Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Aquarela” de Toquinho

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB.
  • Conhecer o compositor Toquinho e a canção “Aquarela”: história, contexto, instrumentação e estilo.
  • Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas.
  • Criar um desenho e compor uma música contando a história de como foi feito.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg                  

         Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.        

         Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.         

         Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.

Atividade 1 - A canção aquarela

Toquinho - http://www.clubrio.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/toquinho.jpg 

         Professor(a), inicie a aula apresentando o vídeo do famoso do primeiro comercial da Faber-Castell, com o tema da canção "Aquarela", de Toquinho. Estas peças publicitárias ficaram famosas nos anos 80 e 90 por ilustrar em imagem o que a canção descrevia com palavras.

  1. Primeiro comercial da Faber Castell: http://www.youtube.com/watch?v=LP55uXmyN7A&feature=related 
  2. Segunda versão: http://www.youtube.com/watch?v=ZHjoakcuKfs&feature=related 
  3. Terceira versão: http://www.youtube.com/watch?v=moDAevlJu9k&feature=related
  4. Aquarela completa animada, versão "Toquinho": http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE&feature=related  

        Para estimular a imaginação e criatividade dos alunos, apresente agora outras versões do comercial desenvolvido ao longo dos anos. Estimule os alunos, por meio de perguntas, a observarem os seguintes aspectos:

  1. Que diferenças e semelhanças podem ser observadas entre os filmes, do ponto de vista do arranjo da música? Novos instrumentos, vozes?
  2. Que diferenças e semelhanças podem ser observadas entre os filmes, do ponto de vista dos desenhos?
  3. Podemos apontar algum estilo/gênero específico para a canção? Discuta.

         Observe que a descrição do texto da música continua sendo a mesma, então é possível representar uma mesma ideia de muitas maneiras diferentes e oferecer diversas interpretações ao mesmo material textual/musical.

         Apresente agora aos alunos,  a gravação de "Aquarela" na voz de Toquinho. Estimule uma audição atenta para que os alunos percebam outras nuanças da interpretação. Observe também que a letra da música é mais longa do que a parte que é exibida no comercial. Pergunte aos alunos se imaginam como é feito um vídeo de animação e como é editado com a música.

         Caso haja curiosidade, exiba o vídeo: "Como fazer a animação mais simples" - http://www.youtube.com/watch?v=xw-_2S-_nFI  

         

        

Atividade 2 - Som e cor

Aquarela - http://2.bp.blogspot.com/_HhTOgQH3qj8/TFbbc6h-k8I/AAAAAAAADy4/ruDRxIE_4I0/s1600/aquarela2.jpg 

         Cantar com os alunos a canção "Aquarela", de Toquinho. Se possível, utilize algum instrumento harmônico para o acompanhamento (vide letra e cifra completa em Link 6 em Recursos Complementares). Experimente dinamizar com os alunos e experimentar formas diferentes de cantar a música:

  1. Distribua uma cópia da letra da música para cada aluno. (vide link 7 em Recursos Complementares).
  2. Cante a música inteira uma vez com os alunos.
  3. Divida a turma em dois grupos e alterne as frases entre os grupos.    
  4. Peça para a turma cantar as frases melódicas sem letra, apenas com a boca fechada (mmm). Só devem dizer a última palavra de cada frase. Por exemplo:

         mmm... amarelo, mmm... castelo.. 

         mmm... luva, mmm... guarda-chuva...

         (e assim sucessivamente).

         5. Proponha aos alunos estabelecerem intenções interpretativas e associarem a cores. Por exemplo:

Cores: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:f6_kyRgN1x9VdM:http://www.qpcpesquisa.com/cores%20primaria.jpg&t=1 

Verde - sono

Azul - calma

Rosa - agitação

Vermelho - pressa

Laranja - tristeza

Amarelo - alegria

         Experimente primeiro cantar com os alunos um pequeno trecho da música com cada uma das intenções associadas a cores para que se familiarizem. É interessante também que os alunos possam sugerir as intenções interpretativas. Em seguida disponibilize tiras de papel com as cores a serem utilizadas. Sorteie um aluno para iniciar uma ´regência' com a turma. Dependendo do papel mostrado por este aluno a turma deverá acompanhar as intenções pré-definidas modificando imediatamente, de acordo com o momento em que o aluno regente mostre a cor. Uma possibilidade de variação para a atividade é dividir a turma em grupos menores e cada um irá cantar a música de acordo com uma cor sorteada. Primeiro cada grupo canta sua intenção separadamente, e em seguida, cantam ao mesmo tempo, cada qual adequando-se ao caráter expressivo sugerido por sua cor.

         Problematize: Será possível todos cantarem ao mesmo tempo com intenções expressivas diferentes e ainda assim serem compreensíveis? Faça a experiência. Provavelmente irá requerer algum tempo de ensaio para atingir um resultado mais inteligível. Trabalhe a audição crítica!       

Atividade 3 - Composição

Cores: http://blog.fshark.com/files/2010/06/todas_cores.jpg 

         Nesta terceira e última atividade da aula, divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Distribua a cada grupo uma folha de cartolina em cores variadas. Para esta atividade pode ser utilizado qualquer tipo de material para desenho: grafite, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, etc.

  1. Proponha uma reflexão sobre a construção da letra de "Aquarela". A letra descreve a história de um desenho que está sendo criado. A atividade consiste em criar um desenho na cartolina e contar a história sobre como este desenho foi feito, seus elementos, personagens, objetos, através da criação de uma música. Por exemplo: digamos que o grupo desenhe uma bola, um campo de futebol, o sol e o céu azul. Estes elementos podem ser utilizados como base para a criação da canção que traduzirá o próprio desenho.           

             "Uma bolinha no papel

              Vira uma bola de futebol

              Um palitinho fininho

              É um jogador

              O amarelo vem do sol

              O azul é do céu"

              (trecho de uma canção criada por um grupo de crianças de 8 anos, quando esta atividade foi realizada em sala de aula)

             Dependendo da faixa etária a criatividade do grupo pode ser estimulada, enriquecendo o desenho com mais elementos e elaborando a canção em mais detalhes. 

           2. Estabeleça um tempo para que os grupos possam elaborar seus desenhos e composições.

           3. Realize ao final da atividade uma exposição dos trabalhos plásticos realizados e suas respectivas 'trilhas sonoras' compostas.

Recursos Complementares

Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/  

Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/   

Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false 

Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin -  http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false 

Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão -  http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false   

Link 6 - Letra e Cifra de "Aquarela" - http://www.cifraclub.com.br/toquinho/aquarela/  

Link 7 - Letra de "Aquarela" - http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/  

Recursos Educacionais do Portal do Professor

"Aquarela [Canta cantos]" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23210 

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Debateram sobre o conceito de música popular brasileira – MPB?
  2. Conheceram o compositor Toquinho e a canção “Aquarela”?
  3. Cantaram a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas?
  4. Relacionaram cor e expressividade sonora?
  5. Criaram desenhos e compuseram músicas contando a história de como foi feito?
  6. Houve curiosidade e entusiasmo pela aula? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Deisi Pierina, BOLHA DE SABÃO. ONG e Ponto de Cultura de SP , São Paulo - disse:
    deisipierinamusic@gmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    ÓTIMO! Mto boa a aula, por contextualizar o título da música em seus vários significados.


  • EDNA FERNANDES, ESCOLA NOVO TEMPO , Bahia - disse:
    ebfsantana@hotmail.com

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    PRECISAMOS CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS, DE FORMA PRASEROSA.ADOREI AS SUGESTOES DAS ETAPAS ACERCA DA MUSICA AQUARELA.


  • Leyla Maria da Mota Feitosa, CE CASTELO BRANCO , Maranhão - disse:
    leylammf@hotmail.com

    19/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito criativa e de fácil regência. Com certeza terá a participação e aprendizagem da turma. Será uma aula muito dinâmica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.