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TRABALHANDO OS ADJETIVOS PÁTRIOS E NATURALIDADE: UM RECURSO PARA APRENDER GEOGRAFIA

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que é adjetivo pátrio e naturalidade;
  • Localizar-se no espaço geográfico;
  • Conhecer os mapas: mundo, do país, estado e município;
  • Produzir texto informativo;
  • Localizar a escola a partir dos sítios da internet;
  • Manipular mapas (quebra cabeças) para apropriar-se desta forma gráfica;
  • Formular hipóteses a partir da observação de uma imagem;
  • Identificar o gênero textual poesia e inferir informações.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro ( 4 ) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos estejam no nível alfabético da escrita, ou seja, que já produzam pequenos textos.

Estratégias e recursos da aula

       Professor, este trabalho pode ser desenvolvido tanto com crianças do ensino fundamental inicial quanto com jovens e adultos (EJA), para isso faça as adequações na linguagem e na abordagem, ou seja, ao resgatar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, leve em conta o conhecimento de mundo do adulto e valorize suas experiências.

       No dia anterior a primeira aula oriente os alunos para trazerem uma cópia  da certidão de nascimento, ou combine com a secretária da escola para disponibilizar as cópias das pastas dos alunos para você.

       Explique-lhes que certidão de nascimento é um documento obrigatório, que deve ser providenciado pelos pais, naturais ou adotivos, pois garante cidadania, assistência médica, escola e é também um direito previsto  no ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente).

       Procure conhecer a naturalidade de seus alunos com antecedência e faça fichas com esses adjetivos pátrios (indica a nacionalidade ou o lugar de origem de cada um), você irá perceber que muitos ainda não conhecem e ficarão surpresos com os nomes.

       Você pode informar aos alunos que adjetivos pátrios também são chamados de gentílicos (adjetivos gentílicos, ou pátrios, isto é, as palavras que designam origens) http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u22.jhtm, é uma nova palavra, para enriquecer o vocabulário dos alunos. Eles não têm obrigação de utilizá-la, mas é interessante que conheçam. 

1ª Atividade– aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA: QUEM SOU EU?

       Professor, organize uma roda de conversa com os alunos. Ela é um momento importante, pois possibilita o diálogo, a interação e a exploração do tema.

       Antes de iniciar o trabalho com as certidões de nascimento, explique o que é adjetivo pátrio e fale a sua naturalidade e o adjetivo correspondente como exemplo.

       Distribua as fichas com os adjetivos pátrios dos alunos no meio da roda e peça que se apresentem pegando a ficha que contém o seu adjetivo pátrio. Ex. Meu nome é Denize, nasci em Ituiutaba e sou ituiutabana; eu sou Ana, nasci em Uberlândia, sou uberlandense.

       Faça as intervenções para ajudar os alunos, pois são nomes que não fazem parte do cotidiano deles.

       Peça que depois de se apresentarem devolvam a ficha para o centro da roda, se achar interessante, poderá registrar em uma tabela na lousa, o nome do adjetivo e quantas pessoas se apresentaram com ele. Ainda na roda, proponha a brincadeira: “O mensageiro”.

Orientações

       Lembre-os que adjetivos são características (boas ou não), podem ser físicas ou de personalidade, naturalidade (pátrios) e na brincadeira vale incluir cor de roupa, tipo de calçado, penteado, corte de cabelo, mas não vale adjetivos negativos, pois o objetivo da brincadeira é fixar o conteúdo e não expor as pessoas, deixando-as  constrangidas ou tristes.

Regras

  1.  O professor convida um aluno para ser seu mensageiro.
  2.  Fala uma mensagem no ouvido dele para que transmita para alguém do grupo.
  3.  Não fala o nome da pessoa que deverá receber a mensagem, mas sim algumas características, inclusive o seu adjetivo pátrio. (Fala alto, para todos da sala ouvirem as características de quem deverá receber sua mensagem).
  4.  O “mensageiro” irá se dirigir a pessoa que ele acha que possui os adjetivos falados pelo professor. (O professor vai brincando e explicando para os alunos como funciona).
  5.  O mensageiro chega até o destinatário e fala a mensagem ao seu ouvido.
  6.  O professor fala se o mensageiro acertou ou não. Se ele se dirigiu a pessoa certa conforme sua orientação, o recebedor fala alto para o grupo ouvir qual a mensagem que recebeu.
       Ex. A mensagem foi: Você é um bom aluno, ou gosto de você...
  7.  Na sequência o mensageiro assume a posição de comando e convida alguém para ser o mensageiro.
  8.  Se o mensageiro errar ele vai assentar e o comandante, chama outro mensageiro e continua a brincadeira.
  9.  A atividade termina quando o professor observar que o grupo perdeu o interesse ou o tempo já se estendeu muito.

Ao final, peça que os alunos avaliem a atividade:

       1. O que aprenderam;
       2. Se ajudou para conhecerem a naturalidade dos colegas;
       3. Qual adjetivo pátrio mais comum no grupo;
       4. Como o grupo se comportou;
       5. Se as regras foram respeitadas;
       6. Quais regras gostariam de mudar e por quê.

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

TRABALHANDO COM MAPAS

       Professor, independente do ano de estudo do aluno, é importante que ele visualize e manipule os mapas para identificar este tipo de representação gráfica, basta que você saiba dosar o nível de informação e a linguagem, para que seja compatível com o desenvolvimento cognitivo dos alunos  e a capacidade de compreensão.

Leve para sala: O globo terrestre, o Mapa Mundi, o mapa do Brasil, do estado que você mora e por último, do seu  município.

       Utilize também o atlas da biblioteca para que os alunos conheçam este portador de texto.

       Apresente aos alunos cada recurso  e deixe que  levantem hipóteses quanto ao nome dos mapas, o que representam e para que servem, depois, nomeie e identifique o que cada um representa. Deixe que toquem, mostre o planeta representado pelo globo terrestre e depois localize no mapa do mundo, o Brasil, seu estado e seu município.       
        É um importante momento para os alunos se localizarem, ou seja, localizarem o município no estado e no Brasil. Também é indispensável que eles possam localizar o município onde nasceram.

              Organize os alunos em pequenos grupos para que explorem os mapas e possam visualizar o local.

       Para desenvolver a atividade de forma organizada combine com alguns monitores (alunos), para ajudarem os colegas, evitando tumulto.

EXPLORANDO MAPAS: QUEBRA-CABEÇA

       Prepare com antecedência alguns “quebra- cabeças” com os mapas do Brasil e de seu estado.

       Divida o mapa do Brasil e o do seu estado em regiões, utilize o critério que atender mais o nível de sua turma e seu objetivo.

       O interessante é que os alunos visualizem os mapas em tamanho grande e em grupos montem o quebra- cabeça.

Como fazer

  • Busque os mapas em sítio da internet, atlas geográfico ou livros didáticos. Cole-os em papelão, cartolina, EVA ou papelão de caixa de sapato, camisa, etc. Recorte por regiões ou estados os mapas do Brasil e do seu estado.
  • Faça envelopes e nomeie-os, coloque o número de peças.
  • Distribua para os grupos e oriente para que observem o mapa grande que está exposto e montem o quebra- cabeça que receberam dentro do envelope.
  • Depois faça o mesmo com os mapas de seu estado.
  • Se achar interessante, marque um tempo, como forma de centrar o foco na atividade.

Professor, quando forem trabalhar com o mapa do estado solicite que relatem o que descobriram com a atividade.

  • Veja a seguir um modelo de mapa:


Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_twxNno1QnRc/Sbq3s-3C6OI/AAAAAAAAAbs/ojmrBNqQQWw/s320/Estados+do+Brasil.gif

       

       Professor, se em sua escola tiver Laboratório de informática,
leve seus alunos e acesse o recurso do portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10813/quebracabecabrasil.swf  

nele você encontrará um quebra cabeça interessante para eles montarem.



Fonte: CD Clipart vol 05

Esse pequeno mundo 

Sei que o mundo é mais que a casa,
mais que a rua,
que a escola,
mais que a mãe e
mais que o pai.
Vai além do horizonte,
que eu desenho no caderno,
como linha reta e preta,
se separa azul de verde. Sei que é muito,
sei que é grande,
sei que é cheio,
sei que é vasto.
Disseram-me que é uma bola,
que flutua pelo espaço
atirada pelo chute
de um gigante poderoso:
Vai direto para o gol,
Que ninguém sabe onde é.
Mas para mim o que mais conta
É este mundo que eu conheço
E cabe direitinho
Bem no meu pé.
Esse pequeno mundo


BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco íris. São Paulo: Moderna, 1984 Coletânea de textos
– Língua portuguesa Ciclo básico de alfabetização Secretaria de estado de educação
– Departamento de ensino fundamental
– 2005
Governo do estado do Paraná


Fonte: http://www.scribd.com/doc/3289690/portugues-cba-aluno 

 - Lembre-se que a poesia deve ser lida com entonação e emoção.
Faça a leitura para os alunos e depois solicite que leiam.

       Você poderá fazer a leitura em dois grupos: meninas e meninos ou utilizar outra estratégia, mas aproveite este momento para trabalhar habilidades de leitura.

       Distribua uma cópia da poesia ou registre-a na lousa para que eles copiem e ilustrem.
       Analise a poesia com os alunos e deixe que levantem hipóteses com relação aos seguintes questionamentos:

  •  Quais características mostram que este texto é uma poesia?
  •  O que o autor quis dizer com “sei que é uma bola”?
  •  Quem é o gigante poderoso citado na poesia?
  •  Para não repetir a palavra “grande” qual a outra palavra que o autor usou?
  •  Qual parte da poesia o autor explica porque ele fala “pequeno mundo”.

Qual é o assunto deste texto:

(   ) Uma bola que se parece com a terra.

(   ) O planeta Terra.

(   ) A casa, a rua e a cidade.

(   ) O pé do menino.

       Professor, dê o feedback  para os alunos com relação as informações exploradas a partir das hipóteses sobre a poesia, é um ótimo momento para se trabalhar a análise  deste gênero e desenvolver habilidades como:

  •   Capacidade de inferir informações implícitas e explícitas em um texto.
  •   Reconhecer diferentes gêneros textuais e suas funções.
  •   Desenvolver a oralidade.

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

       Professor, se em sua escola tiver laboratório de informática com acesso a internet, prepare uma aula usando o “Google Maps”, ele te permite acessar os mapas que quiser e os alunos poderão localizar o município em que se encontram.
       Combine que deverão levar uma folha de papel branco, lápis e borracha para registrarem o que fizeram e o que descobriram. Deixe que explorem os mapas, pois com este acesso eles poderão visualizar o Mapa Mundi e focar o país, o estado, o município e até o quarteirão da escola.

http://maps.google.com.br/maps?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hl=pt-BR&biw=1366&bih=576&q=quebra+cabeça+de+mapa+do+bras


Orientações - Clicar no Brasil, depois no seu estado, localizar a capital do estado, clicar  no seu município e por último, no bairro onde está localizada a sua escola. Sempre que você clica, o mapa direciona o foco onde você clicou, ampliando o zoom, possibilitando localizar o quarteirão e as ruas no entorno da escola.

 - Localizar os estados e municípios vizinhos ao seu.

 - Neste sitio é possível traçar o trajeto da casa do aluno até a escola. Nas turmas em que os alunos já dominarem este recurso, você poderá solicitar que façam isto.

 - Antes de irem para atividade no Laboratório de Informática, apresente aos alunos o roteiro do texto informativo que irão elaborar quando retornarem.

  •    Nome do país, estado e município que pesquisaram.
  •    Nomes dos estados que fazem limites com seu estado (vizinhos).
  •    Se seu município está próximo ou distante da capital do estado e como ela se chama.
  •    Nomes da rua da escola e das ruas do entorno dela.
  •    Nome do recurso utilizado para buscar as informações (fonte).

       É importante lembrar que texto informativo não tem opinião do autor, portanto não é necessário dizer se gostou ou se não gostou, mas repassar as informações obtidas.

Veja a seguir o mapa do bairro onde se localiza a escola de educação Básica, que foi trabalhado com os alunos.


Fonte:
http://maps.google.com.br/maps?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-      BR:official&hl=pt-BR&tab=wl  

4ª Atividade –  aproximadamente 60 minutos.


Observe a tirinha da Mafalda e responda:


Fonte: http://omundodoladodeca.blogspot.com/2009/02/mafalda-tiras-humor-e-engajamento.html

acesso em 09/10/2010

1) Qual  o objetivo do autor ao usar o ponto de exclamação na frase: “ Mas então a gente está de cabeça pra baixo!”

(   )    Demonstrar que ela estava com medo de cair.
(   )    Mostrar surpresa na fala da personagem.
(   )    Mostrar que ela estava gritando.
(   )    Mostrar que é uma pergunta.

2) Na tirinha, Mafalda demonstra:

(   )    Que achou interessante o globo terrestre.
(   )    Que é uma boa aluna.
(   )    Que não conhecia o globo terrestre.
(   )    Que é uma aluna escandalosa.

3) Quando Mafalda diz que vai ficar mais apegada ao chão, ela quis dizer que:

(   ) Vai dar mais valor ao chão.
(   ) Vai proteger o planeta Terra.
(   ) Vai se pregar ao chão.
(   ) Vai se sentir muito melhor em saber que está no chão.

Recursos Complementares
Avaliação

       A avaliação proposta, tem como principal critério a observação, tendo em vista que utilizamos a manipulação de material, atividades lúdicas e atividade no Laboratório de Informática.  Utilize os registros escritos, as produções, as leituras e as hipóteses dos alunos, como recursos para coleta de dados e analise o aprendizado deles com relação aos objetivos propostos. Faça um relatório ou anote em seu caderno de plano o que percebeu no decorrer das atividades.

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