01/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg
Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.
Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.
Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.
João Gilberto - http://www.attambur.com/Imagens0/Banco31/JoaoGilberto1m.jpg
Professor(a), inicie a aula cantando a canção "O Pato", de Jayme Silva e Neuza Teixeira. Se for possível, utilize algum instrumento harmônico para acompanhamento.
Letra completa e cifra de "O pato", vide link 6 em Recursos Complementares.
Esta dinâmica inicial consiste em cantar a música, remetendo a elementos presentes no processo de pesquisa de João Gilberto para a interpretação da música. Sobre João Gilberto, vide links 7, 8, 9, 10 e 11 em Recursos Complementares.
Estes conceitos podem ser apresentados como uma brincadeira performática proposta da seguinte maneira:
"O pato vinha cantando alegremente, quén quén
Quando o marreco sorridente pediu
Para entrar também no samba, no samba, no samba
O ganso gostou da dupla e fez também, quén quén
Olhou para o cisne e disse assim, vem vem
Que o quarteto ficará bem
Muito bom, muito bem"
Para dinamizar o ´ensaio´ peça para os alunos cantarem em pequenos grupos. Cada grupo pode cantar uma frase que deverá ser completada pelo outro grupo. Proponha variações de timbre, dinâmicas. As crianças acham divertido poder brincar com o material musical apresentado a elas sem necessariamente 'respeitar' uma única maneira de cantar. Permita que explorem e criem novas possibilidades de cantar o trecho. Uma outra ideia interessante pode ser caracterizar o personagem: uma roupa bem formal, um banquinho, o violão, apoio de pés. Crie o clima de um concerto e brinque pedindo silêncio aos alunos quando for interrompido para que a partir daí possa ir lançando mão das questões conceituais descritas nas etapas acima.
Agora, apresente aos alunos a canção 'O Pato' cantada por João Gilberto: http://www.youtube.com/watch?v=HKdSGHM1CTc&feature=fvst
João Gilberto - http://bp1.blogger.com/_6i2W5cmGhMw/Rd24Mrysf6I/AAAAAAAAAE4/ykG8SnmH1_8/s320/jo%C3%A3o+gilberto.jpg
Observe se os alunos conseguem identificar os elementos que experimentaram anteriormente com a brincadeira na primeira parte da música, como por exemplo: o modo de cantar baixinho, a pronúncia das palavras, etc. Se possível mostre a foto mais recente do cantor.
A análise do vídeo pode ser conduzida por meio de perguntas problematizadoras. Algumas sugestões:
Cante com os alunos o restante da música, buscando a compreensão da história e seus personagens:
"Na beira da lagoa
Foram ensaiar para começar
O tico-tico no fubá
A voz do pato era mesmo um desacato
Jogo de cena com o ganso era mato
Mas eu gostei do final quando caíram n´água
Ensaiando o vocal
Quen, quen, quen, quen
Quen, quen, quen
Quen, quen, quen, quen"
João Gilberto - Capa de disco - http://www.bossa.net/JoaoGilberto.jpg
Professor(a), nesta terceira e última etapa da aula proponha aos alunos um exercício de interpretação musical:
Link 1 - Discos do Brasil - referências discográficas - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Dicionário Cravo Albin de música brasileira - http://www.dicionariompb.com.br/
Link 3 - MPB: Caminhos da arte brasileira mais reconhecida no mundo - Roberto M. Moura - http://books.google.com.br/books?id=6dzlj1bvBy8C&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false
Link 4 - O livro de ouro da MPB - Ricardo Cravo Albin - http://books.google.com.br/books?id=r-Pxlu1AKrQC&printsec=frontcover&dq=mpb&hl=pt-BR&ei=re28TLWmHoWKlwfs_I25DQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false
Link 5 - História Social da Música Popular Brasileira - José Ramos Tinhorão - http://books.google.com.br/books?id=8qbjll0LmbwC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 6 - Letra e cifra de "O Pato" - http://www.cifraclub.com.br/joao-gilberto/o-pato/
Link 7 - Mosaicos - João Gilberto - parte 01 - http://www.youtube.com/watch?v=qiEycC4mFRY&feature=related
Link 8 - Mosaicos - João Gilberto - parte 02 - http://www.youtube.com/watch?v=SRBHMMhf5ZQ&feature=fvw
Link 9 - Mosaicos - João Gilberto - parte 03 - http://www.youtube.com/watch?v=9q8QmbvYTfU&feature=related
Link 10 - Mosaicos - João Gilberto - parte 04 - http://www.youtube.com/watch?v=_qGmlRl4cNw&feature=related
Link 11 - Mosaicos - João Gilberto - parte 05 - http://www.youtube.com/watch?v=6eNDLwSusaI&feature=related
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!