25/01/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
identificar as informações contidas no gênero bula;
identificar a(s) estratégia(s) de organização textual usada(s) nos textos estudados;
justificar o uso de uma determinada estratégia de organização textual, considerando a situação comunicativa e o tópico discursivo;
reconhecer a função de marcadores textuais na organização temática do texto de bula;
ler textos de bula, recorrendo, conscientemente, a conhecimentos prévios, inferências e instruções formais, semânticas e discursivas de marcadores textuais.
Habilidades básicas de leitura e escrita
Professor, para iniciar a aula, converse com seus alunos sobre os diversos gêneros textuais de uso cotidiano e dos quais dependemos para que possamos fazer bom uso de certos produtos e substâncias.
No caso da bula de remédio, sua utilização esclarece a melhor maneira de manuseio e ingestão de um medicamento, suas indicações e contra-indicações, a composição, as reações adversas, a posologia (quantidade de uso), a ação do medicamento etc.
A expressão com o termo latino (Vide Bula) representa uma orientação ou conselho: “Veja (leia) a Bula”, justamente porque neste suporte textual estão contidas as informações e orientações necessárias para o uso correto da medicação.
Podemos classificar a bula como um gênero pertencente a um domínio social de comunicação que traz como tipo textual predominante o injuntivo, que orienta o uso das substâncias presentes no produto, além de apresentar descrições e conceitos sobre o mesmo.
Quanto ao domínio discursivo da área das ciências da saúde, este pode muitas vezes dificultar o entendimento do paciente leigo, por isso, é necessário uma legislação que regulamenta a adaptação da linguagem médica (técnica) para a uma linguagem mais próxima do coloquial.
Leia o recorte de jornal com o texto irônico de Ruy Castro sobre a linguagem das bulas:
http://blogdoprofessorpc.blogspot.com/2009/09/bula-nao-quer-abafar-ninguem.html
Ainda sobre a dificuldade de leitura e o necessário didatismo no texto das bulas veja, na imagem abaixo, como se encaminhou a proposta para a adequação dos textos, ilustrada em uma matéria de jornal de 2009:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u504556.shtml
Veja como podemos distinguir as informações e orientações que compõem a bula:
Identificação
Nome do medicamento.
Nome do fabricante.
Nome da substância (agente) ativa (o).
Apresentação e composição
Forma como o remédio é comercializado (gotas, comprimidos).
Ingrediente (substância) usado na fabricação.
Informações ao paciente
Finalidade do remédio.
Forma de armazená-lo.
Prazo de validade.
Advertências.
Informações técnicas
Descrição: como funciona o princípio ativo.
Ação: onde e como o medicamento atua no corpo.
Indicações: a qual tipo de problema de saúde o remédio é indicado.
Contraindicações: quais doentes não podem usar o remédio.
Reações adversas: problemas ou efeitos indesejados que podem ocorrer após a ingestão do remédio.
Posologia
Forma como crianças e adultos devem usar o medicamento.
Superdosagem
Alerta sobre a importância de tomar a dose indicada, se houver abuso, há orientações sobre o que fazer.
Informações sobre a fabricação
Fabricante.
Direitos do consumidor.
Repasse para seus alunos essas informações sobre o gênero bula e seus principais tópicos (vistos acima).
Como, provavelmente, todos conhecem uma bula, já viram, já leram, converse com eles sobre essa variedade de informações existente no suporte.
(1) debata com eles sobre o uso de medicamentos em casa:
a) conhecem alguém que já tomou uma superdosagem de algum medicamento?
b) conhecem alguém que já comprou um medicamento e não sabia como usá-lo?
c) conhecem alguém que já teve problemas por ingestão de um medicamento contraindicado?
(2) indique a visualização do vídeo, no link abaixo, que instrui sobre a identificação das informações na bula:
http://www.unimed.com.br/portalunimed/bula.htm
(3) questione-os sobre as informações da bula e peça para responderem no caderno:
a) todas são realmente importantes para o paciente? Justifique.
b) quais delas têm uma importância maior do que outras? Selecione-as e leia oralmente para os outros colegas comentando a resposta.
Professor, agora é o momento dos alunos pesquisarem em bulas disponíveis na internet para que fique claro para eles como é estruturado o suporte e como é o conteúdo das informações do gênero textual.
(1) indique o seguinte link para a pesquisa:
Bulário eletrônico da ANVISA
http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/
Acessando a página, há a opção bula para o paciente além da bula para o profissional de saúde.
Para pesquisar, basta preencher um dos campos de busca ou clicar sobre uma letra e acessar as bulas de medicamentos que iniciem com tal letra. Depois é só fazer o download do texto.
(2) divida-os em grupo e peça para cada um escolher uma bula (não permita que grupos diferentes escolham a mesma).
Após a pesquisa, a escolha e a leitura:
(3) peça para os grupos anotarem exemplos de trechos da bula que são descritivos (como o medicamento atua, exemplos...).
(4) peça para os grupos anotarem exemplos de trechos da bula que são expositivos (conceitos e definições, uso do tempo verbal no presente...).
(5) peça para os grupos anotarem também exemplos de trechos que são injuntivos (uso de verbos no imperativo, passo a passo para o uso correto...).
Após anotarem no caderno converse com seus alunos e faça um debate para que todos elaborem uma conclusão sobre o hibridismo dos tipos textuais e suas marcas características no gênero bula.
Indique para a atividade dois links onde é possível ver bulas de medicamentos de uso popular:
Neosaldina http://www.buladeremedio.com.br/categorias/analgesico
Após a pesquisa:
(1) peça para os alunos anotarem exemplos das seguintes informações de cada medicamento:
a) indicações.
b) contraindicações.
c) apresentação (como o remédio é vendido).
d) reações adversas.
e) posologia.
(2) divida a turma em quatro grupos e proponha hipóteses (como os exemplos abaixo) para que os alunos respondam para o restante da turma:
a) Uma paciente fazia uso de NEOSALDINA e soube que estava grávida. O que fazer? Por quê?
b) Como deve ser a dose diária para pacientes que usaram NEOSALDINA e manifestaram intranquilidade e/ou aumento da frequência cardíaca ou para pessoas idosas e/ou debilitadas?
c) Para um paciente ao qual tenha sido recomendado o uso do VIAGRA, qual deve ser a dose máxima administrada? E a frequência máxima (quantidade de doses)?
d) Uma mulher soube dos efeitos do VIAGRA e também deseja tomar. Qual é a recomendação? Como é a ação do medicamento no corpo de quem deve usá-lo?
Professor, para a avaliação utilize a imagem abaixo como exemplo.
Uma bula diferente e divertida. O torcedor do Paraná Clube (time de futebol de Curitiba) construiu uma análise de seu time com a estrutura de uma bula.
Leia com os alunos e depois oriente-os para a atividade de avaliação.
http://globoesporte.globo.com/platb/rodrigowieler/2008/11/12/time-pomada/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bula_(medicamento)
http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102000000200013&script=sci_arttext
http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102002000100006&lang=pt
Para a avaliação, divida a turma em grupos de quatro alunos e peça para trazerem de casa uma bula de remédio.
Utilizando essa bula como exemplo, peça a eles que criem uma bula diferente (baseada no exemplo da bula de Rodrigo Wieler sobre o time do Paraná). Esta bula deverá ter a estrutura formal do gênero e uma tipologia textual semelhante, mas que possa referir-se a qualquer assunto, não apenas a algum novo medicamento imaginado.
A partir desta produção o professor terá dados concretos para avaliar a aquisição dos conhecimentos da aula pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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15/02/2011
Cinco estrelasA forma de apresentaçao do conteudo e muito intereessante.