Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Leãozinho” de Caetano Veloso

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB.
  • Conhecer o compositor Caetano Veloso e a canção “Leãozinho”.
  • Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas.
  • Compor uma música escolhendo um animal como tema.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg                  

         Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.        

         Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.         

         Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.

Atividade 1 - O compositor

Caetano Veloso - http://omelhordampb.files.wordpress.com/2010/06/caetano-veloso.jpg?w=400&h=401 

         Professor(a), inicie a aula cantando a canção "O Leãozinho" de Caetano Veloso. Para consulta a letra e cifra completa para acompanhamento, vide link 6 em Recursos Complementares.

         Como proposta para provocação inicial e estímulo a curiosidade da turma, sugerimos a seguinte dinâmica:

  1. Cantar e tocar a música uma vez inteira para que tenham contato.
  2. Cantar novamente e deixar lacunas para os alunos preencherem cantando. Por exemplo: Gosto muito de te ver ..... (crianças: Leãozinho). Todas as vezes em que houver a palavra 'Leãozinho', deve ser cantada pelas crianças.
  3. Na terceira vez, ao invés de cantar a palavra 'Leãozinho', as crianças devem bater palmas, executando as células rítmicas correspondente à palavra 'Leãozinho'.
  4. Cante a música sem dizer as palavras, utilizando sons da boca, timbres diferentes obtidos com a voz.
  5. Agora, a música deverá ser cantada inteira com a interposição da célula rítmica correspondente à palavra "Leãozinho", entre as frases das partes A. Ao invés de cantar a palavra, deve-se bater palmas com a seguinte rítmica:

Sugerimos que o arranjo seja executado assim:

O Leãozinho (Caetano Veloso)

"Gosto muito de te ver... (célula rítmica)

Caminhando sob o sol (célula rítmica)

Gosto muito de você... (célula rítmica)

Para desentristecer... (célula rítmica)

O meu coração tão só (célula rítmica)

Basta eu encontrar você no caminho (célula rítmica)

Um filhote de leão raio da manhã

Arrastando o meu olhar como um ímã

O meu coração é o sol, pai de toda cor

Quando ele lhe doura a pele ao léu

Gosto de te ver ao sol, ... (célula rítmica)

De te ver entrar no mar (célula rítmica)

Tua pele, tua luz, tua juba (célula rítmica)

Gosto de ficar ao sol,... (célula rítmica)

De molhar minha juba, (célula rítmica)

De estar perto de você e entrar numa (célula rítmica)

          

        6. Acrescente agora normalmente a palavra "Leãozinho" ao canto, nos momentos em que ela surge na música. Proponho, que seja mantida a interposição de palmas entre as frases juntamente com a palavra "Leãozinho" sendo cantada.

        7. Por fim, pesquise com os alunos maneiras diversas de cantar a música a partir de acompanhamentos rítmicos distintos. Por exemplo: Valsa, samba, rock, baião, etc.

Atividade 2 - Audição

Caetano Veloso - http://3.bp.blogspot.com/_WTWkYAnGiPg/SnWhW0PoVHI/AAAAAAAAHXE/LS-SwwKzxXU/s400/caetano_veloso.jpg 

         Professor(a), agora exiba o vídeo de Caetano Veloso cantando "O Leãozinho" acompanhado por uma orquestra - http://www.youtube.com/watch?v=0ZAFwb-BiPo  

         Apresente, para efeito de análise e comparação, uma outra gravação de "O Leãozinho", versão do músico Armandinho - http://www.youtube.com/watch?v=zLHBk_6pz2A  

         Estabeleça um debate com os alunos a respeito das gravações ouvidas:

  1. Que instrumentos podem ser percebidos em cada versão? Quais instrumentos em comum? Quais diferentes?
  2. Existem diferenças de gênero/estilo entre as versões? Quais? E no modo de cantar de cada intérprete?
  3. A letra e a melodia da música se mantiveram iguais? Poderiam receber variações? De que maneira?
  4. É possível saber, apenas através da música e da maneira como é cantada, se Caetano compôs a canção pensando de fato em um animal Leão, ou é uma imagem poética para falar sobre uma pessoa?

         Estimule a discussão a partir de interesses, curiosidades e outras observações trazidas pelos alunos.

Atividade 3 - Criação

Leão - http://www.afugadocaracol.com/wp-content/uploads/2008/11/leaozinho.jpg 

         Professor(a), nesta terceira etapa de aula, proponha aos alunos uma atividade criativa de composição musical:

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos.
  2. Proponha que cada grupo escolha livremente um animal de sua preferência.
  3. Cada grupo deve elaborar uma canção a respeito do animal escolhido.
  4. Na hora de apresentar a composição o nome do animal deve ser omitido da letra, e apenas pelas características a turma deve tentar descobrir qual animal deu origem à criação.
  5. Ao final, debata com os alunos sobre as produções dos grupos e peça que cada grupo faça uma auto-avaliação: o que não deu certo? O que funcionou? O que poderia melhorar?  

         Registre, se possível, em áudio e em vídeo a atividade e resgate esse material em uma aula futura para um maior detalhamento da avaliação e desdobramento posterior.

Recursos Complementares

Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/ 

Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/  

Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin - http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false  

Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão - http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false           

Link 6 - Letra e Cifra de "O Leãozinho" de Caetano Veloso - http://www.cifraclub.com.br/caetano-veloso/o-leaozinho/ 

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Conheceram mais sobre o conceito de música popular brasileira – MPB?
  2. Conheceram o compositor Caetano Veloso e a canção “Leãozinho”?
  3. Cantaram a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas?
  4. Compuseram uma música escolhendo um animal como tema? Conseguiram compor aproveitando as características do animal?
  5. Apresentaram as produções com desenvoltura? Mantiveram interesse ao longo das atividades?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanessa Maria, EMEF Alexandre Vieira , Rio Grande do Sul - disse:
    vanessaamaria@hotmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei do modo como a aula propicia a interação com a música.


  • Roseane, EM da TOPOLÂNDIA , São Paulo - disse:
    proferoseane@bol.com.br

    06/03/2012

    Cinco estrelas

    Amei, tenho de fazer um trabalho com as músicas do Caetano Veloso, pois minha escola o escolheu para trabalharmos nesse Bimestre e essa aulinha veio bem a calhar. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.