nom.br/avz.html 

http://www.revista.agulha.nom.br/casi.html 

http://www.revista.agulha.nom.br/fvarela.html 

Atividade 5

LEITURA DA PEÇA TEATRAL "O NOVIÇO"

Os alunos lerão a peça teatral escrita por Martins Pena "O Noviço". O professor poderá indicar os dez primeiros alunos (são dez os personagens) que começarão a leitura e em seguida ir substituindo-os. O texto possui 58 páginas, é curto e cômico.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1993 

O professor poderá incentivar a montagem da peça e a adaptação do texto retirando personagens e partes menos expressivas para a compreensão do texto.

  • PROFESSOR, organize uma apresentação da peça para os alunos da escola.
Recursos Complementares

O professor poderá ler e indicar a leitura de outras peças de teatro escritas por Martins Pena disponíveis em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2164 

Avaliação

 A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. O professor deverá observar a participação deles nas atividades, tendo como base os objetivos das aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.