07/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg
Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.
Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.
Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.
Toquinho - http://www.clubrio.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/toquinho.jpg
Professor(a), inicie a aula apresentando o vídeo do famoso do primeiro comercial da Faber-Castell, com o tema da canção "Aquarela", de Toquinho. Estas peças publicitárias ficaram famosas nos anos 80 e 90 por ilustrar em imagem o que a canção descrevia com palavras.
Para estimular a imaginação e criatividade dos alunos, apresente agora outras versões do comercial desenvolvido ao longo dos anos. Estimule os alunos, por meio de perguntas, a observarem os seguintes aspectos:
Observe que a descrição do texto da música continua sendo a mesma, então é possível representar uma mesma ideia de muitas maneiras diferentes e oferecer diversas interpretações ao mesmo material textual/musical.
Apresente agora aos alunos, a gravação de "Aquarela" na voz de Toquinho. Estimule uma audição atenta para que os alunos percebam outras nuanças da interpretação. Observe também que a letra da música é mais longa do que a parte que é exibida no comercial. Pergunte aos alunos se imaginam como é feito um vídeo de animação e como é editado com a música.
Caso haja curiosidade, exiba o vídeo: "Como fazer a animação mais simples" - http://www.youtube.com/watch?v=xw-_2S-_nFI
Aquarela - http://2.bp.blogspot.com/_HhTOgQH3qj8/TFbbc6h-k8I/AAAAAAAADy4/ruDRxIE_4I0/s1600/aquarela2.jpg
Cantar com os alunos a canção "Aquarela", de Toquinho. Se possível, utilize algum instrumento harmônico para o acompanhamento (vide letra e cifra completa em Link 6 em Recursos Complementares). Experimente dinamizar com os alunos e experimentar formas diferentes de cantar a música:
mmm... amarelo, mmm... castelo..
mmm... luva, mmm... guarda-chuva...
(e assim sucessivamente).
5. Proponha aos alunos estabelecerem intenções interpretativas e associarem a cores. Por exemplo:
Verde - sono
Azul - calma
Rosa - agitação
Vermelho - pressa
Laranja - tristeza
Amarelo - alegria
Experimente primeiro cantar com os alunos um pequeno trecho da música com cada uma das intenções associadas a cores para que se familiarizem. É interessante também que os alunos possam sugerir as intenções interpretativas. Em seguida disponibilize tiras de papel com as cores a serem utilizadas. Sorteie um aluno para iniciar uma ´regência' com a turma. Dependendo do papel mostrado por este aluno a turma deverá acompanhar as intenções pré-definidas modificando imediatamente, de acordo com o momento em que o aluno regente mostre a cor. Uma possibilidade de variação para a atividade é dividir a turma em grupos menores e cada um irá cantar a música de acordo com uma cor sorteada. Primeiro cada grupo canta sua intenção separadamente, e em seguida, cantam ao mesmo tempo, cada qual adequando-se ao caráter expressivo sugerido por sua cor.
Problematize: Será possível todos cantarem ao mesmo tempo com intenções expressivas diferentes e ainda assim serem compreensíveis? Faça a experiência. Provavelmente irá requerer algum tempo de ensaio para atingir um resultado mais inteligível. Trabalhe a audição crítica!
Cores: http://blog.fshark.com/files/2010/06/todas_cores.jpg
Nesta terceira e última atividade da aula, divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Distribua a cada grupo uma folha de cartolina em cores variadas. Para esta atividade pode ser utilizado qualquer tipo de material para desenho: grafite, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, etc.
"Uma bolinha no papel
Vira uma bola de futebol
Um palitinho fininho
É um jogador
O amarelo vem do sol
O azul é do céu"
(trecho de uma canção criada por um grupo de crianças de 8 anos, quando esta atividade foi realizada em sala de aula)
Dependendo da faixa etária a criatividade do grupo pode ser estimulada, enriquecendo o desenho com mais elementos e elaborando a canção em mais detalhes.
2. Estabeleça um tempo para que os grupos possam elaborar seus desenhos e composições.
3. Realize ao final da atividade uma exposição dos trabalhos plásticos realizados e suas respectivas 'trilhas sonoras' compostas.
Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/
Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin - http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false
Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão - http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 6 - Letra e Cifra de "Aquarela" - http://www.cifraclub.com.br/toquinho/aquarela/
Link 7 - Letra de "Aquarela" - http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/
Recursos Educacionais do Portal do Professor
"Aquarela [Canta cantos]" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23210
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/05/2012
Cinco estrelasÓTIMO! Mto boa a aula, por contextualizar o título da música em seus vários significados.
04/05/2011
Cinco estrelasPRECISAMOS CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS, DE FORMA PRASEROSA.ADOREI AS SUGESTOES DAS ETAPAS ACERCA DA MUSICA AQUARELA.
19/03/2011
Cinco estrelasMuito criativa e de fácil regência. Com certeza terá a participação e aprendizagem da turma. Será uma aula muito dinâmica.