Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “O pato” interpretado por João Gilberto

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB.
  • Conhecer a canção “O pato”, de autoria de Jayme Silva e Neuza Teixeira e o intérprete João Gilberto: história, contexto, instrumentação e estilo.
  • Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas.
  • Criar uma música com temática livre e desenvolver 3  interpretações diferentes.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg                  

         Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.        

         Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.         

         Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.

Atividade 1

João Gilberto - http://www.attambur.com/Imagens0/Banco31/JoaoGilberto1m.jpg      

            

         Professor(a), inicie a aula cantando a canção "O Pato", de Jayme Silva e Neuza Teixeira. Se for possível, utilize algum instrumento harmônico para acompanhamento.

         Letra completa e cifra de "O pato", vide link 6 em Recursos Complementares.

         Esta dinâmica inicial consiste em cantar a música, remetendo a elementos presentes no processo de pesquisa de João Gilberto para a interpretação da música. Sobre João Gilberto, vide links 7, 8, 9, 10 e 11 em Recursos Complementares.

         Estes conceitos podem ser apresentados como uma brincadeira performática proposta da seguinte maneira:

  1. Toque e cante a música uma primeira vez. É muito provável que os alunos produzam sons, interrompam de alguma maneira, ou não estejam totalmente concentrados. Se os sons continuarem, interrompa a execução e diga que esta música só pode ser compreendida se puder ser tocada bem baixinho.
  2. Toque novamente e vá baixando o volume aos poucos. Os alunos protestarão e pedirão para cantar mais alto. Diga que este cantor é famoso por cantar bem baixinho. Ele queria que as palavras pudessem ser compreendidas mesmo a uma grande distância e cantando de forma bem suave.
  3. Proponha aos alunos um esforço de escuta. A cada vez que a música for interrompida, esta será tocada em volume mais baixo.
  4. Exercite esta atividade até que a música possa ser ouvida inteiramente. Até este momento os alunos já terão travado contato com uma característica marcante de João Gilberto e se familiarizado com a música.
  5. Problematize: Porque será que este cantor chamado João Gilberto cantava tão baixinho? Comente com os alunos, que os cantores antigamente cantavam, em geral, com uma voz muito impostada, como muito volume de som, como se fossem cantores de ópera. Experimente cantar um trecho de "O Pato" com uma voz bem impostada. Peça aos alunos para experimentarem também. O resultado soa bem diferente, não é? Dentre algumas razões para os cantores cantarem assim, uma delas era a ausência de microfones nos shows e haviam grandes orquestras, além disso, para a gravação de discos precisavam ter muita potência vocal para imprimir a marca na base de cera, que depois era prensada. Estamos falando de uma tradição de mais de 100 anos atrás. Com a vinda dos microfones, os cantores puderam experimentar outras formas de cantar, aproveitando mais os elementos de articulação do texto, pronúncias sutis. Então, interessava ao João Gilberto cantar baixinho: 1. era uma maneira de se diferenciar de todos os outros cantores da época; 2. propunha uma nova relação com a escuta, valorizando o silêncio na música. Muitos diziam que ele era desafinado, ou não tinha voz para cantar, mas era apenas um novo jeito de se expressar cantando, e ele fazia isso porque tinha a intenção de que o público pudesse ouvir sutilezas da sua interpretação.
  6. Peça aos alunos agora, que tentem cantar a música em grupo, contanto que seja bem baixinho para que o cantor não abandone o palco! Ensine aos alunos o primeiro trecho da música e cante algumas vezes até memorizarem:

"O pato vinha cantando alegremente, quén quén

Quando o marreco sorridente pediu

Para entrar também no samba, no samba, no samba

O ganso gostou da dupla e fez também, quén quén

Olhou para o cisne e disse assim, vem vem

Que o quarteto ficará bem

Muito bom, muito bem"

Dica:

         Para dinamizar o ´ensaio´ peça para os alunos cantarem em pequenos grupos. Cada grupo pode cantar uma frase que deverá ser completada pelo outro grupo. Proponha variações de timbre, dinâmicas. As crianças acham divertido poder brincar com o material musical apresentado a elas sem necessariamente 'respeitar' uma única maneira de cantar. Permita que explorem e criem novas possibilidades de cantar o trecho. Uma outra ideia interessante pode ser caracterizar o personagem: uma roupa bem formal, um banquinho, o violão, apoio de pés. Crie o clima de um concerto e brinque pedindo silêncio aos alunos quando for interrompido para que a partir daí possa ir lançando mão das questões conceituais descritas nas etapas acima.           

                  

Atividade 2

         Agora, apresente aos alunos a canção 'O Pato' cantada por João Gilberto: http://www.youtube.com/watch?v=HKdSGHM1CTc&feature=fvst  

João Gilberto - http://bp1.blogger.com/_6i2W5cmGhMw/Rd24Mrysf6I/AAAAAAAAAE4/ykG8SnmH1_8/s320/jo%C3%A3o+gilberto.jpg 

         Observe se os alunos conseguem identificar os elementos que experimentaram anteriormente com a brincadeira na primeira parte da música, como por exemplo: o modo de cantar baixinho, a pronúncia das palavras, etc. Se possível mostre a foto mais recente do cantor.

         A análise do vídeo pode ser conduzida por meio de perguntas problematizadoras. Algumas sugestões:

  1. Conseguem identificar os elementos que experimentamos no início da aula? Quais? Por exemplo: cantar baixinho, a preocupação com a pronúncia das palavras, cantar a música repetidas vezes e de forma diferente, etc.
  2. Observam elementos expressivos na voz? (dinâmica, acentuações), expressões faciais?
  3. Percebem os elementos não verbais? Vestimenta, postura corporal?
  4. De que forma imaginam que o público esteja? Vestidos como? Com que postura?
  5. Identificam o gênero/estilo musical? Comente brevemente sobre o fato de João Gilberto ser marcado como inaugurador do movimento conhecido como "Bossa Nova", que representava uma nova corrente musical surgida na segunda metade da década de 50. Demonstre aos alunos ao vivo ou no próprio vídeo, a 'batida' de violão característica utilizada por João Gilberto no acompanhamento. Experimente acompanhar a canção com outros acompanhamentos rítmicos para que seja melhor evidenciadas as especificidades da rítmica de bossa-nova.

         Cante com os alunos o restante da música, buscando a compreensão da história e seus personagens:

"Na beira da lagoa

Foram ensaiar para começar

O tico-tico no fubá

A voz do pato era mesmo um desacato

Jogo de cena com o ganso era mato

Mas eu gostei do final quando caíram n´água

Ensaiando o vocal

Quen, quen, quen, quen

Quen, quen, quen

Quen, quen, quen, quen"

Atividade 3 - Criação

João Gilberto - Capa de disco -  http://www.bossa.net/JoaoGilberto.jpg 

         Professor(a), nesta terceira e última etapa da aula proponha aos alunos um exercício de interpretação musical:

  1. Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos.
  2. Proponha que cada grupo componha livremente uma canção utilizando personagens e dando nome a eles. A música deve narrar uma história.
  3. Em seguida estimule os alunos a aprontarem três interpretações diferentes da música. Sugira como possibilidade de variações: dinâmicas, timbre vocal, estilo rítmico, variações melódicas, postura corporal, etc.
  4. Organize um 'recital' em que os alunos possam apresentar suas produções e elaborar comentários críticos a respeito de seus trabalhos e dos colegas.
  5. Estabeleça na conversa final uma relação entre o processo de pesquisa de interpretações por parte dos alunos com a investigação musical de João Gilberto. Pontos em comum? Pontos diferentes?

Recursos Complementares

Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/ 

Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/  

Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin -  http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false

Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão -  http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false           

Link 6 - Letra e cifra de "O Pato" - http://www.cifraclub.com.br/joao-gilberto/o-pato/  

Link 7 - Mosaicos - João Gilberto - parte 01 - http://www.youtube.com/watch?v=qiEycC4mFRY&feature=related   

Link 8 - Mosaicos - João Gilberto - parte 02 - http://www.youtube.com/watch?v=SRBHMMhf5ZQ&feature=fvw    

Link 9 - Mosaicos - João Gilberto - parte 03 - http://www.youtube.com/watch?v=9q8QmbvYTfU&feature=related    

Link 10 - Mosaicos - João Gilberto - parte 04 - http://www.youtube.com/watch?v=_qGmlRl4cNw&feature=related    

Link 11 - Mosaicos - João Gilberto - parte 05 - http://www.youtube.com/watch?v=6eNDLwSusaI&feature=related   

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  • Conheceram um pouco sobre o movimento Bossa-Nova?
  • Vivenciaram por meio de uma atividade prática a canção "O Pato"?
  • Cantaram a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas? Desenvolveram uma composição a partir do questionamento proposto?
  • Houve curiosidade e entusiasmo pela aula? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
  • Criaram músicas com temática livre e desenvolveram 3 interpretações diferentes?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.