19/11/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg
Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.
Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.
Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.
Caetano Veloso - http://omelhordampb.files.wordpress.com/2010/06/caetano-veloso.jpg?w=400&h=401
Professor(a), inicie a aula cantando a canção "O Leãozinho" de Caetano Veloso. Para consulta a letra e cifra completa para acompanhamento, vide link 6 em Recursos Complementares.
Como proposta para provocação inicial e estímulo a curiosidade da turma, sugerimos a seguinte dinâmica:
Sugerimos que o arranjo seja executado assim:
O Leãozinho (Caetano Veloso)
"Gosto muito de te ver... (célula rítmica)
Caminhando sob o sol (célula rítmica)
Gosto muito de você... (célula rítmica)
Para desentristecer... (célula rítmica)
O meu coração tão só (célula rítmica)
Basta eu encontrar você no caminho (célula rítmica)
Um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
O meu coração é o sol, pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto de te ver ao sol, ... (célula rítmica)
De te ver entrar no mar (célula rítmica)
Tua pele, tua luz, tua juba (célula rítmica)
Gosto de ficar ao sol,... (célula rítmica)
De molhar minha juba, (célula rítmica)
De estar perto de você e entrar numa (célula rítmica)
6. Acrescente agora normalmente a palavra "Leãozinho" ao canto, nos momentos em que ela surge na música. Proponho, que seja mantida a interposição de palmas entre as frases juntamente com a palavra "Leãozinho" sendo cantada.
7. Por fim, pesquise com os alunos maneiras diversas de cantar a música a partir de acompanhamentos rítmicos distintos. Por exemplo: Valsa, samba, rock, baião, etc.
Caetano Veloso - http://3.bp.blogspot.com/_WTWkYAnGiPg/SnWhW0PoVHI/AAAAAAAAHXE/LS-SwwKzxXU/s400/caetano_veloso.jpg
Professor(a), agora exiba o vídeo de Caetano Veloso cantando "O Leãozinho" acompanhado por uma orquestra - http://www.youtube.com/watch?v=0ZAFwb-BiPo
Apresente, para efeito de análise e comparação, uma outra gravação de "O Leãozinho", versão do músico Armandinho - http://www.youtube.com/watch?v=zLHBk_6pz2A
Estabeleça um debate com os alunos a respeito das gravações ouvidas:
Estimule a discussão a partir de interesses, curiosidades e outras observações trazidas pelos alunos.
Leão - http://www.afugadocaracol.com/wp-content/uploads/2008/11/leaozinho.jpg
Professor(a), nesta terceira etapa de aula, proponha aos alunos uma atividade criativa de composição musical:
Registre, se possível, em áudio e em vídeo a atividade e resgate esse material em uma aula futura para um maior detalhamento da avaliação e desdobramento posterior.
Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/
Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin - http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false
Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão - http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 6 - Letra e Cifra de "O Leãozinho" de Caetano Veloso - http://www.cifraclub.com.br/caetano-veloso/o-leaozinho/
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/04/2012
Cinco estrelasGostei do modo como a aula propicia a interação com a música.
06/03/2012
Cinco estrelasAmei, tenho de fazer um trabalho com as músicas do Caetano Veloso, pois minha escola o escolheu para trabalharmos nesse Bimestre e essa aulinha veio bem a calhar. Obrigada.