26/11/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Os alunos deverão estar inseridos no processo de alfabetização/letramento e ter tido acesso a diferentes rótulos de produtos.
1ª aula:
a) Apresentar a figura para os alunos e pedir que observem.
Explicar que o trabalho que será feito nas próximas aulas está relacionado com Receitas Culinárias:
Imagem disponível no link:
http://www.blogbrasil.com.br/wp-content/uploads/2008/05/receitas-culinaria-online.jpg
b) Solicitar que os alunos tragam para a sala de aula diferentes rótulos de produtos. Pedir que os alunos identifiquem nos rótulos:
Explicar a diferença entre marca e produto.
c) Apresentar alguns rótulos que trazem receitas culinárias.
Após selecionar rótulos que contém receitas culinárias, convidar os alunos a ler diferentes receitas que encontramos nos rótulos dos gêneros alimentícios.
A partir dessa leitura, feita pelos alunos, convidá-los a identificar partes de uma receita culinária: título, ingredientes, modo de fazer, rendimento.
d)) Pedir que os alunos destaquem as partes de uma receita contidas nos rótulos, observando se alguma receita está incompleta.
e) Apresentar para a classe um cartaz contendo uma receita de Suco de Limão:
RECEITA DE SUCO DE LIMÃO |
INGREDIENTES: 1 COPO DE ÁGUA 1 LIMÃO 1 COLHER DE AÇÚCAR OU MEL
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MODO DE FAZER: ESPREMA O LIMÃO. ACRESCENTE A ÁGUA E DEPOIS O AÇÚCAR OU MEL. PROVE PARA VER SE PRECISARÁ DE MAIS AÇÚCAR, DEPENDENDO DO GOSTO.
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RENDIMENTO: 1 COPO DE SUCO DE LIMÃO
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f) Distribuir para os alunos a receita e pedir que leiam.
g) Perguntar aos alunos:
Se fôssemos fazer a receita do suco de limão para os alunos da turma, o que deveríamos modificar na receita? Destacar que a quantidade tem relação com o rendimento. O modo de fazer continuará o mesmo.
Explicar que em muitas receitas aparece a expressão "a gosto", que significa que a quantidade de açúcar irá depender se a pessoa gosta da limonada mais ou menos doce. O mesmo acontece com temperos salgados.
h) Pedir a cada aluno que traga para a próxima aula 1 limão e 1 colher de açúçar ou mel.
2ª aula
Antes de iniciar a aula, a professora deverá preparar jarros com água filtrada para realizar a receita.
a) Explorar o modo de fazer: pedir aos alunos que leiam o modo de fazer e identifiquem a importância de seguir os passos determinados nesse item.
b) Convidar os alunos a fazer o suco de limão. A professora partirá cada limão ao meio, a fim de que cada criança possa executar a sua receita. Distribuirá um copo com água.
Imagem de arquivo pessoal.
c) Quando terminar de fazer a limonada, os alunos poderão degustá-la.
d) Conversar com os alunos sobre a importância de se manter hábitos de alimentação saudáveis. Muitas vezes recusamos determinados alimentos, desconhecendo os benefícios que trazem para a saúde. Pedir que os alunos deem sugestões de alimentos importantes para a saúde, como frutas, verduras, legumes..
A professora poderá apresentar o texto sobre alimentação saudável, através do link:
http://vidasaudavel.powerminas.com/o-que-e-alimentacao-saudavel/
3ª aula
a) Convidar os alunos a reescreverem a receita, considerando que o rendimento deverá ser de 20 copos de suco de limão.
Os alunos deverão aumentar a quantidade de água, limão e açúcar ou mel, mas deverão manter o modo de fazer.
Cada aluno fará o registro em seu próprio caderno.
b) Após a escrita da receita, a professora poderá trabalhar o texto sobre o que é receita culinária, a partir do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Receita_%28culin%C3%A1ria%29
c) Após a leitura e explicação do texto, a professora poderá convidar os alunos a trazer para a sala de aula diferentes receitas culinárias, a fim de montar um livro de receitas da turma.
A professora poderá convidar os alunos a ler o Manual de Receitas da Magali. Capa do livro disponível em:
Verificar se os alunos reconheceram as receitas culinárias contidas nos rótulos.
Observar se os alunos identificaram as partes da receita, sendo capazes de executar, passo a passo, a receita apresentada.
Verificar se os alunos conseguiram relacionar a quantidade de ingredientes com o rendimento.
Observar se os alunos reconheceram a importância de uma alimentação saudável.
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