Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Realismo: literatura e outras artes

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Contextualizar Realismo na Literatura com outras formas de arte produzidas nesse período;
  • reconhecer a diferença entre o romance realista e o naturalista;
  • conhecer a obra de dramaturgos do período Realista.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estéticas literárias anteriores ao Realismo.

Estratégias e recursos da aula

- Utilização do laboratório de informática.

- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

Motivação: o professor levará os alunos ao laboratório de informática e dirá que o assunto a ser estudado chama-se Realismo. Antes de acessarem o site proposto pelo professor, este deverá perguntar aos alunos o que eles esperam encontrar no estudo sobre Realismo na literatura. E na pintura, como será que os artistas se expressavam? E na Arquitetura?

O professor explicará que, ao terminarem de atender ao roteiro entregue xerocopiado, ele, professor, sorteará os grupos que ficarão responsáveis por fazer a correção do exercício e ilustrar o que falam com imagens retiradas do site disponível abaixo.

Atividade 1 

ATIVIDADE ESCRITA

O professor fornecerá aos alunos o seguinte endereço para que eles o acessem:

http://www.historiadaarte.com.br/realista.html 

Pedirá que leiam sobre o Realismo seguindo o roteiro e, em grupo, registrem a pesquisa em seus cadernos.

  • Professor, para facilitar a correção, respondi em vermelho, as questões. 

ROTEIRO 

1- Período em que a estética realista e desenvolveu e sua motivação. Entre 1850 e 1900. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

2- Características gerais do Realismo:

o cientificismo, a valorização do objeto, o sóbrio e o minucioso, a expressão da realidade e dos aspectos descritivos.

3- Citem, justifiquem e exemplifiquem com nomes de obras e autoria as principais mudanças ocorridas

a- Na Arquitetura:

Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".

b- Na Escultura: Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de gesto humano. Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador. 

c- Na Pintura: Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja, o pintor buscava representar o mundo de maneira documental; Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; e. Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.Temas da pintura: Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injusta; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos. Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo, em resumo - tornaram-se assunto freqüente da pintura realista. Os artistas incorporavam a rudeza, a fealdade, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica.

Principais pintores:

Courbet - foi considerado o criador do realismo social na pintura. Procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares. Manifestou sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX.Obra destacada: Moças Peneirando o Trigo. Courbet dizia: "Sou democrata, republicano, socialista, realista, amigo da verdade e verdadeiro".   

Jean-François Millet, sensível observador da vida campestre, criou uma obra realista na qual o principal elemento é a ligação atávica do homem com a terra. Foi educado num meio de profunda religiosidade e respeito pela natureza. Trabalhou na lavoura desde muito cedo. Seus numerosos desenhos de paisagens influenciaram, mais tarde, Pissarro e Van Gogh. É o caso, por exemplo, "Angelus".

 4- Definam Realismo.A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história. O termo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX.

Atividade 2

ATIVIDADE ORAL

O professor deverá entregar xerox do texto abaixo para os estudantes, inclusive com as imagens. Os alunos deverão lê-los e com a orientação do professor, comentar com a turma os aspectos mais importantes na literatura, nas artes plásticas, no teatro, etc.

Professor, essa atividade deverá ser oral. Pense numa maneira de todos falarem.

REALISMO NO BRASIL

No Brasil, o realismo marca mais intensamente a literatura e o teatro.

Artes plásticas - Entre os artistas brasileiros, tem maior expressão o realismo burguês, nascido na França. Em vez de trabalhadores, o que se vê nas telas é o cotidiano da burguesia. Dos seguidores dessa linha se destacam

Belmiro de Almeida (1858-1935), autor de Arrufos, que retrata a discussão de um casal,

http://images.google.com/images?q=Arrufos&tbs=isch:1   

http://images.google.com/images?hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=o+descanso+do+modelo&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

Almeida Júnior (1850-1899), autor de O Descanso do Modelo.

Mais tarde, Almeida Júnior aproxima-se de um realismo mais comprometido com as classes populares, como em Caipira Picando Fumo.

http://images.google.com/images?q=Caipira%20picando%20fumo

Literatura -O realismo manifesta-se na prosa. A poesia da época vive o parnasianismo. O romance é a principal forma de expressão, tornando-se veículo de crítica a instituições e à hipocrisia burguesa. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta. 

O realismo atrai vários escritores, alguns antes ligados ao romantismo. O marco é a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, que faz uma análise crítica da sociedade da época. Ligados ao regionalismo destacam-se Manoel de Oliveira Paiva (1861-1892), autor de Dona Guidinha do Poço, e Domingos Olímpio (1860-1906), de Luzia-Homem.

Características do Realismo:

O objetivismo aparece como negação do subjetivismo romântico;

O personalismo cede lugar ao universalismo;

O materialismo nega o sentimentalismo;

O nacionalismo e o ontem são esquecidos, a preocupação é com o presente e o contemporâneo.

Teatro - Os problemas do cotidiano ocupam os palcos. O herói romântico é substituído por personagens do dia-a-dia e a linguagem passa a ser coloquial.Entre os principais autores estão romancistas realistas, como Machado de Assis, que escreve Quase Ministro, e alguns românticos, como José de Alencar, com O Demônio Familiar, e Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), com Luxo e Vaidade. Outros nomes de peso são Artur de Azevedo (1855-1908), criador de comédias e operetas como A Capital Federal e O Dote, Quintino Bocaiúva  

Quando o Realismo se dedica à análise social mais vigorosa de grupos marginalizados com os homossexuais, os moradores de cortiços, a natureza animal do homem, as taras psicológicas, tem-se o Naturalismo, assunto da próxima unidade.

Texto adaptado de: 

http://www.algosobre.com.br/literatura/realismo.html 

Atividade 3

TRABALHO EM GRUPO

Nesta atividade, os alunos se dividirão em quatro ou oito grupos (Neste caso, repetem-se as peças). A cada grupo será fornecido um site (transcritos abaixo) e os componentes farão a leitura de uma das peças de teatro, farão adaptação de um fragmento e apresentarão para a classe.

Professor, xeroque o roteiro de apresentação para os estudantes.

Roteiro da apresentação:

1- Leitura da peça.

2- Discussão em grupo sobre o texto.

3- Escolha de um fragmento representativo.

4- Feitura da sinopse para apresentação para a classe antes da representação.

5- Análise crítica da obra.

6- Levantamento das características do Realismo presentes nos textos.

  • Grupo 1- lerá de Machado de Assis - "Quase Ministro"

.http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17844

  • Grupo 2- De José de Alencar - "O Demônio Familiar". 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7547

  • Grupo 3- De Joaquim Manuel de Macedo - "Luxo e Vaidade".

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000125.pdf 

  • Grupo 4- De Artur de Azevedo - "A Capital Federal". 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2222   

Ao fechar a unidade, o professor deverá colocar a sala em grupo para fazer a avaliação e levantamento dos aspectos positivos e negativos do trabalho.

        

Recursos Complementares

Professor, sugira aos alunos a leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2038 

Avaliação

 A avaliação se dará de forma processual, ou seja, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escrita e oral.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ZILCA VERSANIA DA SILVA NASCIMENTO, EEEFM JOSE DO PATROCINIO , Paraíba - disse:
    zilca.versania@hotmail.com

    14/07/2015

    Cinco estrelas

    adorei as ideias propostas. Com as devidas adaptações aplicarei em minha sala.


  • débora, Alemanha - disse:
    debih_leao@hotmail.com

    18/05/2014

    Cinco estrelas

    muito bom


  • ester souza tiano, Escola Estadual Filomeno Ribeiro , Minas Gerais - disse:
    ester_tiano@hotmail.com

    02/12/2013

    Quatro estrelas

    Me ajudou muito a fazer meu trabalho .....muito obrigado ...ótima aula ...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


  • CLEYDE NASCIMENTO DA SILVA, ESC MUL SAO SEBASTIAO DO CAJARI , Amapá - disse:
    cleyde_alm@hotmail.com

    09/09/2013

    Cinco estrelas

    Está ótimo, as atividades variam entre leitura, pesquisa e apresentação.


  • Ângela cristina nunes calaça, IFAL , Alagoas - disse:
    angelacnc2010@gmail.com

    16/07/2013

    Quatro estrelas

    Me ajudou bastante para o meu estágio.


  • JÁIRA SILVA OLIVEIRA, COLÉGIO ESTADUAL DE VILA DE ABRANTES , Bahia - disse:
    jja-carvalhal@hotmail.com

    18/10/2012

    Quatro estrelas

    Realizei esta aula no meu estágio,juntamente, é claro,com a professora da turma e foi show de bola.Wlu


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.