Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Fairy Tales - Contos de Fadas"

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As principais características deste gênero textual.

Discutir os temas propostos nos textos (contos de fadas) apresentados durante as aulas.

Relacionar as características aprendidas em uma compreensão oral.

Produzir exemplares de contos de fadas.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os contos de fadas mais populares. Para isso, acesse:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_fairy_tales 

http://www.fantasybooksandmovies.com/famous-fairy-tales.html 

http://www.thriftyfun.com/tf92785394.tip.html  

Sites acessados em:29/09/10.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta sequência perguntando aos alunos quais os contos de fadas (ou contos maravilhosos) eles conhecem. Tenha uma breve conversa com eles (preferencialmente na língua alvo) sobre o enredo de alguns dos contos mais famosos. Aproveite este momento para apresentar o vocabulário de alguns dos contos. Peça-os para identificar alguns elementos que fazem parte de um conto de fadas, por exemplo, o início geralmente é "Once upon a time...", o final quase sempre é "...and lived happily ever after", etc. Não complemente o que eles oferecerem, porque eles vão aprender mais sobre este gênero. Depois dessa breve apresentação e contextualização, apresente os seguintes trechos:

"Os assuntos abordados nos contos de fada muitas vezes tornam-se reais, como os medos que fazem parte de nossa vida.Dentre esses, os que mais vemos nas crianças são medo de escuro, de animais, dos pais não buscarem na escola, etc. Porém, um dos medos mais difíceis de trabalhar nas escolas é o medo do Lobo Mau. Na verdade, a intenção das histórias, como a Chapeuzinho Vermelho, não é de assustar as crianças, mas de mostrar para as mesmas que não devemos falar com pessoas estranhas, que não podemos confiar em qualquer um."

Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/contos-fadas.htm 

"Fairy tale is an English language term for a type of short narrative corresponding to the French phrase conte de fée, the German term Märchen, the Italian fiaba, the Polish baśń or the Swedishsaga. Only a small number of the stories thus designated explicitly refer to fairies. Nonetheless, the stories may be distinguished from other folk narratives such as legends and traditions (which generally involve belief in the veracity of the events described) and explicitly moral tales, including beast fables. Fairy tales typically feature such folkloric characters as fairies, goblins, elves, trolls,giants or gnomes, and usually magic or enchantments. Often the story will involve a far-fetched sequence of events. "

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Fairy_tale  

"Nos contos de fadas tradicionais, teremos sempre a atualização ou reinterpretação de questões universais, como os conflitos do poder, os medos e os valores, misturando realidade e fantasia.O enredo básico dos contos de fadas expressa os obstáculos ou provas que precisam ser vencidas, para que o herói alcance sua auto-realização existencial, seja pelo encontro do seu verdadeiro "eu", ou pelo encontro da princesa ou do príncipe, que quase sempre é o ideal a ser alcançado."

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/921/6/Os-Contos-De-Fadas-Da-Tradicao-A-Contemporaneidade/pagina6.html#ixzz111ov1LME

Sites acessados em: 29/09/2010

Observação: Faça cópias dos trechos apresentados e distribua aos alunos.

Logo após a distribuição, peça aos alunos que, em duplas, observem quais são as características mais frequentes em contos de fadas.

Questione-os:

What are the characteristics that envolve a fairy tale? 

What is a fairy tale in your opinion?

Os alunos deverão responder à primeira pergunta embasando-se nos trechos lidos. Já a segunda questão deve ser feita com base no conhecimento prévio que os alunos possuem sobre fairy tales.

Determine um tempo de 35 minutos para a apresentação anterior. Durante o tempo restante da aula, mostre aos alunos as seguintes características:

São características dos contos de fadas:

A presença do elemento fada, apesar de alguns contos não terem a presença desse ser fantástico e imaginário. Pode-se dizer que é a presença do mediador entre o herói (ou heroína) e o objetivo a ser alcançado;

A oposição Bem e Mal. O Bem deverá ser sempre o vencedor. Mostrando que a justiça sempre prevalecerá.

Personagens: os personagens não são ambíguos, ou são bons ou são maus. Ou são bonitos ou são feios

Há sempre um desafio a ser enfrentado, os obstáculos;

A beleza também é presença marcante dos contos de fadas. O herói e/ou a heroína serão sempre belos, mesmo sendo pobres.

O Maravilhoso também é uma das características dos contos de fadas. A natureza mágica atrai espontaneamente as crianças.

O Final feliz, que corresponde à conquista do objetivo.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/921/6/Os-Contos-De-Fadas-Da-Tradicao-A-Contemporaneidade/pagina6.html#ixzz111qhKJpw 

 Acesso em: 29/09/2010.

Os alunos deverão anotar as características acima apresentadas para posterior consulta. Incentive-os a acrescentar sugestões sobre as características de um conto de fadas.

Aula 2

Nesta aula, monte uma 'roda de leitura' e conte alguns contos de fadas para seus  alunos. Para isso, acesse:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/fairy-tale-1  Acesso em: 29/09/2010.

Figura 1. Imagem do recurso.

Fonte: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/fairy-tale-1

Acesso em: 29/09/2010.

Figura 2. Imagem do recurso.

Fonte: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/fairy-tale-1

Acesso em: 29/09/2010.

Observe e esclareça dúvidas dos mesmos a cerca de vocabulário e características do gênero textual estudado.

Logo depois da leitura, questione-os:

What is the main communicative function of a fairy tale?

Eles deverão perceber que cada conto de fada possui uma moral, uma "lição de vida", ao final da história.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Divida a sala em dois grupos. Cada grupo ficará apenas com as cópias de um dos contos, sendo o outro distribuído ao outro grupo.Distribua cópias dos handouts contendo os fairy tales para todos os alunos de cada grupo. Determine um tempo para que eles releiam os textos. Incentive-os a recontarem o conto de fadas para o restante da turma, mas, sem o auxílio do texto em mãos.

Peça-os que conte a história usando ao máximo a  Língua Inglesa.

Aula 3

Durante esta aula os alunos deverão ser divididos em grupos de 4 a 6 componentes. Assista o seguinte vídeo e resuma a história para os alunos:

Figura 3. Imagem do recurso.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hebtX_RMdFw

Acesso em: 29/09/2010

Neste momento,apresente o vídeo aos alunos. Certifique-se de que eles entenderam a história e esclareça possíveis dúvidas. Peça-os que identifiquem palavras importantes do texto. Por exemplo: stepmother, stepsisters, housework, princess, kingdom, very excited, alone, disppointed, fairy godmother,pumpkin, carage, recognize, jealous, wonderful, run away, steps, fall in love, land, never.

Repita o vídeo.

Depois, peça-os que respondam às seguintes perguntas:

Where does the story take place? Name and describe it.

Who are the characters? Name and give one character of each of them.

What is the action of the story?

How does the story end?

Logo após os alunos responderem às perguntas dadas, corrija-as oralmente. Certifique-se de que todos compreenderam o que acontece na narrativa mostrada.

Observação: Se necessário repita o vídeo novamente.

Aulas 4 e 5

Durante as aulas 4 e 5 desta sequência didática os alunos produzirão exemplares de fairy tales. Para isso, mantenha os grupos feitos na aula 3. Siga os passos descritos a seguir para dar orientações eficazes aos alunos.

- Com os grupos formados, exponha a idéia de que eles deverão escrever os próprios contos de fadas.

- Lembre-os de consultarem as características deste gênero textual,dadas previamente.

- Deixe-os livre para criar os personagens, espaço e enredo.

- Mostre aos alunos um roteiro para ter uma escrita satisfatória:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

- Depois de escrito, determine um dia para a exposição que acontecerá.

Para ajudar os alunos durante o processo de escrita do conto, distribua o seguinte handout para os mesmos: http://www.abcteach.com/free/s/storyplanner_fairytale.pdf

Acesso em: 29/09/2010

Trata-se de um guia com perguntas para orientá-los no processo de escrita

Acesso em: 29/09/2010.

<<TRABALHO INTERDISCIPLINAR>>

Fonte: http://intemporal.blogs.sapo.pt/arquivo/sp_professores[1].jpg

Acesso em: 29/09/2010.

Trabalhe em conjunto com o profissional de Língua Portuguesa de sua escola. Este professor poderá auxiliar os alunos na busca de características do gênero textual estudado e em fontes de pesquisa.

Recursos Complementares

Para outros vídeos de contos de fadas, acesse:

www.youtube.com 

(escolha o que achar interessante)

Para uma word search com o tema da aula, visite:

http://www.abcteach.com/free/w/wordsearch_fairytales.pdf 

Para ter acesso a word strips com vocabulário referente à fairy tales, vá para:

http://www.abcteach.com/free/f/fairy_tale_words.pdf 

Para diversas outras atividades sobre fairy tales, visite:

http://www.abcteach.com/directory/theme_units/literature/fairy_tales/ 

Sites acessados em: 29/09/10.

Avaliação

Avalie os estudantes durante a exposição que culminará com o resultado do processo de escrita proposto nas aulas 4 e 5. Determine que a criatividade para apresentar o conto de fadas escrito por eles será um dos aspectos principais para avaliação. Em qualquer tipo de apresentação (cartazes, handouts, role-plays) a Língua Inglesa deve ser, o tempo todo, usada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.