04/11/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Conteúdo Específico
• Comportamento das moléculas no estado gasoso;
• Modelo corpuscular da matéria.
Recursos da aula
Experimentos para o Ensino Médio - Enchendo um balão sem soprar. (Clique na figura ao lado para ler o roteiro do experimento).
http://paginas.terra.com.br/educacao/quimicando/
Vídeo sobre o Aquecimento global com aproximadamente 3 minutos de duração. (Clique na figura ao lado para ver o vídeo).
http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2007/02/03/RelatoClimaONUedt.flv/view
Sugestão de Aula
Preparando a aula
Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam jaleco (guarda-pó, avental), óculos de proteção e uma garrafa plástica descartável e limpa (garrafa de suco ou água).
Introduzindo a aula (5 a 10 min.)
Esta aula pode ser desenvolvida na própria sala de aula, ou em sala ambiente ou no laboratório da escola, sendo importante observar que a atividade implica em uso de materiais que requerem
a organização da sala ao final do experimento.
Inicialmente, recolha as garrafas plásticas trazidas de casa pelos alunos e peça para que eles se organizem formando grupos com três componentes.
Como introdução da aula reproduza o vídeo Aquecimento global ( http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2007/02/03/RelatoClimaONUedt.flv/view ) ou siga as alternativas sugeridas no
quadro abaixo.
Explique aos alunos que eles irão receber um roteiro para realização de um experimento, o qual os auxiliará a entender o comportamento dos gases e a explicar por que gases produzidos
em indústrias de um local podem contribuir para o aquecimento climático de locais distantes. Oriente os alunos para que tomem nota de todos os fenôme nos que irão ser observados durante
a execução do experimento.
Desenvolvendo a aula (20 a 25 min.)
Entregue para cada grupo o roteiro do experimento – Enchendo um balão sem soprar (http://paginas.terra.com.br/educacao/quimicando/ ) e um kit contendo os materiais necessários para
realização do experimento (vide no roteiro – materiais).
Após a finalização do experimento, solicite aos alunos que guardem os materiais usados e limpem as carteiras ou bancada. Lembre de recolher os materiais que possam ser utilizados por
outras turmas.
Sistematizando a aula (20 min.)
Peça aos alunos que respondam as questões sugeridas no item Avaliação para que eles possam refletir e redigir o relatório do experimento em grupo. O professor deverá circular na sala
verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas. Ao final da aula, os alunos deverão entregar o relatório.
A seguir, são sugeridas questões para serem discutidas e incluídas no relatório. As mesmas podem ser inseridas no próprio roteiro.
Questões sugeridas
Questões complementares: Contextualizando a aula
Com estas perguntas, verifique como os alunos aprenderam os conhecimentos a respeito do assunto abordado. É possível verificar por meio das respostas dadas pelos alunos, quais deles
ainda têm conceituação equivocada com relação ao comportamento dos gases diante da variação da pressão, da temperatura e do volume.
Após ouvir as respostas dos alunos às questões 8. e 9., discuta com eles o modelo corpuscular da matéria, desenhando no quadro a representação das moléculas de uma substância no
estado líquido com esferas próximas (de mesma cor, porém com tamanhos diferentes, uma vez que o ar é composto por várias moléculas diferentes – N2, H2, CO2, H2O) e no estado gasoso
com esferas mais afastadas.
Leve os alunos a perceber que os dados do experimento evidenciam que no estado gasoso as moléculas se movimentam mais facilmente do que no estado líquido, por isso a expansão no
estado gasoso ser maior, como foi observado. Diga que no estado líquido também há expansão, como por exemplo, pode-se observar no mercúrio existente em termômetros.
Discuta também a expansão de sólidos, comentando sobre o motivo das barras de ferro dos trilhos de trem serem colocadas deixando espaços entre elas; e a existência de juntas de dilatação
em prédios e em pontes.
Site “Sala de Aula” apresenta aula interativa sobre gases, abordando as principais propriedades dos gases, as formas de produção, os principais usos e a origem molecular do comportamento macroscópico deste estado físico da matéria. Acesse o site por meio do link http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/aulas/gas_intro.html
Leia a reportagem “A bomba-relógio do aquecimento global”. Neste artigo, o pesquisador da NASA, James Hansen, discute sobre o aquecimento global apresentando um breve histórico sobre esse problema, além das causas e possíveis atitudes que poderiam ajudar a desacelerar o processo. Acesse a reportagem por meio do link http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_bomba-relogio_do_aquecimento_global_imprimir.html
Acesse o site gerenciado pela SBPC/Labjor, que traz uma série de reportagens abordando o tema desta aula. A reportagem “Aquecimento global já pode ser sentido”, em especial, traz alguns aspectos sobre os fatores que causam o Aquecimento global, bem como as mudanças percebidas nos ambientes terrestres originadas por esse fenômeno. Acesse a reportagem por meio do link http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima06.htm
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