Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O desmatamento da agricultura

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os possíveis problemas ocasionados pela agricultura.
  • Discutir sobre o aumento da população e o desmatamento de áreas florestais e a agricultura.
  • Provocar um debate a respeito dos hábitos alimentares da população brasileira.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor utilize o texto abaixo para iniciar a discussão do assunto proposto para esta aula. Distribua uma cópia para cada aluno, faça a leitura em sala de aula e proponha um debate com os alunos a respeito dos pontos positivos e negativos.

Os impactos da agricultura

A produção de alimentos é um dos maiores desafios do mundo moderno. A agricultura hoje produz alimentos para uma população estimada em 6,5 bilhões de pessoas em todo o planeta.

O crescimento populacional excessivo tem feito com que o ser humano consuma quase tudo aquilo que o planeta tem para oferecer. Com uma população tão grande, é quase utópico imaginarmos uma produção de alimentos suficiente e sem impacto algum.

Os impactos causados pelo ser humano são muitos, mas é possível reduzi-los. O ideal é que daqui a algum tempo, os nossos estudos e pesquisas consigam descobrir uma forma de produzir alimentos de forma eficiente e sem impactos no meio-ambiente.

Impactos gerados pela agricultura:

Para que possamos buscar solução aos problemas do mundo moderno, precisamos conhecer ao menos os maiores impactos causados pela atividade de maior impacto no meio-ambiente: a agricultura. Por isso, nós listamos aqui alguns dos principais impactos da agricultura:  

Desmatamento – a derrubada de matas originais, inevitável devido ao crescimento populacional demasiado, vem sendo a causa dos maiores impactos ambientais.

Erosão – é a perda de solo causada pela associação do uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Essa perda está retirando todas as camadas superiores do solo, chegando até as rochas, tornando o solo não-agricultável. Além disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazão e qualidade da água.

Perda de biodiversidade – as espécies formadas durante muitos milhares de anos estão simplesmente desaparecendo com o desmatamento. Essas espécies podem ser necessárias para a produção de medicamentos no futuro.

Esgotamento da água doce – muito se enganam os que pensam que o consumo doméstico gera os maiores gastos de água. Mais de 60% da água doce é utilizada na irrigação de campos agrícolas.

Poluição atmosférica – por mais que a produção de material vegetal capture carbono da atmosfera, o carbono liberado por atividades relacionadas supera a quantidade capturada. Esse carbono é liberado pela queima de diesel dos tratores, produção de fertilizantes e defensivos agrícolas, além da decomposição de restos de cultura.   

Poluição de águas – o uso descontrolado de adubos e defensivos agrícolas vem causando sérios problemas de contaminação de águas por resíduos e materiais lixiviados no solo, que podem causar problemas inclusive com a eutrofização e contaminação de águas potáveis.

Desertificação – O uso inadequado do solo, hoje liderado pela produção de gado e outros animais, vem desgastando os solos de forma espantosa, tornando-os quase totalmente inférteis. Isso vem fazendo com que quase nenhuma planta consiga sobreviver em muitas dessas áreas, tornando-as desertas. Esse processo, infelizmente, é irreversível.

Destruição de mananciais – o avanço da agricultura sobre as matas nativas causa destruição das nascentes, por soterramento, impermeabilização, entre outros fatores.

Geração de resíduos – a produção animal é uma das maiores causas da geração de resíduos, principalmente devido às fezes animais geradas em animais criados em confinamento. As fezes dos porcos (chamadas de chorume de porco), as fezes de frango (chamadas de cama de frango), entre outras, estão dentre as principais poluidoras de ambientes rurais. Existem muitos outros impactos ambientais que a agricultura, assim como toda permanência do homem, causa. Conhecendo esses problemas, busquem novas soluções para nosso futuro. O nosso planeta depende disso.  

Texto disponível em http://www.cultivando.com.br/saude_meio_ambiente_agricultura_sustentavel_impactos_agricultura.html 

A interdisciplinaridade poderá acontecer abordando esse assunto da seguinte forma:

Português: Construção e interpretação de textos, leitura de livros voltados a essa temática;

Matemática: Calcular a área do desmatamento, trabalhar estatística e probabilidade etc.

História: Ocorrência histórica do desmatamento em várias regiões brasileiras;

Geografia: O professor poderá trabalhar com mapas geográficos, explorando a localização dos estados que possuem áreas desmatadas. Importante também é trabalhar a respeito do ciclo político e econômico que envolve estas áreas;

Atividade 1

Esta atividade poderá ser trabalhada na própria sala de aula. O professor deverá disponibilizar as duas imagens selecionadas para esta atividade e pedir a cada aluno para descrever o que a figura está representando. Depois que todos os alunos fizerem as suas considerações, eles deverão socializar as suas anotações com a classe. Esta atividade visa trabalhar a criticidade dos alunos, por meio das opiniões que eles irão expor.

Imagem disponível em http://2.bp.blogspot.com/_aJT3I8ICB-8/S_GTu0WXh8I/AAAAAAAAA1A/vT6qczU1U9k/s1600/serie-do-mes-desmatamento-turcius-sex-23.jpg 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem disponível em http://www.medioparaiba.com.br/blog/administracao/files/Image/charges/charge10ok.jpg 

________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2

As figuras abaixo  demonstram alguns dados a respeito do índice do desmatamento em determinadas regiões do Brasil. Com esta atividade, os alunos poderão aprender e reconhecer as figuras como fontes preciosas de informações para o entendimento de um conhecimento. É importante que os alunos vivenciem situações de comparação das informações representadas em diferentes tipos de recursos, estabelecendo assim, relações entre fenômenos variados. O professor deverá pedir que formem grupos com 3 alunos para trabalhar esta atividade. Logo após a formação do grupo, eles deverão analisar as duas imagens disponibilizadas pelo professor e responderem as perguntas relacionadas abaixo.

Imagem disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u427439.shtml 

Imagem disponível em http://www.portalbrasil.net/images/mapabrasil_agricultura.gif 

1) Qual a grande finalidade do desmatamento no Brasil?

2) Por que no estado do Mato Grosso está concentrada a maior área desmatada em km2   no Brasil?

3) Diferencie Policultura de Monocultura.

4) De acordo com o mapa, qual a maior atividade exploratória que contribui para o desmatamento na região onde você mora? Por que isto acontece?

5) O que a criação de gado tem a ver com o desmatamento ocasionado pela prática agrícola?

6) Você concorda com a frase seguinte: "Para alimentar a população deve-se desmatar para plantar". Explique.

Atividade 3

Esta atividade apresenta uma proposta do uso da charge em sala de aula. A charge utilizada como recurso pedagógico é uma opção para inserir o conteúdo em sala, pois, o desenho aproxima o leitor  da ideia que o autor espera que haja uma reflexão, além de ser uma linguagem de fácil entendimento, divertida e estimulante. Com isso, vamos utilizar esta charge como uma ferramenta e/ou estratégia de ensino para abordar de forma divertida uma questão tão séria que é o desmatamento no Brasil.  

Observe a charge abaixo e responda as questões propostas:

Imagem disponível em http://www.ivancabral.com/2008/06/desmatamento.html 

1) Para você, qual a mensagem que a charge deseja passar para o leitor?

2) Quais são os possíveis efeitos do desmatamento para o planeta.

3) Desenvolva uma charge com o enfoque de denunciar o desmatamento no Brasil. Logo após o desenho, apresente para a sala e faça as suas considerações que achar necessário.

4) Faça um texto relacionando a discussão que aconteceu nesta aula e socialize com a turma em sala de aula.

Sugestão de leitura

Livro: Florestas: desmatamento e destruição

Autor: Maria Eliza Marcondes Helene

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade. Serão avaliadas as produções escritas, a participação nos debates em sala e a proposta da elaboração da charge.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marcela Coelho, Colégio Módulo , São Paulo - disse:
    cela_vasconcelos1@hotmail.com

    07/08/2013

    Cinco estrelas

    Otimo ! Eu entendi tudo e ainda mais conseguir resumir para meu trabalho.


  • ana, Escola E. Padre Lázaro Menezez , Minas Gerais - disse:
    aninhafonseca1002@hotmail.com

    23/05/2013

    Quatro estrelas

    Adorei.Sou professora do 4°ano do ciclo complementar na zon rural, é dificil encontrar tuto do jeito que o planejamento anual pede.Aqui o material e pouco para trabalhar.O seu trabalho com certeza irá me ajudar muito.É excelente. Parabéns.


  • kathleen, cruz , Ceará - disse:
    kathleen.osana1@gmail.com

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    muito excelente esta aula consegui fazer meu trabalho de escola e ainda aprendi muitas coisas legais


  • rrenan, "major juvenal alvim" , São Paulo - disse:
    rrenan_rodrigues@hotmail.com

    10/05/2012

    Cinco estrelas

    minha professora de geografia passou esse texto para nós e até copiou algumas perguntas!


  • Elizabethe, colegio Santo Agostinho , Minas Gerais - disse:
    bethegda@hotmail.com

    03/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, esta de parabéns este e um assunto que devemos abordar em qualquer situação. o desmatamento, e a falta de conscientizaçao da população. o planeta esta pedindo socorro. vamos pensar em nossas crianças, vamos deixar um mundo melhor pra eles. e isso só vamos conseguir dando-lhes uma boa educação, ensinando a preservar a natureza, não poluindo os rios, jogando lixo no lixo ou reciclando, estudando e respeitando os direito de cada um.


  • Rosecléa Carpenedo, BAIRRO ITAIPU E E DO E FUND , Paraná - disse:
    rosecleacarpenedo@yahoo.com.br

    29/11/2010

    Quatro estrelas

    Achei o assunto bem pertinente e diversificado. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.