18/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
É importante que os alunos estejam no nível alfabético da escrita, ou seja, que já produzam pequenos textos.
Professor, este trabalho pode ser desenvolvido tanto com crianças do ensino fundamental inicial quanto com jovens e adultos (EJA), para isso faça as adequações na linguagem e na abordagem, ou seja, ao resgatar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, leve em conta o conhecimento de mundo do adulto e valorize suas experiências.
No dia anterior a primeira aula oriente os alunos para trazerem uma cópia da certidão de nascimento, ou combine com a secretária da escola para disponibilizar as cópias das pastas dos alunos para você.
Explique-lhes que certidão de nascimento é um documento obrigatório, que deve ser providenciado pelos pais, naturais ou adotivos, pois garante cidadania, assistência médica, escola e é também um direito previsto no ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente).
Procure conhecer a naturalidade de seus alunos com antecedência e faça fichas com esses adjetivos pátrios (indica a nacionalidade ou o lugar de origem de cada um), você irá perceber que muitos ainda não conhecem e ficarão surpresos com os nomes.
Você pode informar aos alunos que adjetivos pátrios também são chamados de gentílicos (adjetivos gentílicos, ou pátrios, isto é, as palavras que designam origens) http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u22.jhtm, é uma nova palavra, para enriquecer o vocabulário dos alunos. Eles não têm obrigação de utilizá-la, mas é interessante que conheçam.
1ª Atividade– aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA: QUEM SOU EU?
Professor, organize uma roda de conversa com os alunos. Ela é um momento importante, pois possibilita o diálogo, a interação e a exploração do tema.
Antes de iniciar o trabalho com as certidões de nascimento, explique o que é adjetivo pátrio e fale a sua naturalidade e o adjetivo correspondente como exemplo.
Distribua as fichas com os adjetivos pátrios dos alunos no meio da roda e peça que se apresentem pegando a ficha que contém o seu adjetivo pátrio. Ex. Meu nome é Denize, nasci em Ituiutaba e sou ituiutabana; eu sou Ana, nasci em Uberlândia, sou uberlandense.
Faça as intervenções para ajudar os alunos, pois são nomes que não fazem parte do cotidiano deles.
Peça que depois de se apresentarem devolvam a ficha para o centro da roda, se achar interessante, poderá registrar em uma tabela na lousa, o nome do adjetivo e quantas pessoas se apresentaram com ele. Ainda na roda, proponha a brincadeira: “O mensageiro”.
Orientações
Lembre-os que adjetivos são características (boas ou não), podem ser físicas ou de personalidade, naturalidade (pátrios) e na brincadeira vale incluir cor de roupa, tipo de calçado, penteado, corte de cabelo, mas não vale adjetivos negativos, pois o objetivo da brincadeira é fixar o conteúdo e não expor as pessoas, deixando-as constrangidas ou tristes.
Regras
Ao final, peça que os alunos avaliem a atividade:
1. O que aprenderam;
2. Se ajudou para conhecerem a naturalidade dos colegas;
3. Qual adjetivo pátrio mais comum no grupo;
4. Como o grupo se comportou;
5. Se as regras foram respeitadas;
6. Quais regras gostariam de mudar e por quê.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO COM MAPAS
Professor, independente do ano de estudo do aluno, é importante que ele visualize e manipule os mapas para identificar este tipo de representação gráfica, basta que você saiba dosar o nível de informação e a linguagem, para que seja compatível com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a capacidade de compreensão.
Leve para sala: O globo terrestre, o Mapa Mundi, o mapa do Brasil, do estado que você mora e por último, do seu município.
Utilize também o atlas da biblioteca para que os alunos conheçam este portador de texto.
Apresente aos alunos cada recurso e deixe que levantem hipóteses quanto ao nome dos mapas, o que representam e para que servem, depois, nomeie e identifique o que cada um representa. Deixe que toquem, mostre o planeta representado pelo globo terrestre e depois localize no mapa do mundo, o Brasil, seu estado e seu município.
É um importante momento para os alunos se localizarem, ou seja, localizarem o município no estado e no Brasil. Também é indispensável que eles possam localizar o município onde nasceram.
Organize os alunos em pequenos grupos para que explorem os mapas e possam visualizar o local.
Para desenvolver a atividade de forma organizada combine com alguns monitores (alunos), para ajudarem os colegas, evitando tumulto.
EXPLORANDO MAPAS: QUEBRA-CABEÇA
Prepare com antecedência alguns “quebra- cabeças” com os mapas do Brasil e de seu estado.
Divida o mapa do Brasil e o do seu estado em regiões, utilize o critério que atender mais o nível de sua turma e seu objetivo.
O interessante é que os alunos visualizem os mapas em tamanho grande e em grupos montem o quebra- cabeça.
Como fazer
Professor, quando forem trabalhar com o mapa do estado solicite que relatem o que descobriram com a atividade.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_twxNno1QnRc/Sbq3s-3C6OI/AAAAAAAAAbs/ojmrBNqQQWw/s320/Estados+do+Brasil.gif
Professor, se em sua escola tiver Laboratório de informática,
leve seus alunos e acesse o recurso do portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10813/quebracabecabrasil.swf
nele você encontrará um quebra cabeça interessante para eles montarem.
Esse pequeno mundo
Sei que o mundo é mais que a casa,
mais que a rua,
que a escola,
mais que a mãe e
mais que o pai.
Vai além do horizonte,
que eu desenho no caderno,
como linha reta e preta,
se separa azul de verde. Sei que é muito,
sei que é grande,
sei que é cheio,
sei que é vasto.
Disseram-me que é uma bola,
que flutua pelo espaço
atirada pelo chute
de um gigante poderoso:
Vai direto para o gol,
Que ninguém sabe onde é.
Mas para mim o que mais conta
É este mundo que eu conheço
E cabe direitinho
Bem no meu pé.
Esse pequeno mundo
BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco íris. São Paulo: Moderna, 1984 Coletânea de textos
– Língua portuguesa Ciclo básico de alfabetização Secretaria de estado de educação
– Departamento de ensino fundamental
– 2005
Governo do estado do Paraná
Fonte: http://www.scribd.com/doc/3289690/portugues-cba-aluno
- Lembre-se que a poesia deve ser lida com entonação e emoção.
Faça a leitura para os alunos e depois solicite que leiam.
Você poderá fazer a leitura em dois grupos: meninas e meninos ou utilizar outra estratégia, mas aproveite este momento para trabalhar habilidades de leitura.
Distribua uma cópia da poesia ou registre-a na lousa para que eles copiem e ilustrem.
Analise a poesia com os alunos e deixe que levantem hipóteses com relação aos seguintes questionamentos:
Qual é o assunto deste texto:
( ) Uma bola que se parece com a terra.
( ) O planeta Terra.
( ) A casa, a rua e a cidade.
( ) O pé do menino.
Professor, dê o feedback para os alunos com relação as informações exploradas a partir das hipóteses sobre a poesia, é um ótimo momento para se trabalhar a análise deste gênero e desenvolver habilidades como:
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Professor, se em sua escola tiver laboratório de informática com acesso a internet, prepare uma aula usando o “Google Maps”, ele te permite acessar os mapas que quiser e os alunos poderão localizar o município em que se encontram.
Combine que deverão levar uma folha de papel branco, lápis e borracha para registrarem o que fizeram e o que descobriram. Deixe que explorem os mapas, pois com este acesso eles poderão visualizar o Mapa Mundi e focar o país, o estado, o município e até o quarteirão da escola.
Orientações - Clicar no Brasil, depois no seu estado, localizar a capital do estado, clicar no seu município e por último, no bairro onde está localizada a sua escola. Sempre que você clica, o mapa direciona o foco onde você clicou, ampliando o zoom, possibilitando localizar o quarteirão e as ruas no entorno da escola.
- Localizar os estados e municípios vizinhos ao seu.
- Neste sitio é possível traçar o trajeto da casa do aluno até a escola. Nas turmas em que os alunos já dominarem este recurso, você poderá solicitar que façam isto.
- Antes de irem para atividade no Laboratório de Informática, apresente aos alunos o roteiro do texto informativo que irão elaborar quando retornarem.
É importante lembrar que texto informativo não tem opinião do autor, portanto não é necessário dizer se gostou ou se não gostou, mas repassar as informações obtidas.
Veja a seguir o mapa do bairro onde se localiza a escola de educação Básica, que foi trabalhado com os alunos.
Fonte: http://maps.google.com.br/maps?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt- BR:official&hl=pt-BR&tab=wl
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Observe a tirinha da Mafalda e responda:
Fonte: http://omundodoladodeca.blogspot.com/2009/02/mafalda-tiras-humor-e-engajamento.html
acesso em 09/10/2010
1) Qual o objetivo do autor ao usar o ponto de exclamação na frase: “ Mas então a gente está de cabeça pra baixo!”
( ) Demonstrar que ela estava com medo de cair.
( ) Mostrar surpresa na fala da personagem.
( ) Mostrar que ela estava gritando.
( ) Mostrar que é uma pergunta.
2) Na tirinha, Mafalda demonstra:
( ) Que achou interessante o globo terrestre.
( ) Que é uma boa aluna.
( ) Que não conhecia o globo terrestre.
( ) Que é uma aluna escandalosa.
3) Quando Mafalda diz que vai ficar mais apegada ao chão, ela quis dizer que:
( ) Vai dar mais valor ao chão.
( ) Vai proteger o planeta Terra.
( ) Vai se pregar ao chão.
( ) Vai se sentir muito melhor em saber que está no chão.
http://fr-scubabrasil.sites.uol.com.br/estadosbrasileiros.html
http://www.slideshare.net/goulart.sousa/educao-em-geografia-sries-iniciais
http://www.slideshare.net/EdModerna/conviver-geografia
http://www.slideshare.net/cartografiaescolar/pb?src=related_normal&rel=4505120
http://www.slideshare.net/professorfabio/pcn-geografia-ef http://maps.google.com.br/maps?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hl=pt-BR&biw=1366&bih=576&q=quebra+cabeça+de+mapa+do+bras
A avaliação proposta, tem como principal critério a observação, tendo em vista que utilizamos a manipulação de material, atividades lúdicas e atividade no Laboratório de Informática. Utilize os registros escritos, as produções, as leituras e as hipóteses dos alunos, como recursos para coleta de dados e analise o aprendizado deles com relação aos objetivos propostos. Faça um relatório ou anote em seu caderno de plano o que percebeu no decorrer das atividades.
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