22/11/2010
Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Primeiro Objetivo
Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos;
Segundo Objetivo
Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê.
Todo ser vivo tem um ciclo vital, que se inicia ao nascer e se finda com a morte.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop do projeto UCA, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
A reprodução dos animais deve ser estudada de forma comparativa, envolvendo outras discussões, como o desenvolvimento dos filhotes, a alimentação e o cuidado com a prole, os rituais de acasalamento, as épocas de cio, o tempo de gestação, o tempo de vida e as fases do desenvolvimento. Isso é importante para as crianças perceberem que a reprodução garante a vida no ambiente e que, para o ser humano, além da capacidade reprodutiva, a sexualidade é vista como um elemento de realização pessoal, afetiva e social.
Nessa aula destacamos o estudo da reprodução humana o que permite às crianças um maior conhecimento do próprio corpo. A abordagem a ser feita privilegia as crianças dos três primeiros anos do ensino fundamental. Por isso o tema será abordado privilegiando as informações básicas acerca da concepção e do desenvolvimento do bebê.
Mesmo fazendo esse tipo de abordagem em que a questão da sexualidade é tratada dentro de um contexto maior, esse é um assunto que, normalmente, provoca risos ou comentários maliciosos das crianças. Para nós professores, falar de sexo, usando suas palavras, deveria ser tão natural quanto falar de qualquer outro assunto, mas sabemos que muitas vezes, nos foi passado a ideia de que esse é um assunto proibido e que portanto não é para ser falado. Em alguns casos, o próprio constrangimento do professor provoca os risos das crianças. Nessas situações o professor deve ser firme, sem ser moralista, deixando claro para seus alunos que esse é um assunto que também deve ser estudado e investigado como qualquer outro.
É importante também que o professor se prepare para falar desse assunto e temos hoje uma boa literatura sobre o tema. Ao se informar melhor, com certeza o professor se sentirá mais seguro em sala, frente às questões propostas pelos alunos.
Como o assunto ainda é visto de forma equivocada por algumas pessoas é importante que ao abordar temas relativos à sexualidade, convidar os pais para conhecer a proposta de trabalho, inclusive dando sugestões. À medida que o tema vai sendo aprofundado, em turmas de alunos maiores, torna-se mais necessária a participação dos pais. Eles devem ser informados sobre:
Ao serem esclarecidos de que este assunto é de responsabilidade da família e da escola e que deve ser estudado para que as crianças e adolescentes se informem sobre ele, incorporando as reflexões feitas à sua formação integral, há maior chance dos pais se tornarem nossos aliados. Hoje, como os jovens iniciam cada vez mais cedo suas atividades sexuais, os riscos de gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis são crescentes, sendo a desinformação um dos grandes fatores que contribuem para que isso aconteça.
|
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas idéias sobre o que já sabem a respeito das formas de reprodução dos animais. Assistirão um vídeo sobre o nascimento de um patinho e de um cachorrinho, seguido de leitura de texto informativo sobre o assunto. Dando prosseguimento, farão uma entrevista com os pais ou responsáveis sobre o próprio nascimento e escreverão uma história com fotos e/ou desenhos sobre seu nascimento e desenvolvimento até a idade atual.
Como o professor irá ativar esse processo
Levantando situações – problema em que os alunos serão desafiados a emitir suas idéias sobre as características dos animais e montando cartaz com gravuras de revistas para compor um jogo de memória sobre os casais de animais
Para iniciar a aula peça aos alunos que pesquisem imagens de animais na internet com auxílio do Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet] : o macho e a fêmea de diferentes espécies. Explique que será confeccionado um jogo de memória em que será preciso combinar o macho e a fêmea de cada casal. Podem ser pesquisados na internet, jogos de memória que utilizam as figuras dos pares como exemplos.
Seguem algumas imagens para ajudá-lo na confecção do jogo |
|
Fotos: Ana Slika - Gato Exótico - Cream Mackrell Tabby - Macho - Gatil Gerais |
Fotos: Ana Slika - Gato Himalaio - Blue Point - Fêmea - Gatil Gerais |
Fotos: http://i68.photobucket.com/albums/i27/rslonik/arteblog/350_galo.jpg consultado em 17/06/2010 às 21:05 |
|
Fotos:http://www.azlojas.com.br/aviariocanitar/fotos/galinha.jpg consultado em 17/06/2010 às 21:05
Fotos:http://imagem05.vilamulher.terra.com.br/interacao/original/30/homem-de-bigode-30-173.jpg consultado em 17/06/2010 às 21:05
Fotos:http://eupodiatamatando.com/wp-content/uploads/2008/05/mulher_computacao_grafica.jpg consultado em 17/06/2010 às 21:05
Fotos:http://images02.olx.com.br/ui/1/63/76/7635776_1.jpg consultado em 17/06/2010 às 21:05
Fotos:http://images02.olx.com.br/ui/1/78/55/12687355_1.jpg consultado em 17/06/2010 às 21:05
As crianças brincarão em dupla seguindo as regras do jogo de memória. Após a brincadeira converse com os alunos sobre a importância do macho e da fêmea na reprodução dos seres vivos e as diferenças entre o nascimento dos animais.
Sugestão de diálogo |
|
Conduza a discussão de maneira que os alunos possam relatar o que já sabem sobre os animais de estimação, animais domésticos com os quais convive ou aqueles vistos em revistas, cinema, TV ou internet. |
Assista previamente os vídeos sugeridos. Anote todas as informações que podem ser trabalhadas com os alunos. Relacione as imagens e informações do vídeo com o estudo já realizado. Vídeo sobre o nascimento de um cachorrinho 1:49min. http://www.youtube.com/watch?v=ysDBom_h7Vc&NR=1 consultado em 18/06/2010 às 19:44
Fêmea amamentando os filhotinhos: 1:32min. http://www.youtube.com/watch?v=yC6XRUw7o-I&NR=1&feature=fvwp consultado em 18/06/2010 às 19:44
Galinha chocando os ovos: 1:08min. http://www.youtube.com/watch?v=PQBkCIfBxig consultado em 18/06/2010 às 19:44
Vídeo sobre o nascimento de um patinho: 1:49min. http://www.youtube.com/watch?v=Tmhx4loITng consultado em 18/06/2010 às 19:44
Patinhos no ninho: 1:58min. http://www.youtube.com/watch?v=Yo6eDkVdJGI consultado em 18/06/2010 às 19:44 |
Após as crianças assistirem aos vídeos converse com elas sobre as diferenças entre o nascimento de cachorrinhos e patinhos.
Aproveite e estabeleça, sempre que oportuno, comparação entre a maneira de desenvolvimento e nascimento do cachorrinho com a espécie humana. Explique aos alunos que os cachorrinhos fazem parte do mesmo grupo de animais a que pertence a espécie humana: são mamíferos. Sendo assim existem muitas semelhanças entre a maneira de desenvolver e nascer dos cachorrinhos e o ser humano.
Entre os mamíferos é comum alguns cuidados que as fêmeas e alguns machos tem com seus filhotes: alimentação, limpeza, abrigo, proteção. Os pais ensinam o que os filhotes precisam saber para sobreviver e depois se separam deles. Somente na espécie humana, essa separação acontece bem mais tarde. Os filhos são protegidos pelos pais ou responsáveis durante um longo tempo.
Sugestão de diálogo |
|
Explique aos alunos que nesse momento eles farão uma entrevista com os pais ou familiares para saber a história do seu nascimento. Para isso, eles utilizarão o aplicativo Kaffeine [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia ].
Antes pergunte as crianças se elas têm irmãos e se já tiveram oportunidade de por a mão na barriga de uma mulher grávida. Caso positivo peça que gravem um vídeo com o Kaffeine contando o que sentiram. Peça para que todos os alunos apresentem seus vídeos.
Sugestão de perguntas para uma entrevista com os pais ou responsáveis |
|
Peça aos alunos que escrevam ou desenhem a história do seu nascimento. Organize as crianças em semicírculo e peça a cada criança que conte a sua história e mostre o desenho feito para os colegas. Ao final dessa atividade você pode organizar um mural com os desenhos e ou histórias escritas. |
Peça para as crianças que assistam em seus laptops o vídeo a seguir e converse com elas sobre como ocorre o encontro do óvulo com o espermatozóide e as etapas do desenvolvimento intra-uterino.
Vídeo sobre o início da vida e o desenvolvimento do bebê: 4:54min. http://www.youtube.com/watch?v=cThhMB_k0-A consultado em 18/06/2010 às 19:44 |
Ao assistir o vídeo, não pretendemos que os alunos memorizem nomes e fases. Desejamos sim que as crianças percebam que ocorrem muitas transformações ao longo do processo de desenvolvimento da vida. É importante também desfazer a idéia de que o papai colocou uma sementinha dentro da mamãe. O espermatozóide não deve ser comparado a uma sementinha, uma vez que as sementes já contem um embrião enquanto que o espermatozóide não. Para que ocorra a formação do embrião humano é necessário o encontro de um óvulo e de um espermatozóide.
Promova uma conversa com a turma e escute os comentários dos alunos sobre as imagens apresentadas no vídeo. A seguir, disponibilize texto informativo e discuta, com a turma, as informações nele presentes.
|
Professor, abaixo seguem links de informações extras sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula, se for de seu interesse.
Vídeo: Desenvolvimento infantil. (para crianças) http://www.youtube.com/watch?v=NlhBKSXVPEo consulta realizada em 04/06/2010 as 8:50min.
Vídeo: O aleitamento materno: 5:15min. http://www.youtube.com/watch?v=j1eHhWsFsfc consulta realizada em 04/06/2010 as 9:15min.
A avaliação formativa envolve todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem. É importante estar atento à maneira como os alunos atuam, às suas atitudes, à clareza com que expõem suas ideias, como relacionam com os colegas, entre outras situações.
Mais especificamente, é importante que após esta aula os alunos saibam apontar animais que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, ou em ovo em ambiente externo. Também é importante que o aluno conheça as fases de desenvolvimento do bebê dentro do útero da mãe. Para tal, você pode propor a seguinte atividade:
1. Peça aos alunos que utilizem o editor de texto KWorkd para agrupar os animais abaixo, de acordo com suas características:
cachorro – gato – pato – jacaré – serpente – coelho – boi - onça – macaco – sapo – tartaruga – baleia – sardinha – peixe palhaço
Animais em que os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da fêmea
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Animais em que os filhotes se desenvolvem dentro do ovo em ambiente externo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Apresente aos alunos as frases a seguir, e peça aos alunos para que as enumere de acordo com as etapas de desenvolvimento do bebê, no útero da mamãe.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!