Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura Infantil e a articulação com a linguagem oral

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o personagem principal do texto e o seu problema, bem como a solução encontrada para o desfecho da história.
  • Dramatizar a história a partir de leitura oral.
  • Identificar a solução encontrada pela personagem para resolver o problema.
  • Reconhecer a sequência lógica da história. 
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Como incentivação para o trabalho com o livro, perguntar:

Você conhece alguém que brinca com as palavras?

A personagem do livro que vamos ler brinca com as palavras. Vamos ver o que acontece com ela em consequência disso?

b) Apresentar aos alunos o livro: A operação do tio Onofre, de Tatiana Belinky.

Capa do livro disponível em http://www.skoob.com.br/livro/21950-a-operacao-do-tio-onofre

c) Fazer a leitura da capa, identificando o título, a autora, ilustradora, editora. Pedir que os alunos tentem descobrir o que irá acontecer na história a partir da leitura da capa. Quem será tio Onofre?

d) Os alunos farão uma leitura do livro (caso a escola conte com um título por aluno). Depois a professora poderá fazer a leitura oral, modelar.

e) Convidar um grupo de alunos a dramatizar a história, sendo que cada personagem será representado por um aluno. Caso haja possibilidade, nesse momento poderá ser feita mais de uma dramatização, a fim de que todos os alunos possam participar.

f) Explorar o texto através de perguntas:

  • Como Talita brincava com as palavras?
  • Qual era a reação dos pais com a brincadeira da menina?
  • Como os ladrões conseguiram entrar na casa?
  • Qual a solução encontrada por Talita para resolver a situação?

2ª aula

a) Releitura do livro por um grupo de alunos.

b) Responda com bastante atenção:

1) Quem é a personagem principal da história? Cite uma característica para ela.

2) Decifre os códigos usados por Talita, reescrevendo as frases:

  • O jornal está em cima da tia Sinhazinha.
  • Espere sentado na Vó Gordona.
  • Vamos lanchar na Dona Teresa.
  • A Prima Dora está entupida.
  • Tem roupa limpa dentro do Doutor Mário.
  • Não caia da Dona Ada.
  • Estão abrindo a barriga do Tio Onofre.

3) Numere de 1 a 5, de acordo com a ordem dos acontecimentos:

(   ) Os ladrões são presos.

(   ) O pai da menina chama a polícia.

(   ) Talita dá nome de gente aos objetos.

(   ) A casa é invadida por assaltantes.

(   ) Talita dá dicas ao pai, pelo telefone.

c) A professora pedirá aos alunos que respondam oralmente, validando as respostas corretas e interferindo nas que forem necessárias.

3ª aula

a) Propor que a turma faça, em duplas, uma recontagem escrita da história.

b) A professora fará a correção seguindo uma legenda de correção de textos.

c) Os alunos farão a correção e depois poderá ser montado um painel com os textos produzidos, que poderão, também, conter uma ilustração relacionada à história.

OUTRA SUGESTÃO.

Em duplas, os alunos inventarão 5 frases substituindo umas palavras por outras incomuns. Em seguida, trocarão as folhas entre as duplas que terão que adivinhar e escrever abaixo da frase o que os colegas queriam dizer.

Um exemplo, para esclarecer:

Ex: Comprei uma milhoca para ir ao cinema, mas ela estava tão salgada que acabei jogando no restixo.

     Comprei uma pipoca para ir ao cinema,  mas ela estava tão salgada que acabei jogando no lixo.

Recursos Complementares

Entrevista concedida pela autora Tatiana Belinky, aos 90 anos, a partir do link:

http://vimeo.com/4131608 

Avaliação

Avaliar se os alunos identificaram a estrutura da narrativa,a personagem principal, seu problema, a solução do problema, através das respostas dadas às perguntas.

Verificar o envolvimento e compreensão dos alunos ao realizar a dramatização da história.

Avaliar se os alunos foram capazes de compreender a sequência lógica da história, bem como se foram capazes de recontá-la por escrito, utilizando elementos de coesão e coerência.

Observar se os alunos conseguiram elaborar e interpretar as frases contendo palavras inventadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.