Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Sítio do Pica-Pau Amarelo” de Gilberto Gil

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB.
  • Conhecer o autor Monteiro Lobato, o compositor Gilberto Gil e a canção “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
  • Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas.
  • Apresentar os personagens da história de Monteiro Lobato, escolher um e compor uma canção com suas características.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg                  

         Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.        

         Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.         

         Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.

Atividade 1 - A história e os personagens

         Professor(a), inicie a aula perguntando a turma se conhecem o "Sítio do Pica-Pau Amarelo". Instigue a turma com perguntas:

  1. Quais personagens conhecem?
  2. Qual a história do sítio? O que acontece nas histórias?
  3. Alguém já viu a série na televisão? Alguém já leu o livro? Sabiam que a história originou-se de um livro?
  4. Alguém sabe o nome do autor do livro "Sítio do Pica-Pau Amarelo"?

Apresente à turma imagens dos principais personagens do sítio:

Emília - http://fotos.sapo.pt/dgRYAitUJjN7w8LLU2Kr/ 

Visconde de Sabugosa - http://lab.think4.com.br/wp-content/uploads/2008/06/untitled1.jpg 

Narizinho - http://3.bp.blogspot.com/_eIK24HEIOKY/S8mqf9vcZrI/AAAAAAAAARU/NUdqdHhJelE/s400/narizinho1.jpg 

Pedrinho e Dona Benta - http://omundomagicodelobato.com/videocapsdosepisodios/joaofazdeconta3.jpg 

Dona Benta e Tia Anastácia - http://redeglobo.globo.com/Tv_globo/Noticias/foto/0,,19523932-GDH,00.jpg 

Tio Barnabé - http://1.bp.blogspot.com/_tYG2h9Wya_I/R8c8LCebDXI/AAAAAAAADKY/B54-we45Evs/s320/0,9310,348996_4,00.jpg 

Saci Pererê - http://3.bp.blogspot.com/_T3bMGHmfnKw/S-IBGZ2piDI/AAAAAAAABCU/UFb23S8kjzc/s1600/saci3.jpg 

Cuca - http://1.bp.blogspot.com/_g31b2lFjwxc/SdwhN1IPMCI/AAAAAAAADIo/ppFb4e5A2L8/s400/cuca+2.bmp 

Monteiro Lobato - Autor do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" - http://praquenome.pbworks.com/f/1247943606/mlobato.jpg 

Resumos de alguns dos livros do Sítio, vide link 6 em Recursos Complementares

Atividade 2 - A música e o compositor

         O "Sítio do Pica-Pau Amarelo" também possui uma música muito conhecida e característica, pergunte se alguém sabe cantarolar. Questione se lembram de memória qual instrumento toca a melodia principal.

         Apresente a turma o seguinte vídeo contendo três aberturas da série de TV, da versão mais antiga para as mais recentes: http://www.youtube.com/watch?v=qdZdT_3_wmM&feature=fvst   

         Realize com os alunos uma apreciação crítica das versões. Instigue por meio de perguntas:

  1. Alguém sabe o nome do compositor da música? Quem conhece Gilberto Gil? Também é um compositor conhecido da MPB. Alguém conhece outras músicas de Gil?
  2. Quais os instrumentos percebidos em cada uma das versões? Quais as semelhanças e diferenças entre elas (instrumentação, base rítmica, etc.)?
  3. Qual o gênero/estilo da canção? Qual o tipo de acompanhamento rítmico? É possível identificar um estilo específico ou a música está identificada à diversidade de estilos que integram o conceito de MPB?

Gilberto Gil - http://www.warnermusic.com.br/portal/16/Images/462_gilberto_gil_noticia1.jpg         

Distribua aos alunos cópias da letra e cante com a turma:

Sítio do Pica-Pau Amarelo (autor: Gilberto Gil)

"Marmelada de banana,

Bananada de goiaba

Goiabada de marmelo

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Boneca de pano é gente,

Sabugo de milho é gente

O sol nascente é tão belo

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Rios de prata, pirata

Vôo sideral na mata,

Universo paralelo

Sítio do Pica-Pau amarelo

Sítio do Pica-Pau Amarelo

No país da fantasia,

num estado de euforia

Cidade polichinelo

Sítio do Pica-Pau Amarelo"

Atividade 3

Turma do "Sítio do Pica-Pau Amarelo": http://ofuxico.terra.com.br/admin/smarty/templates/img_upload/2007/12/SitioPicaPau-333-globo.jpg 

         Professor(a), organize uma prática de composição musical inspirada nos personagens de Monteiro Lobato.

  1. Proponha que a turma se divida em grupos de 5 ou 6 alunos.
  2. Peça para cada grupo sortear um personagem da história, sem que revele o nome aos outros grupos.
  3. Cada grupo irá compor uma música, podendo utilizar instrumentos musicais simples de percussão, objetos sonoros, corpo, voz.
  4. A música deverá representar o personagem escolhido ou sorteado pelo grupo sem que para isso seja utilizado texto.
  5. Quando a música for apresentada, os outros grupos deverão tentar 'adivinhar' ao final da apresentação, o personagem representado na composição. 

         Para auxiliar na construção das composições, pode ser interessante fornecer informações resumidas sobre os personagens:

Emília - Boneca de pano falante, irreverente e divertida.

Visconde de Sabugosa - Sábio boneco de sabugo de milho.

Pedrinho e Narizinho - As crianças que protagonizam as histórias.

Dona Benta Encerrabodes de Oliveira - Avó de Pedrinho e Narizinho, dona do "Sítio do Pica-Pau Amarelo".

Tia Nastácia - Cozinheira do Sítio.

Tio Barnabé - Um homem da roça, foi ele que ensinou Pedrinho a caçar Sacis.

Marquês de Rabicó - O porquinho guloso que só pensa em comida.

Conselheiro - O sábio burro falante que, como o próprio nome já diz, dá sempre bons conselhos.

Quindim - Um doce rinoceronte.

Cuca - Uma bruxa que vive infernizando os protagonistas do Sítio.

Saci - O famoso personagem do folclore brasileiro, que acaba se tornando amigo de Pedrinho.

fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Conheceram e discutiram sobre o conceito de música popular brasileira – MPB?
  2. Conheceram o autor Monteiro Lobato, o compositor Gilberto Gil e a canção “Sítio do Pica-Pau Amarelo”?
  3. Cantaram a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas?
  4. Conheceram os personagens da história de Monteiro Lobato e compuseram uma música representando suas características?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jussara Ferraz, Jussara Ferraz , Minas Gerais - disse:
    jussarabelavista@yahoo.com.br

    12/08/2015

    Cinco estrelas

    Era o que estava procurando. Feira cultural, Música e ritmos na minha escola e escolhi Gilberto Gil com a música do sítio do Pica pau amarelo! Obrigada!


  • Mônica Santos, Escola Mundo Encantado , Alagoas - disse:
    ana_monica_jc@hotmail.com

    06/04/2013

    Cinco estrelas

    Amei a aula proposta.Vou trabalhar esse tema,com certeza terei um ótimo resultado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.