Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes e meio ambiente: Montanhismo – escalada (escalada em rocha, escalada em parede artificial, tirolesa, Bungee jumping e rapel).

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as modalidades esportivas cuja motivação se concentra em escalar uma rocha ou parede;
  • Entender os cuidados necessários para uma prática segura e a preservação do meio ambiente;
  • Vivenciar as habilidades físicas necessárias a prática esportiva.
Duração das atividades
100 minutos ou duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Propor a brincadeira “Pirâmide Humana”. Os alunos deverão construir pirâmides de três ou quatro andares com seus próprios corpos.

Pirâmide de três andares: o professor deverá dividir a turma em grupos de seis alunos; o primeiro andar deverá ser formado por três alunos assumindo a posição corporal de quatro apoios (joelhos e mãos apoiados no chão); o segundo andar será formado por dois alunos assumindo a mesma posição corporal mas se apoiando nas costas nos colegas anteriores (é importante orientar os alunos, que ao subir nas costas dos colegas, ele equilibre seu peso colocando-se no vão formado entre dois colegas do primeiro andar, apoiando o lado direito do corpo em um colega e o lado esquerdo em outro); o último andar será formado por um aluno assumindo a mesma posição corporal (ver imagem a seguir).

Imagem

http://www.picable.com/People/Friends/Piramide-Humana.159025 28/09/2010. 

Pirâmide de quatro andares: dividir a turma em grupos de dez alunos; seguindo a mesma lógica da pirâmide anterior mas adaptando mais um andar (que será o novo primeiro andar) com quatro colegas na posição de quatro apoios (joelhos e mãos apoiados no chão); os próximos andares serão idênticos a pirâmide anterior.

Atividade 2

O professor deverá organizar os alunos em duplas e propor a seguinte atividade: um colega, de pé, segurará o seu amigo, que estará sentado no chão, passando seus braços por debaixo de suas axilas; o aluno que está de pé começará a girar levando seu colega junto, que estará a mercê da forma centrípeta criada por ele. A idéia é aumentar a velocidade do giro até que as pernas do amigo sentado percam o contato com o chão, ficando preso apenas pelos braços (ver imagem).

Essa atividade tem como função identificar a vulnerabilidade do corpo do indivíduo que salta de bungee jumping à força da gravidade.

Atividade 3

O professor deverá organizar a turma em grupos de três alunos e propor a seguinte atividade: dois colegas irão segurar o terceiro amigo pelos braços e pernas (como mostra a figura) e balançá-lo de um lado a outro. Pedir para que os alunos revezem e todos sejam balançados. Repetir a atividade com o colega pendurado, agora, com os olhos fechados.

Durante a atividade o professor deverá identificar o aspecto de instabilidade corporal presentes na modalidade esportiva escalada e rapel, já que as duas atividades usam corda como instrumento e ficam literalmente dependurados na parede ou pedra.

Atividade 4

Criar com toda a turma um corredor: o corredor será formado por duas filas de alunos posicionando um de frente para o outro; eles terão que estender um cotovelo e flexionar outro; unindo mãos de um com cotovelos de outro; formando várias “cadeirinhas” (como mostra na figura). O professor escolherá um aluno para deitar, no início do corredor, sobre as cadeirinhas formadas pelos braços dos alunos. Ele será arremessado para frente até chegar ao final do corredor. É importante lembrar aos alunos que as mãos não podem se soltar em hipótese nenhuma, para a segurança do colega que esta sendo arremessado. O professor deverá oportunizar todos os alunos a experimentar ser lançado para frente no corredor de cadeirinhas.

Atividade 5

Verificar se tem um morro, árvore escalável, ou pequeno muro que possam simular um espaço para o rappel.

Instalar duas cordas ao longo deste obstáculo. Uma deverá estar fixa (amarrada no ponto mais alto) e a outra deverá ser amarrada na cintura de um aluno. O aluno que esta com a corda deverá tentar descer este obstáculo segurando na corda fixa. Outros quatro alunos farão segurança com a outra corda, aliviando seu peso para fazer a descida. A corda de segurança, preferencialmente deverá ser transpassada em um ponto de apoio, fazendo alavanca para diminuir o peso. 

Ao final da aula o professor deverá reunir a turma, de preferência em roda, para identificar as habilidades trabalhadas nesta aula referente à prática da escalada, rapel e bungee jumping.

Recursos Complementares

Sites que podem ajudar o professor nos trabalhos teóricos desta aula:

http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/ce/ap/AP20080604_Silverio_Filho.pdf (22/07/2010). http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_de_aventura (22/07/2010).

Vídeo sobre rapel: http://www.youtube.com/watch?v=igZUtAHgeh0&feature=related (09/10/2010). 

Vídeo sobre escalada: http://www.dailymotion.com/video/x96vn6_escalada-na-pedra-escondida-em-rese_sport (09/10/2010). 

Vídeo sobre bungee jumping: http://www.youtube.com/watch?v=5ZR0m4veNLM&feature=related (09/10/2010) 

Avaliação
  • Verificar se os alunos identificaram as modalidades esportivas cuja motivação se concentra em escalar uma rocha ou parede;
  • Verificar se os alunos compreenderam os cuidados necessários para uma prática segura da escalada, do rapel e do bungee jumping;
  • Verificar se os alunos assimilaram as habilidades necessárias para a prática da escalada, do rapel e do bungee jumping.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.