Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte e meio ambiente: o montanhismo e sua prática.

 

12/12/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o que vem a ser esporte radical ou de aventura tendo em vista o imaginário social do homem;
  • Situar o montanhismo no contexto de reconhecimento e de possibilidade de conscientização de preservação do meio ambiente integrado ao homem e ao movimento;
  • Identificar os diversos esportes radicais ou de aventura que se relaciona diretamente com a prática do montanhismo e suas contribuições ao tema meio ambiente.
Duração das atividades
Duração da aula: 100 minutos ou duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O montanhismo surgiu pela necessidade de povos antigos em se deslocar por geografias acidentadas ou até mesmo migrar de um ligar para outro. Muitas vezes grandes montanhas ou pedras eram obstáculos a serem vencidos.

A primeira atividade proposta nesta aula tem como objetivo destacar um dos princípios básico do montanhismo: cada metro de escalada ou caminhada é conquistada planejada cuidadosamente, evitando que um passo em falso não faça a aventura retroceder passos já conquistados.

Descrição da atividade: o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos; cada grupo formado terá duas folhas grandes de jornal; os alunos terão que vencer uma distância determinada pelo professor obrigatoriamente pisando sobre as folhas de jornal; os grupos devem revezar as folhas de jornal no chão para que possam progredir e conquistar a distância estabelecida; todos os membros do grupo devem estar sobre a folha de jornal; a folha de jornal só poderá ser colocada a frente da outro após todos os alunos do grupo estiverem saídos de cima dela; vence o grupo que chegar primeiro ao final do percurso estabelecido (segui imagem ilustrativa).

Obs.: A distância fica a critério do professor e será estabelecida pelos cones (triângulos em vermelho na figura).

Atividade 2

Caracterizando os apoios usados para escalar uma pedra pequena ou uma parede, propor que os alunos subam literalmente um em cima do outro para alcançar um objeto dependurado na sexta de basquete. O professor deverá amarrar uma corda na sexta de basquete e um lenço (ou objeto equivalente); manter os mesmos grupos criados na atividade anterior; os grupos deverão escolher os alunos que ficaram de base e aquele que subirá para alcançar o objeto; o aluno que irá subir poderá se apoiar nos colegas e na corda que foi amarrada pelo professor; vence o grupo que gastar menos tempo para subir, apanhar o lenço e descer de volta (ver imagem a seguir).

A prática da escalada nas montanhas pelo mundo é bem antiga. No início os praticantes não tinham a preocupação em preservar as vias (assim é chamado os caminhos utilizados por montanhista para subir montanhas ou pedras), deixando para trás objetos (instrumentos inutilizados: como grampos), lixos e buracos nas pedras. Com o tempo os esportistas foram percebendo que essa postura dificultava, ou até mesmo comprometia a prática da escalada em certos lugares (que ficavam demasiadamente poluídos pela prática da escalada e principalmente com o aumento do turismo). Iniciaram então uma política de preservação das vias e conjuntamente com o meio (as matas e montanhas em volta da vias), consolidando a união dos esportes radicais ou de aventura com a ecologia.

Atividade 3

Corrida do saco. Identificando a prática do trekking, caminhar por trilhas em grupos (ou sozinho) de forma organizada e sincronizada, o professor deverá:

  1. Manter os grupos formados na atividade 1;
  2. A cada grupo será entregue três sacos grandes (referência: corrida do saco);
  3. Os sacos unirão os alunos da seguinte forma: o primeiro aluno colocará a perna esquerda dentro do saco junto com a perna direita do segundo aluno; o segundo aluno colocará a perna esquerda no saco junto com a perna direita do terceiro aluno; e o terceiro fará o mesmo com o quarto;
  4. Os grupos deverão se deslocar por uma distância, pré - estabelecida pelo professor, desviando dos cones, fazendo ziguezague e vencendo o grupo que chegar primeiro (caso o professor tenha dificuldade de juntar vários sacos para realizar essa atividade, ele pode optar por fazer grupo a grupo, registrando os tempos e vencendo a equipe que obter o menor tempo).

Atividade 4

Propor a vivência de um circuito que reunirá as habilidades do montanhismo e consciência ecológica vivenciadas nas atividades anteriores. O Professor deverá (observe a figura):

  1. Manter os grupos formados na atividade 1;
  2. Organizar o circuito como mostra a figura: ele inicia com a atividade do revezamento do jornal (atividade 1); segue com a atividade da corda amarrada na sexta de basquete (atividade 2); e finaliza com a corrida do saco (atividade 3);
  3. Para que os alunos sejam vitoriosos eles terão que durante o circuito resgatar o lixo que estará espalhado pelo chão (representado pelas estrelas vermelhas na figura). O professor deverá distribuir uma sacola para cada grupo onde deverão colocar o lixo;
  4. Vence a equipe que concluir o circuito em menor tempo e recolher todos os lixos espalhados pelo chão. Será somado ao tempo total dos grupos 10 segundos a cada lixo (estrela vermelha) que for deixado no chão.

Obs.: O lixo poderá ser representado por qualquer objeto ou material que o professor tenha em grande quantidade e que, também, possa ser colocado em uma sacola.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos identificaram e compreenderam o conceito sobre esportes radicas ou de aventura através de uma conversa com questionamentos sobre assuntos trabalhados nesta aula;
  • Verificar se os alunos compreenderam a relação existente entre a prática do montanhismo e os estudos realizados sobre a ecologia, levando em consideração a realidade local dos alunos analisando ou baseando-se nas argumentações dos alunos durante as atividades propostas nesta aula;
  • Pedir que os alunos apontem os esportes que se relacionam com o montanhismo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.