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Enchendo um balão sem soprar

 

04/11/2008

Autor e Coautor(es)
ERICA CRISTINA MORENO NASCIMENTO
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar, por meio de experimento, a influência da temperatura no comportamento das moléculas no estado gasoso; • Identificar a relação entre temperatura e volume de moléculas nos estado gasoso e comparar com a mesma relação moléculas no estado líquido; • Descrever como as moléculas gasosas se comportam na atmosfera.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Estados físicos da matéria.
Estratégias e recursos da aula

 

Conteúdo Específico
•  Comportamento das moléculas no estado gasoso;
•  Modelo corpuscular da matéria.

 

Recursos da aula

 

        Experimentos para o Ensino Médio - Enchendo um balão sem soprar. (Clique na figura ao lado para ler o roteiro do experimento).

 http://paginas.terra.com.br/educacao/quimicando/

     Vídeo sobre o Aquecimento global com aproximadamente 3 minutos de duração. (Clique na figura ao lado para ver o vídeo).

 http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2007/02/03/RelatoClimaONUedt.flv/view

 

Sugestão de Aula

 Preparando a aula

Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam jaleco (guarda-pó, avental), óculos de proteção e uma garrafa plástica descartável e limpa (garrafa de suco ou água).

 

Introduzindo a aula (5 a 10 min.)

Esta aula pode ser desenvolvida na própria sala de aula, ou em sala ambiente ou no laboratório da escola, sendo importante observar que a atividade implica em uso de materiais que requerem

a organização da sala ao final do experimento.

Inicialmente, recolha as garrafas plásticas trazidas de casa pelos alunos e peça para que eles se organizem formando grupos com três componentes.

Como introdução da aula reproduza o vídeo Aquecimento global ( http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2007/02/03/RelatoClimaONUedt.flv/view ) ou siga as alternativas sugeridas no

quadro abaixo.

Explique aos alunos que eles irão receber um roteiro para realização de um experimento, o qual os auxiliará a entender o comportamento dos gases e a explicar por que gases produzidos

em indústrias de um local podem contribuir para o aquecimento climático de locais distantes. Oriente os alunos para que tomem nota de todos os fenôme nos que irão ser observados durante

a execução do experimento.
 

 

 

Desenvolvendo a aula (20 a 25 min.)

Entregue para cada grupo o roteiro do experimento – Enchendo um balão sem soprar  (http://paginas.terra.com.br/educacao/quimicando/ )   e um kit contendo os materiais necessários para

realização do experimento (vide no roteiro – materiais).
Após a finalização do experimento, solicite aos alunos que guardem os materiais usados e limpem as carteiras ou bancada. Lembre de recolher os materiais que possam ser utilizados por

outras turmas.

 
Sistematizando a aula
(20 min.)

Peça aos alunos que respondam as questões sugeridas no item Avaliação para que eles possam refletir e redigir o relatório do experimento em grupo. O professor deverá circular na sala

verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas. Ao final da aula, os alunos deverão entregar o relatório.

A seguir, são sugeridas questões para serem discutidas e incluídas no relatório. As mesmas podem ser inseridas no próprio roteiro.
 

Questões sugeridas

  1. Por que ao colocarmos a garrafa em contato com a água quente a bexiga encheu?
  2. Qual o estado físico das substâncias contidas dentro da garrafa e da bexiga? Elas são diferentes?
  3. O volume da garrafa influencia no volume da bexiga cheia? Por quê?
  4. Se deixássemos a garrafa por uma hora no recipiente com água à 80ºC a bexiga aumentaria o seu volume?
  5. O que aconteceria com a bexiga se aumentássemos a temperatura da água para 100ºC?
  6. Ao transferirmos a garrafa para o recipiente contendo água fria o que aconteceu com as moléculas no interior da bexiga?
  7. Aperte a garrafa, depois de fria, com as mãos. Explique o ocorrido.
  8. A expansão e contração observada com o volume dos gases da bexiga ocorrem da mesma form a com o volume do líquido dentro da garrafa?
  9. Procure uma explicação para o fato de que no estado gasoso há expansão e contração maior do que no estado líquido.

 

Questões complementares: Contextualizando a aula

  1. Dê exemplos de processos naturais e artificiais que produzem moléculas gasosas. (Decomposição de matéria orgânica, erupções vulcânicas, descarga de automóveis, queimadas).
  2. Todas as moléculas no estado gasoso poluem o ar atmosférico?
  3. Faça uma pesquisa bibliográfica sobre quais moléculas gasosas que são as “vilãs” no processo de poluição atmosférica e de aceleração do processo de Aquecimento Global? Alguns
  4. desses gases estão dentro da bexiga de borracha do seu experimento?

 Com estas perguntas, verifique como os alunos aprenderam os conhecimentos a respeito do assunto abordado. É possível verificar por meio das respostas dadas pelos alunos, quais deles

ainda têm conceituação equivocada com relação ao comportamento dos gases diante da variação da pressão, da temperatura e do volume.


Após ouvir as respostas dos alunos às questões 8. e 9., discuta com eles o modelo corpuscular da matéria, desenhando no quadro a representação das moléculas de uma substância no

estado líquido com esferas próximas (de mesma cor, porém com tamanhos diferentes, uma vez que o ar é composto por várias moléculas diferentes – N2, H2, CO2, H2O) e no estado gasoso

com esferas mais afastadas.

Leve os alunos a perceber que os dados do experimento evidenciam que no estado gasoso as moléculas se movimentam mais facilmente do que no estado líquido, por isso a expansão no

estado gasoso ser maior, como foi observado. Diga que no estado líquido também há expansão, como por exemplo, pode-se observar no mercúrio existente em termômetros.

Discuta também a expansão de sólidos, comentando sobre o motivo das barras de ferro dos trilhos de trem serem colocadas deixando espaços entre elas; e a existência de juntas de dilatação

em prédios e em pontes.
 

 

Recursos Complementares

Site “Sala de Aula” apresenta aula interativa sobre gases, abordando as principais propriedades dos gases, as formas de produção, os principais usos e a origem molecular do comportamento macroscópico deste estado físico da matéria. Acesse o site por meio do link http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/aulas/gas_intro.html



Leia a reportagem “A bomba-relógio do aquecimento global”. Neste artigo, o pesquisador da NASA, James Hansen, discute sobre o aquecimento global apresentando um breve histórico sobre esse problema, além das causas e possíveis atitudes que poderiam ajudar a desacelerar o processo. Acesse a reportagem por meio do link http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_bomba-relogio_do_aquecimento_global_imprimir.html



Acesse o site gerenciado pela SBPC/Labjor, que traz uma série de reportagens abordando o tema desta aula. A reportagem “Aquecimento global já pode ser sentido”, em especial, traz alguns aspectos sobre os fatores que causam o Aquecimento global, bem como as mudanças percebidas nos ambientes terrestres originadas por esse fenômeno. Acesse a reportagem por meio do link http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima06.htm



Avaliação
O aluno poderá ser avaliado por meio das observações feitas a partir do experimento realizado no formato de relatório escrito e nos argumentos colocados durante as questões lançadas na aula.
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