Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A metáfora na propaganda

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

ler e assistir a propagandas;

conceituar metáfora e imagem poética como recurso semântico;

reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas nas propagandas;

construir imagens poéticas adequadas ao tema/contexto e aos efeitos de sentido pretendidos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

Professor, para iniciar a aula, distribua o texto abaixo aos alunos ou indique para eles os seguintes links para que possam conhecer um conceito de metáfora.

A metáfora será a figura de linguagem central das propagandas utilizadas nesta aula. Tanto as metáforas textuais quanto as visuais contribuem para a construção do sentido do texto publicitário. O objetivo é que ao final da aula seus alunos possam compreender melhor como age a linguagem figurada na conquista do público ao qual a publicidade se destina.   

Conceito de Metáfora: A metáfora é uma figura de linguagem que consiste na alteração do sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado, quando entre o sentido de base e o acrescentado há uma relação de semelhança, de intersecção, isto é, quando apresentam traços semânticos comuns.

Conceito tradicional e essencial para a compreensão do processo de significação da linguagem humana, a metáfora pode ser definida como uma transferência de significado que tem como base uma analogia: dois conceitos são relacionados por apresentarem, na concepção do falante, algum ponto em comum. A partir daí, amplia-se o campo de abrangência do vocábulo, instaurando-se a polissemia, essencial para que se realize qualquer processo de mudança, que exige variação e continuidade.

Exemplo de metáfora textual:

Inutilidades (José Paulo Paes)

Ninguém coça as costas da cadeira. 

Ninguém chupa a manga da camisa. 

O piano jamais abana a cauda. 

Tem asa, porém não voa, a xícara.

                                                                                                                                                                                                                                                 

De que serve o pé da mesa se não anda? 

E a boca da calça se não fala nunca? 

Nem sempre o botão está em sua casa. 

O dente de alho não morde coisa alguma.

                                                                                                                                                                                                                                             

Ah! se trotassem os cavalos do motor ... 

Ah! se fosse de circo o macaco do carro ... 

Então a menina dos olhos comeria 

Até bolo esportivo e bala de revólver.

http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/metafora.html

Atividade 1

Para a primeira atividade, após a busca do conceito e a conversa com os alunos esclarecendo o que é metáfora:

(1) peça para retirarem do poema de José Paulo Paes todos os exemplos de metáfora.

(2) no caderno, peça para conceituarem na linguagem denotativa (sem sentido figurado) cada caso de metáfora vista no texto.

(3) instigue-os a responderem, aleatoriamente, envolvendo todos os alunos, o conceito que fizeram sobre as metáforas na etapa 2 da atividade.

(4) debata com seus alunos, procurando as causas para que a linguagem metafórica seja usada nessas situações e objetos do cotidiano.

Após essa primeira atividade de conhecimento do conceito, utilize as imagens publicitárias nas outras atividades para realização dos objetivos da aula.                                                                            

Atividade 2

Professor, indique a seus alunos a pesquisa das seguintes imagens publicitárias abaixo:

                         http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/servicos/ImprimeNoticia.jsp?pIdConteudo=115127          http://valeoclick.com.br/News/?p=596    

http://mantrapublicidadeal.blogspot.com/2009/04/brahma-cria-anuncio-especial-para-dia.html 

http://marcelocomunicacao.blogs.sapo.pt/1651.html 

Após a pesquisa e a leitura das propagandas pelos alunos, peça para responderem no caderno:

a) qual o objetivo destas propagandas?

b) qual o produto ou serviço oferecido por cada uma delas?

c) que metáforas podemos perceber nas imagens? 

d) como é construída a relação de sentido entre linguagem verbal e linguagem visual? Quais são esses elementos?

(2) divida a turma em grupos e escolha uma imagem para que tais grupos façam uma análise oral:

a) que surpresa provoca no público o uso da linguagem figurada?

b) para cada grupo: como interpretar a ambiguidade (duplo sentido) nas seguintes expressões:

"Casa Branca" - "Obra Prima" - "Brahma Suada" - "Café Pequeno".

Ao fim das atividades os alunos deverão atentar para a importância dos recursos visuais na construção do sentido metafórico, além de perceber que o uso da linguagem verbal, nestes casos, se reduz ao mínimo ou essencial, tomando como base a língua falada no cotidiano, com a intenção de se aproximar o máximo do maior número de pessoas possível.                                                                       

Atividade 3 

Para a terceira atividade, indique os links das seguintes campanhas publicitárias institucionais:

http://agencia-apice.blogspot.com/search?updated-max=2008-09-01T20:51:00-07:00&max-results=7

 

      http://textuariosocial.blogspot.com/2009/10/figuras-de-linguagem-ii.html       

http://mantrapublicidadeal.blogspot.com/2009/06/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para.html 

Após a pesquisa e a leitura das propagandas pelos alunos, peça para responderem no caderno:

a) são publicidades do tipo comercial? Justifique.

b) qual o objetivo destas propagandas?

c) que metáforas podemos perceber nas imagens?

d) qual a relação de sentido entre linguagem verbal e linguagem visual?

(2) como interpretar:

a) a metáfora da primeira publicidade.

b) a oposição ("inteligente/ burro") da afirmação da segunda publicidade.

c) a ambiguidade da expressão "entre para a corrente sanguínea".                                                                                                                                                                                                        

Professor, abaixo três imagens publicitárias para a realização da avaliação ao fim da aula:

As duas primeiras, de restaurantes, oferecem seus serviços grastronômicos, enquanto a última é um anúncio de montadora de veículos, em homenagem ao dia das mães:

http://marcelocomunicacao.blogs.sapo.pt/1651.html 

http://www.bahiamarina.com.br/v2/br/premio_abril_publicidade.asp  

http://agencia-apice.blogspot.com/2008_09_01_archive.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Para a avaliação:

(1) discuta com seus alunos sobre a construção de sentido provocada pelas imagens e pela linguagem verbal e metafórica.

(2) questione-os sobre essa relação:

a) o que o texto da segunda propaganda sugere, considerando a ação dos ecologistas e o prato de salada?

b) o que sugere a polissemia da imagem da segunda propaganda, a referência à viagem e a indicação do restaurante?

c) o bagageiro da terceira publicidade refere-se apenas à parte do carro onde se guarda as malas? Além da imagem da barriga da grávida, ainda há a imagem de um carro em miniatura, qual a possível relação deste carrinho com a imagem da propaganda?

A avaliação deve pautar-se na participação dos alunos para estas respostas, além das atividades feitas anteriormente.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.