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Relação entre imagem e ação corporal / Ensino Especial

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Agir corporalmente de acordo com figuras, formações apresentadas;

- Estabelecer a relação entre a imagem e ação;

- Criar estratégias de ação motora para resolução de situações diferenciadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Imagens que representem o corpo humano e um lençol.

Atividade 1: Imagem que corresponde.

Material: Imagens de partes do corpo.

Descrição da atividade: Com algumas imagens o professor deverá explicar aos alunos que eles deverão unir a parte do corpo relativa a que apresentar. Quando o professor apresentar somente uma imagem de nariz, as crianças deverão unir nariz com nariz. Se o professor levantar duas imagens contendo perna e cabeça, os alunos deverão unir as duas partes e assim por diante. O professor poderá levantar mais figuras de modo que as crianças se organizem em grupos para poderem juntar as partes do corpo de acordo com as imagens apresentadas.

  Figura 1: Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/head%20and%20shoulders.jpg 

acesso em: 27.08.10.

Atividade 2: Sombra chinesas.

Material: Lençol.

Descrição da atividade: O professor colocará algumas crianças atrás de um lençol, onde haverá uma luz refletindo sua sombra. A turma ficará  na frente do lençol de modo que consigam ver as sombras dos alunos escolhidos refletidas no lençol. Os alunos atrás do lençol deverão fazer movimentos que simbolizem personagens, animais entre outros elementos do conhecimento destes, podendo ser executado em conjunto ou individualmente. Depois de um tempo apresentando as silhuetas no lençol, o professor poderá usar o recurso para contar uma história onde as crianças deverão representar os personagens contidos na mesma.

  Figura 2: Disponível em: http://www.ongepifania.kit.net/sombras1.jpg 

acesso em: 27.08.10.

Atividade 3: Siga o Mestre.

Descrição da atividade: O professor poderá primeiro demonstrar a atividade, onde eles deverão observar o  gesto do professor e imitar a sua ação. O professor poderá fazer caretas, pular de um pé só, correr para a esquerda, direita, bater palmas, cantar uma música, correr, saltitar, olhar para cima, para baixo, andar de cócoras, entre outros. Depois de um tempo, o professor escolherá um aluno que deverá fazer os movimentos e todo o grupo deverá imitá-lo.

Figura 3: Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_rPNN1RRB12Q/R8QpCyICC5I/AAAAAAAAHLI/l8_AFAzrb6E/s320/romaria%2520dos%2520 

acesso em: 27.08.10.

Sabemos que... a criança hiperativa mostra um grau de atividade maior que outras crianças da mesma faixa etária, ou seja, há um grau de atividade motora que é padrão em crianças-que não é hiperatividade patológica. A diferença é que a criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos em relação às outras crianças, mostrando dificuldade em manter a atenção concentrada, impulsividade e ansiedade, inquietação, euforia e distração frequentes que podem significar mais do que uma fase na vida da mesma. Sendo assim, cabe ao professor conhecer as características individuais de cada aluno, a fim de buscar uma melhor adequação dos recursos pedagógicos, na intenção de diminuir as tensões entre os atores desse processo. Percebe-se assim a necessidade de oferecer a você professor  orientações diferenciadas para lidar com hiperativos.

Algumas dicas então...

- proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e se possível, fazer com que os colegas tenham a mesma postura;

- adapte as suas expectativas quanto a criança, levando em consideração as dificuldades e inabilidades decorrentes do TDAH;

-proporcione exercícios de consciência e apropriação de hábitos sociais da comunidade. Avaliação frequente sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante;

- coloque limites claros e objetivos; tenha uma atitude disciplinar equilibrada.

Referências: 

Awad, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 3ª Edição. Jundiaí: Editora Fontoura, 2008.

Godall, Teresa; Hospital, Anna: 150 Propostas de Atividades Motoras para a Educação Infantil. Editora Artmed: Porto Alegre, 2004.

Recursos Complementares

Jogo das sombras

Neste jogo, está disposto as sombras que correspondem ao seu objeto ou pessoa de fato, percebendo qual é a imitação semelhante da figura do lado direito. O aluno deverá clicar na imagem e levar até a sua sombra correspondente.

Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/redireciona.html?titulo=Jogo%20das%20Sombras&url=http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Jogos/jogo_das_sombras.swf  

acesso em: 27.08.10.

Avaliação

O aluno será avaliado no decorrer das atividades, onde o professor deverá ficar atento se consegue representar as formas, as figuras dispostas e se  compreende o que está imitando ou representando.

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