Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Socialização: elemento para trabalhar com TDAH/Ensino Especial

 

24/09/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar e reconhecer suas possibilidades e dificuldades de interagir com o outro;

-Desenvolver valores e socialização;

-Construir formas diferenciadas de socialização possibilitando maior interação.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Papel e lápis.

Atividade 1: O cumprimento

Descrição da atividade: O professor colocará os alunos dispostos pela quadra, andando para todos os lados e a um sinal, deverão parar em frente a um colega e conversar com ele, fazendo-lhes perguntas.

- Qual seu nome e dar as mãos.        - Qual sua idade?                -Onde você mora?                  - Qual a cor do seu cabelo? -  Você tem irmãos?                        -  Entre outras que as crianças poderão criar.

Figura 1: Disponível em: http://pt.dreamstime.com/cumprimentando-se-ou-agitando-as-m-atildeos-em-um-neg-oacutecio-largethumb9712509.jpg 

acesso em: 26.08.10.

Atividade 1: Quem consegue mais.

Material: Lápis e papel

Descrição da atividade: Cada aluno com uma folha de papel e um lápis, deverá percorrer pela quadra, onde estarão os demais colegas tendo que pegar  “autógrafo”dos mesmos, depois de algum tempo, ganhará o aluno que conseguir o maior número de assinatura de seus colegas.

Figura 2: Disponível em: http://www.significadodenomes.net/wp-content/uploads/2010/07/varios-nomes.jpg 

 acesso em: 26.08.10.

Atividade 3: Quem parece comigo?

Descrição da atividade: O professor pedirá para que as crianças formem duplas, mas para que elas formem os seus pares, deverão conversar com todos os alunos da sala,antes de fazer sua escolha; para a escolha deverá atentar ao seguinte critério:o colega escolhido deverá apresentar pelo menos 5 características que lhe são parecidas.

Ex. Ana e Beatriz são as duplas,pois as duas tem o cabelos encaracolados, as duas torcem para o mesmo time, as duas moram no mesmo bairro e as duas estão usando um tênis da cor branca.

O professor deverá perguntar para cada dupla o porquê deles estarem juntos, por isso os parceiros devem conversar entre si.

Figura 3: Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_R17XOuT1eUY/SCnI0xLpH_I/AAAAAAAAADw/3OJjUhllhVs/s320/espelho.jpg   

acesso em: 26.08.10.

Hiperativos apresentam defasagem no desenvolvimento psicomotor principalmente no esquema corporal; o que gera o descontrole motor. Este descontrole os tornam muitas vezes intransigentes, eufóricos e com isso muitas vezes professor temos dificuldades em lidar com esta turminha... Sendo assim, abaixo algumas orientações de como lidar com eles:

-Em primeiro lugar, pare de perder tempo reclamando. Ficar sofrendo e praguejando porque o outro não muda não ajuda em nada. Ao contrário, as frustrações e divergências tendem a piorar o que pode acabar comprometendo sua moral e sua produtividade.  

-Tente mudar de opinião sobre quem você não suporta. É difícil, sem dúvida. Mas talvez o aluno não seja assim tão intragável quanto você imagina. Respire fundo e procure ver o que ele tem de bom. Ouça-a de verdade. Aproxime-se dele. Ao mudar seu comportamento, o aluno também aprenderá novas formas de agir com você.

-Enfatize as semelhanças. Para melhor se relacionar com alguém que não tem muita empatia, o primeiro passo é encontrar alguma afinidade, algum interesse comum. Você já não se viu conversando com alguém e de repente descobriu que ambos cresceram na mesma cidade ou estudaram no mesmo colégio? Nessa hora as diferenças e as distâncias tendem a diminuir.  - Você quer ser ouvido e compreendido? Pois então trate, antes, de ouvir e compreender. Dê ao hiperativo abertura para ele falar o que quiser - sem fazer cara de tédio, é óbvio. Ao saber o que ele pensa e sente, a probabilidade de também querer escutar o que você tem a dizer aumenta consideravelmente.

-Esclareça. Ao ouvir o que a pessoa quer falar, demonstre interesse.

-Seja franco. Muito mais eficiente do que se supõe, a melhor política para se conseguir o melhor das pessoas é estabelecer com elas um diálogo honesto e construtivo.

-Não perca a cabeça. Todo mundo sabe que quando um não quer dois não brigam. Arme-se de paciência.

Referência

Godall, Teresa; Hospital, Anna: 150 Propostas de Atividades Motoras para a Educação Infantil. Editora Artmed: Porto Alegre, 2004.

Recursos Complementares

Jogo da Velha   

O professor indicará para os alunos o site do plenarinho para que possam jogar com o computador o “Jogo da Velha”, depois de algum tempo jogando com o computador, o professor pedirá para que joguem em duplas, se relacionando um com o outro. Poderá até ser feito um pequeno torneio do Jogo da Velha. Para iniciar o jogo o aluno deverá escolher um dos personagens da tela, clicar neste e seguir as orientações a serem apresentadas.

Disponível em : http://www.plenarinho.gov.br/redireciona.html?titulo=Jogo%20da%20Velha&url=http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Jogos/jogo_da_velha.swf 

acesso em: 27.08.10.

 

Avaliação

A partir de jogos de socialização, o professor deverá verificar as possibilidades dos alunos em se relacionarem e suas dificuldades entre alguns pares, depois de feita esta observação o professor poderá direcionar os alunos com menos afinidade entre si para fazerem as próximas atividades juntos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Anacassy, ESCOLA , Goiás - disse:
    vitjoana@hotmail.com

    06/04/2011

    Quatro estrelas

    Essas informações poderá ajudar os professore, principalmente quem está na sala de aula. Parabens... pela matéria.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.