07/12/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Atividade 1
1. O professor deve começar a aula relembrando com os alunos as características do Realismo, pois esse período tem muitos pontos em comum com o Naturalismo uma vez que, ambos, ao observarem atentamente a realidade, fazem análises e críticas sociais desenvolvendo uma ficção de natureza acentuadamente psicológica.
2. Na sequência, o professor deverá perguntar e os alunos deverão responder oralmente:
3. Para relembrar as características comuns ao Realismo/Naturalismo, o professor pedirá aos estudantes que concordem ou discordem com as proposições, justificando-se:
a- Observação e análise da realidade;
b- objetivismo racional;
c- atenção para o mundo real e concreto;
d- retratação do presente;
e- culto ao comedido e ao sóbrio;
f- análise e descrição dos problemas da vida;
g- os personagens são tipos concretos, vivo, retratados psicologicamente;
h- a linguagem é equilibrada;
i- a apresentação da do cenário serve para salientar melhor a ação das personagens;
j- o mundo real substitui o mundo ideal.
O professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática e, para comprenderem melhor o Naturalismo, deverão acessar o site:
http://www.infoescola.com/literatura/naturalismo/
Atividade 2
CONSTRUINDO UM ROTEIRO:
O professor deverá convidar os alunos a construírem um roteiro que facilite a compreensão do conteúdo e abarque as informações mais importantes sobre o Naturalismo.
À medida que os alunos forem lendo, eles individualmente ou em grupo irão formulando as questões e as respostas que o professor registrará no quadro. Pedir que não sejam repetitivos e que as informações já fixadas não precisam aparecer.
SUGESTÕES:
1- Início do Naturalismo e fatos que propiciaram o aparecimento: Século XIX. Avanços nos estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta.
2- O Naturalismo surgiu na França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. Que assunto é abordado nessa obra? O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XIX.
3- Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente. Vocês concordam com isso? Justifiquem.
4- Há quem acredite que, diferentemente de como pensavam os naturalistas, temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais não devem ser objeto da literatura.O que vocês pensam sobre isso?
http://www.youtube.com/watch?v=n9TfD3qCwOg&feature=related
Atividade 3
Antes de os alunos assistirem ao filme, o professor deverá entregar o roteiro sugerido abaixo para que após o filme, possam resolver as questões propostas.
Roteiro para discussão do filme |
Denúncias feitas pelo filme quanto:
a- desemprego; |
b- problemas de saúde que atingem os mineiros; |
c- exploração do trabalho infantil; |
d- exploração sexual; |
e- ideias de criação de sindicatos e ideias revolucionárias. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade 4
O professor distribuirá entre os grupos a leitura das obras dos principais autores naturalistas para serem apresentadas em seminário.
Roteiro para leitura e apresentação do seminário:
1- Resumo do livro
2- Opinião crítica
3- Destaque das características Naturalistas presentes no texto.
De Aluísio Azevedo: O Mulato http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16537
O cortiço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1723
De Inglês de Souza: O Missionário http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1828
De Adolfo Caminha: A Normalista http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000001.pdf
O bom crioulo http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2064
De Domingos Olímpio Luzia-Homem http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2132
De Manuel de Oliveira Paiva: Dona Guidinha do poço. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16998
Professor, as outras quatorze partes do filme Germinal estão disponíveis no youtube ao lado de:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da observação da participação dos estudantes na produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/03/2015
Cinco estrelasGostei uito da aula completa. Obrigada pelas dicas.
19/05/2013
Cinco estrelasAdorei o plano de aula . parabéns Irei seguir .Abraço!
09/11/2012
Cinco estrelasMuito bom! Era o que eu estava precisando para encrementar minhas aulas.
13/06/2012
Cinco estrelasexcelente plano de aula. Com certeza, contribuirá bastante para a aprendizagem dos meus alunos. Os meu alunos agradecem pela contribuição maravilhosa. Não esquecerei de lembrar a autoria e os direitos reservados.