Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Receita culinária: como introduzir no contexto escolar

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar partes de uma receita culinária.
  • Reconhecer a importância de uma alimentação saudável para a saúde.
  • Elaborar, coletivamente, uma receita culinária.
  • Degustar uma receita culinária.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão estar inseridos no processo de alfabetização/letramento e ter tido acesso a diferentes rótulos de produtos.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Apresentar a figura para os alunos e pedir que observem.

Explicar que o trabalho que será feito nas próximas aulas está relacionado com Receitas Culinárias:

Imagem disponível no link:

http://www.blogbrasil.com.br/wp-content/uploads/2008/05/receitas-culinaria-online.jpg 

b) Solicitar que os alunos tragam para a sala de aula diferentes rótulos de produtos. Pedir que os alunos identifiquem nos rótulos:

  • a marca
  • o produto
  • peso, quantidade
  • modo de usar
  • receitas

         Explicar a diferença entre marca e produto.

c) Apresentar alguns rótulos que trazem receitas culinárias.

Após selecionar rótulos que contém receitas culinárias, convidar os alunos a ler diferentes receitas que encontramos nos rótulos dos gêneros alimentícios.

A partir dessa leitura, feita pelos alunos, convidá-los a identificar partes de uma receita culinária: título, ingredientes, modo de fazer, rendimento.

d)) Pedir que os alunos destaquem as partes de uma receita contidas nos rótulos, observando se alguma receita está incompleta.

e) Apresentar para a classe um cartaz contendo uma receita de Suco de Limão:

RECEITA DE SUCO DE LIMÃO

INGREDIENTES:

1 COPO DE ÁGUA

1 LIMÃO

1 COLHER DE AÇÚCAR OU MEL

MODO DE FAZER:

ESPREMA O LIMÃO.

ACRESCENTE A ÁGUA E DEPOIS O AÇÚCAR OU MEL.

PROVE PARA VER SE PRECISARÁ DE MAIS AÇÚCAR, DEPENDENDO DO GOSTO.

RENDIMENTO:

1 COPO DE SUCO DE LIMÃO

f) Distribuir para os alunos a receita e pedir que leiam.

g) Perguntar aos alunos:
Se fôssemos fazer a receita do suco de limão para os alunos da turma, o que deveríamos modificar na receita? Destacar que a quantidade tem relação com o rendimento. O modo de fazer continuará o mesmo.

Explicar que em muitas receitas aparece a expressão "a gosto", que significa que a quantidade de açúcar irá depender se a pessoa gosta da limonada mais ou menos doce. O mesmo acontece com temperos salgados.

h) Pedir a cada aluno que traga para a próxima aula 1 limão e 1 colher de açúçar ou mel.

2ª aula

Antes de iniciar a aula, a professora deverá preparar jarros com água filtrada para realizar a receita.

a) Explorar o modo de fazer: pedir aos alunos que leiam o modo de fazer e identifiquem a importância de seguir os passos determinados nesse item.

b) Convidar os alunos a fazer o suco de limão. A professora partirá cada limão ao meio, a fim de que cada criança possa executar a sua receita. Distribuirá um copo com água.

Imagem de arquivo pessoal.

c)  Quando terminar de fazer a limonada, os alunos poderão degustá-la.

d) Conversar com os alunos sobre a importância de se manter hábitos de alimentação saudáveis. Muitas vezes recusamos determinados alimentos, desconhecendo os benefícios que trazem para a saúde. Pedir que os alunos deem sugestões de alimentos importantes para a saúde, como frutas, verduras, legumes..

A professora poderá apresentar o texto sobre alimentação saudável, através do link:

http://vidasaudavel.powerminas.com/o-que-e-alimentacao-saudavel/ 

3ª aula

a) Convidar os alunos a reescreverem a receita, considerando que o rendimento deverá ser de 20 copos de suco de limão.

Os alunos deverão aumentar a quantidade de água, limão e açúcar ou mel, mas deverão manter o modo de fazer.

Cada aluno fará o registro em seu próprio caderno.

b) Após a escrita da receita, a professora poderá trabalhar o texto sobre o que é receita culinária, a partir do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Receita_%28culin%C3%A1ria%29 

c) Após a leitura e explicação do texto, a professora poderá convidar os alunos a trazer para a sala de aula diferentes receitas culinárias, a fim de montar um livro de receitas da turma.

Recursos Complementares

A professora poderá convidar os alunos a ler o Manual de Receitas da Magali. Capa do livro disponível em:

http://www.skoob.com.br/livro/26296 

Avaliação

Verificar se os alunos reconheceram as receitas culinárias contidas nos rótulos.

Observar se os alunos identificaram as partes da receita, sendo capazes de executar, passo a passo, a receita apresentada.

Verificar se os alunos conseguiram relacionar a quantidade de ingredientes com o rendimento.

Observar se os alunos reconheceram a importância de uma alimentação saudável.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.