Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Naturalismo: literatura e outras artes

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar textos escritos por autores classificados como naturalista;
  • conhecer textos de Raul Pompéia e Aluízio de Azevedo;
  • contextualizar com outras formas de arte produzidas neste período.                
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Realismo
  • Biografia de Raul Pompéia e Aluízio de Azevedo

Estratégias e recursos da aula

  • Uso do laboratório de Informática
  • Filme

Atividade 1

1. O professor deve começar a aula relembrando com os alunos as características do Realismo, pois esse período tem muitos pontos em comum com o Naturalismo uma vez que, ambos, ao observarem atentamente a realidade, fazem análises e  críticas sociais desenvolvendo uma ficção de  natureza acentuadamente psicológica.

2. Na sequência, o professor deverá perguntar e os alunos deverão responder oralmente:

  • Quem já ouviu dizer que antes do Naturalismo se discutia o homossexualismo, por exemplo? Pois bem, o Naturalismo o faz.

  • Professor, estimule os alunos a responderem e, se isso não acontecer, você deverá estar munido de argumentos para expor a eles.

3. Para relembrar as características comuns ao Realismo/Naturalismo, o professor pedirá aos estudantes que concordem ou discordem com as proposições, justificando-se:

a- Observação e análise da realidade;

b- objetivismo racional;

c- atenção para o mundo real e concreto;

d- retratação do presente;

e- culto ao comedido e ao sóbrio;

f- análise e descrição dos problemas da vida;

g- os personagens são tipos concretos, vivo, retratados psicologicamente;

h- a linguagem é equilibrada;

i- a apresentação da do cenário serve para salientar melhor a ação das personagens;

 j- o mundo real substitui o mundo ideal.

  • Explique aos alunos que todas as proposições retratam o Realismo/Naturalismo. Porém, o Naturalismo vai mais além na análise psicológica. É o que verão nas próximas atividades.

O professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática e, para comprenderem melhor o Naturalismo, deverão acessar o site:

http://www.infoescola.com/literatura/naturalismo/

Atividade 2

CONSTRUINDO UM ROTEIRO:


O professor deverá convidar os alunos a construírem um roteiro que facilite a compreensão do conteúdo e abarque as informações mais importantes sobre o Naturalismo.

À medida que os alunos forem lendo, eles individualmente ou em grupo irão formulando as questões e as respostas que o professor registrará no quadro. Pedir que não sejam repetitivos e que as informações já fixadas não precisam aparecer.

SUGESTÕES:

1- Início do Naturalismo e fatos que propiciaram o aparecimento: Século XIX. Avanços nos estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta.

2- O Naturalismo surgiu na França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. Que assunto é abordado nessa obra? O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XIX.

3- Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente. Vocês concordam com isso? Justifiquem.

4- Há quem acredite que, diferentemente de como pensavam os naturalistas, temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais não devem ser objeto da literatura.O que vocês pensam sobre isso?

  • Após as discussões, os alunos assistirão a algumas cenas do filme Germinal,  disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=n9TfD3qCwOg&feature=related 

Atividade 3

Antes de os alunos assistirem ao filme, o professor deverá entregar o roteiro sugerido abaixo para que após o filme, possam resolver as questões propostas.

Roteiro para discussão do filme

Denúncias feitas pelo filme quanto:

a- desemprego;

b- problemas de saúde que atingem os mineiros;

c- exploração do trabalho infantil;

d- exploração sexual;

e- ideias de criação de sindicatos e ideias revolucionárias.

  • Professor, estimule os alunos a acessarem as outras partes do filme que serão encontradas ao lado da parte Vista.

Atividade 4

O professor distribuirá entre os grupos a leitura das obras dos principais autores naturalistas para serem apresentadas em seminário.

  • Professor, o seminário é um gênero oral muito interessante para que os alunos tenham a oportunidade de se expressarem, de se desinibirem, etc.

Roteiro para leitura e apresentação do seminário:

1- Resumo do livro

2- Opinião crítica

3- Destaque das características Naturalistas presentes no texto.

De Aluísio Azevedo: O Mulato http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16537 

                             O cortiço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1723 

De Inglês de Souza: O Missionário http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1828

De Adolfo Caminha: A Normalista http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000001.pdf                              

                             O bom crioulo http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2064  

De Domingos Olímpio Luzia-Homem http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2132

De Manuel de Oliveira Paiva: Dona Guidinha do poço. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16998 

  • Professor, após a apresentação dos trabalhos, estimule os alunos a fazerem a leitura de mais algumas destas obras.

Recursos Complementares

Professor, as outras quatorze partes do filme Germinal estão disponíveis no youtube ao lado de:

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/naturalismo.htm 

http://www.brasilescola.com/literatura/o-naturalismo.htm 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer  em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da observação da participação dos estudantes na produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Graça, UNIR , Rondônia - disse:
    gracam5@hotmail.com

    23/03/2015

    Cinco estrelas

    Gostei uito da aula completa. Obrigada pelas dicas.


  • Rosália Maria dos Santos Amaral, Colégio Estadual Dr.newton Alves , Rio de Janeiro - disse:
    amaralrosalia@hotmail.com

    19/05/2013

    Cinco estrelas

    Adorei o plano de aula . parabéns Irei seguir .Abraço!


  • professora Ivonete, E.E.de E.M. Profª Maria Irany , Pará - disse:
    miaquinosoares@gmail.com.br

    09/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom! Era o que eu estava precisando para encrementar minhas aulas.


  • eny lopes fernandes, E.E.E.Médio "Prof. Matheus Augusto de Oliveira" , Paraíba - disse:
    professoeny@yahoo.com.br

    13/06/2012

    Cinco estrelas

    excelente plano de aula. Com certeza, contribuirá bastante para a aprendizagem dos meus alunos. Os meu alunos agradecem pela contribuição maravilhosa. Não esquecerei de lembrar a autoria e os direitos reservados.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.