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Como acabar com o planeta sem sair de casa

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Denunciar algumas ações humanas que contribuem para a destruição do planeta.
  • Discutir sobre o aumento exagerado do consumo dos recursos naturais do planeta.
  • Identificar algumas possíveis contribuições de nossa parte para minimizar os impactos ambientais.
Duração das atividades
1 a 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, as atividades relacionadas para esta aula têm como principal objetivo discutir as ações humanas que prejudicam a sustentabilidade do planeta Terra. Espera-se que as atividades e debates que pretendemos estabelecer durante as atividades contribuam para reflexões individuais e coletivas dos alunos. Esta aula poderá estabelecer uma interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento como:

Português: Construção e interpretação de textos, leitura de livros voltados a essa temática.

Matemática: Demonstrar por meio de gráficos, tabelas e outros recursos matemáticos as consequências das ações humanas no planeta.

História: A historicidade das práticas de consumo de produtos no Brasil.

Geografia: O professor poderá trabalhar com mapas geográficos, explorando a localização dos estados com maior índice de consumo e áreas necessidades de cuidados. Importante também é trabalhar a respeito do ciclo político e econômico que envolve estas áreas.

Atividade 1

Este texto deverá ser entregue para cada aluno. O professor deverá fazer a leitura em sala, propiciando um debate caloroso com os alunos de acordo com o assunto proposto no texto. Professor é muito importante deixar os alunos exporem as opiniões, neste primeiro momento escute-os.

"Consumo Consciente", por Sheila Raposo

Economizar água e energia e comprar produtos ecológicos são algumas das maneiras de contribuir com a preservação ambiental. Quanto custa economizar recursos naturais? Alguns torcem o nariz diante da pergunta. Acreditam que ser ecologicamente correto é o mesmo que ser chato. Mas é possível se preocupar com a natureza sem precisar apedrejar restaurantes de fast food ou atacar dondocas envoltas em casacos de pele. Há dicas simples que tanto ajudam a preservar o meio ambiente quanto aliviam o bolso de quem as segue.

Umas requerem apenas mudanças de hábito; outras dependem de investimento financeiro inicial. Diminuir o tempo de banho, por exemplo, é uma das dicas que exigem somente vontade própria. O indivíduo que toma essa decisão - embora o faça sem a intenção primeira de preservar água para os netinhos, e sim de reduzir as infladas contas de água e luz da casa -, age em pró da economia de recursos hídricos. É um ''involuntário'' na campanha contra um futuro desprovido do precioso líquido. Já aquele que se recusa a comprar hortaliças, legumes e frutas cultivadas com agrotóxicos e não leva para casa produtos de madeira (como lápis e prendedores de roupa) que não tenham sido fabricados com matéria-prima proveniente de reflorestamento é um consumidor ecológico nato. ''Há poucos com esse perfil'', observa Lester Izaac, coordenador do projeto Salve o Planeta, especializado em consultoria ambiental e divulgação de empresas que aliam iniciativas comerciais à preservação da natureza. ''A maioria pensa apenas no próprio umbigo'', acrescenta Lester. ''Por isso o apelo econômico é necessário'', argumenta o engenheiro Marco Aurélio Branco Gonçalves, do grupo gestor do programa Entulho Limpo, voltado para a redução do impacto ambiental causado pelo setor da construção civil no Distrito Federal. Ou seja, se é bom para o bolso, o consumidor adere. Mas nem todos se movem apenas pela possibilidade de lucro. A advogada Wanda Morbeck, 52 anos, é uma dessas pessoas. Produtos biodegradáveis, vegetais sem agrotóxicos e carnes sem hormônios são algumas escolhas da consumidora na hora de fazer as compras de casa. Desde 1994, Wanda procura o consumo sustentável, seja na alimentação, na limpeza doméstica ou nos cuidados com a beleza. Além disso, dá palestras e participa de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente. ''Sou uma garota-propaganda da natureza'', define-se. Há várias outras formas de economizar recursos naturais, como trocar a energia elétrica por energia solar para aquecer a água; usar eletrodomésticos com o selo Procel de qualidade, que garante maior eficiência energética; instalar dispositivos de economia de água no chuveiro ou na torneira e até mesmo escolherem móveis e piso de madeira de forma ecológica, como o piso de eucalipto. ''Em Brasília, ainda não há interesse'', diz Marco Antônio de Lacerda, gerente da loja de pisos Raspatac. ''No entanto, a mudança será inevitável. As madeiras mais procuradas estão se esgotando''.

Produtos verdes

Falta informação, segundo atesta a arquiteta Jane Godoy. Para ela, a consciência ecológica do consumidor não é forte porque ele ainda não foi educado para isso. ''Poucas pessoas pedem um projeto de arquitetura ou decoração harmonizado com o meio ambiente'', observa. A arquiteta lembra que há no mercado opções de madeira alternativa e de produtos de fibra natural. ''O que falta é uma procura maior'', conclui.

O cuidado com a natureza também pode ser um meio de melhorar a vida de comunidades carentes. Como a do município de Cajueiro (AL), onde 80 pessoas trabalham em esquema de cooperativa na Bambuzeria Capricho, transformando bambus em utensílios domésticos. As peças feitas com o material são duráveis, resistentes e 100% biodegradáveis. ''Trabalhamos com bambus retirados de uma área de três hectares e já temos mais oito hectares plantados'', diz Patrícia Silva, secretária da Capricho. Móveis e peças de decoração também são produzidos pela cooperativa, mas o carro-chefe são os cabides. Por mês, são produzidos cinco mil peças do tipo. Em Brasília, ainda não há revendedoras dos produtos da bambuzeria. Seja um cabide, uma hortaliça ou mesmo um eletrodoméstico, quando o consumidor prefere produtos ecologicamente corretos (ou ''verdes'') torna-se interessante, para as indústrias e fábricas, produzir, investir e distribuir este tipo de produto. E aí forma-se o ciclo: ganham o meio ambiente, o comércio e o consumidor.

Texto disponível em http://www.salveoplaneta.com.br/art_01.htm  

Após a leitura e debate a respeito do assunto, peça a cada aluno que responda as questões dispostas abaixo:

1)O texto aborda algumas maneiras de preservar o meio ambiente. Cite algumas maneiras que você utiliza para contribuir com a preservação ambiental.

2) Escreva algumas dicas que tanto ajudam a preservar o meio ambiente quanto aliviam o bolso de quem as segue.

3) O que é um consumidor ecológico?

4) Explique a frase: "Em relação a preservação do meio ambiente, o homem só pensa no próprio umbigo".

5) Como podemos ajudar a preservar os recursos naturais do planeta sem sair de casa?

6) Analise a frase: "Seja um cabide, uma hortaliça ou mesmo um eletrodoméstico, quando o consumidor prefere produtos ecologicamente corretos (ou ''verdes'') torna-se interessante, para as indústrias e fábricas, produzir, investir e distribuir este tipo de produto. E aí forma-se o ciclo: ganham o meio ambiente, o comércio e o consumidor".Você concorda com esta afirmativa? Explique.

Atividade 2

Professor, inicie a aula fazendo referência em relação as ações do homem no planeta Terra. Discuta com os alunos como o homem vem prejudicando o meio ambiente e de que forma podemos diminuir o nosso impacto na natureza. Proponha aos alunos uma reflexão a respeito do seu hábito diário e como estes hábitos colaboram para a destruição do planeta.

Logo após a discussão inicial, proponha aos alunos que descubra a sua pegada ecológica.

A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, um ecologista e professor canadiano da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicaram o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth. A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações. A pegada ecológica de uma população tecnologicamente avançada é, em geral, maior do que a de uma população subdesenvolvida.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pegada_ecol%C3%B3gica 

O professor deverá reservar o laboratório de informática para esta atividade, se a escola não possuir um laboratório de informática faz-se necessário que o professor imprima o teste e entregue aos alunos para eles responderem. Logo após o teste, os alunos deverão discutir os seus resultados entre si. Espera-se que cada aluno reflita em relação a sua pegada ecológica.

O teste está disponível no site do WWF no seguinte endereço http://www.pegadaecologica.org.br/  

Atividade 3

Professor, esta atividade poderá ser feita individual ou coletivamente em sala de aula. Os alunos deverão listar uma série de práticas que poderão ser mudadas em seu cotidiano em relação aos itens listados no quadro abaixo. Esta atividade tem como objetivo propiciar reflexões aos alunos no que se refere a sua permanência no planeta Terra.

Práticas que ajudam a diminuir a sua Pegada Ecológica

Alimentação

Hábitos

Consumo

Moradia

Transporte

Para saber um pouco mais acesse o relatório planeta vivo 2010 disponível em http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/08out10_planetavivo_relatorio2010_completo_n9.pdf 

Sugestão de leitura

Disponível em http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/08out10_planetavivo_relatorio2010_completo_n9.pdf

Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/online/planetaagua.pdf 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade. Serão avaliadas as produções escritas e a participação nos debates em sala, principalmente a elaboração e apresentação das atividades sugeridas.

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