24/11/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
ler e assistir a propagandas;
conceituar metáfora e imagem poética como recurso semântico;
reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas nas propagandas;
construir imagens poéticas adequadas ao tema/contexto e aos efeitos de sentido pretendidos.
Habilidades básicas de leitura e escrita
Professor, para iniciar a aula, distribua o texto abaixo aos alunos ou indique para eles os seguintes links para que possam conhecer um conceito de metáfora.
A metáfora será a figura de linguagem central das propagandas utilizadas nesta aula. Tanto as metáforas textuais quanto as visuais contribuem para a construção do sentido do texto publicitário. O objetivo é que ao final da aula seus alunos possam compreender melhor como age a linguagem figurada na conquista do público ao qual a publicidade se destina.
Conceito de Metáfora: A metáfora é uma figura de linguagem que consiste na alteração do sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado, quando entre o sentido de base e o acrescentado há uma relação de semelhança, de intersecção, isto é, quando apresentam traços semânticos comuns.
Conceito tradicional e essencial para a compreensão do processo de significação da linguagem humana, a metáfora pode ser definida como uma transferência de significado que tem como base uma analogia: dois conceitos são relacionados por apresentarem, na concepção do falante, algum ponto em comum. A partir daí, amplia-se o campo de abrangência do vocábulo, instaurando-se a polissemia, essencial para que se realize qualquer processo de mudança, que exige variação e continuidade.
Exemplo de metáfora textual:
Inutilidades (José Paulo Paes)
Ninguém coça as costas da cadeira.
Ninguém chupa a manga da camisa.
O piano jamais abana a cauda.
Tem asa, porém não voa, a xícara.
De que serve o pé da mesa se não anda?
E a boca da calça se não fala nunca?
Nem sempre o botão está em sua casa.
O dente de alho não morde coisa alguma.
Ah! se trotassem os cavalos do motor ...
Ah! se fosse de circo o macaco do carro ...
Então a menina dos olhos comeria
Até bolo esportivo e bala de revólver.
http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/metafora.html
Para a primeira atividade, após a busca do conceito e a conversa com os alunos esclarecendo o que é metáfora:
(1) peça para retirarem do poema de José Paulo Paes todos os exemplos de metáfora.
(2) no caderno, peça para conceituarem na linguagem denotativa (sem sentido figurado) cada caso de metáfora vista no texto.
(3) instigue-os a responderem, aleatoriamente, envolvendo todos os alunos, o conceito que fizeram sobre as metáforas na etapa 2 da atividade.
(4) debata com seus alunos, procurando as causas para que a linguagem metafórica seja usada nessas situações e objetos do cotidiano.
Após essa primeira atividade de conhecimento do conceito, utilize as imagens publicitárias nas outras atividades para realização dos objetivos da aula.
Professor, indique a seus alunos a pesquisa das seguintes imagens publicitárias abaixo:
http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/servicos/ImprimeNoticia.jsp?pIdConteudo=115127 http://valeoclick.com.br/News/?p=596
http://mantrapublicidadeal.blogspot.com/2009/04/brahma-cria-anuncio-especial-para-dia.html
http://marcelocomunicacao.blogs.sapo.pt/1651.html
Após a pesquisa e a leitura das propagandas pelos alunos, peça para responderem no caderno:
a) qual o objetivo destas propagandas?
b) qual o produto ou serviço oferecido por cada uma delas?
c) que metáforas podemos perceber nas imagens?
d) como é construída a relação de sentido entre linguagem verbal e linguagem visual? Quais são esses elementos?
(2) divida a turma em grupos e escolha uma imagem para que tais grupos façam uma análise oral:
a) que surpresa provoca no público o uso da linguagem figurada?
b) para cada grupo: como interpretar a ambiguidade (duplo sentido) nas seguintes expressões:
"Casa Branca" - "Obra Prima" - "Brahma Suada" - "Café Pequeno".
Ao fim das atividades os alunos deverão atentar para a importância dos recursos visuais na construção do sentido metafórico, além de perceber que o uso da linguagem verbal, nestes casos, se reduz ao mínimo ou essencial, tomando como base a língua falada no cotidiano, com a intenção de se aproximar o máximo do maior número de pessoas possível.
Para a terceira atividade, indique os links das seguintes campanhas publicitárias institucionais:
http://agencia-apice.blogspot.com/search?updated-max=2008-09-01T20:51:00-07:00&max-results=7
http://textuariosocial.blogspot.com/2009/10/figuras-de-linguagem-ii.html
http://mantrapublicidadeal.blogspot.com/2009/06/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para.html
Após a pesquisa e a leitura das propagandas pelos alunos, peça para responderem no caderno:
a) são publicidades do tipo comercial? Justifique.
b) qual o objetivo destas propagandas?
c) que metáforas podemos perceber nas imagens?
d) qual a relação de sentido entre linguagem verbal e linguagem visual?
(2) como interpretar:
a) a metáfora da primeira publicidade.
b) a oposição ("inteligente/ burro") da afirmação da segunda publicidade.
c) a ambiguidade da expressão "entre para a corrente sanguínea".
Professor, abaixo três imagens publicitárias para a realização da avaliação ao fim da aula:
As duas primeiras, de restaurantes, oferecem seus serviços grastronômicos, enquanto a última é um anúncio de montadora de veículos, em homenagem ao dia das mães:
http://marcelocomunicacao.blogs.sapo.pt/1651.html
http://www.bahiamarina.com.br/v2/br/premio_abril_publicidade.asp
http://agencia-apice.blogspot.com/2008_09_01_archive.html
http://parapensarpropaganda.blogspot.com/2008/09/metforas-e-modelos-mentais-voc-tem-sede.html
http://www.portaldapropaganda.com/forum/comentarios?idtp=273
http://www.portalcmc.com.br/pnl16.htm
http://www.albertoclaro.pro.br/noticia.asp?codigo=714&COD_MENU=80
Para a avaliação:
(1) discuta com seus alunos sobre a construção de sentido provocada pelas imagens e pela linguagem verbal e metafórica.
(2) questione-os sobre essa relação:
a) o que o texto da segunda propaganda sugere, considerando a ação dos ecologistas e o prato de salada?
b) o que sugere a polissemia da imagem da segunda propaganda, a referência à viagem e a indicação do restaurante?
c) o bagageiro da terceira publicidade refere-se apenas à parte do carro onde se guarda as malas? Além da imagem da barriga da grávida, ainda há a imagem de um carro em miniatura, qual a possível relação deste carrinho com a imagem da propaganda?
A avaliação deve pautar-se na participação dos alunos para estas respostas, além das atividades feitas anteriormente.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/05/2013
Cinco estrelasMuito Bom
20/06/2012
Cinco estrelasUfa!Até que enfim achei o que procurava,adorei estas atividades.Parabéns!