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COM O TRÂNSITO NÃO SE BRINCA: RESPEITO ÀS REGRAS!

 

11/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Conhecer as principais regras de trânsito adotadas no Brasil.

2. Identificar os fundamentos que justificam a existência das regras de trânsito.    

3. Compreender a importância do respeito às regras de trânsito para o convívio social.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais para o professor: 

Segundo o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito deverá ser promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

Assim, é necessário sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se investir na educação para o trânsito, uma vez que na atualidade ela se torna fundamental para um convívio social mais ético, respeitoso e seguro. Dessa forma, os professores das diversas áreas de conhecimento da escola, poderão propor e executar um projeto interdisciplinar relacionado a esta temática, desenvolvendo-o com os alunos de maneira crítica, vivencial e criativa.

Sugestão de projeto interdisciplinar:

Projeto: Trânsito, disponível no link http://brunaleaolobo.blogspot.com/2008/08/projeto-transito.html 

Atividade 1:

Sinal Verde, Sinal Vermelho!

Para o desenvolvimento desta atividade, o professor de Língua Portuguesa poderá contribuir com os momentos relativos à leitura, interpretação e produção de textos.

Inicie a aula perguntando aos alunos: Para vocês, qual é o sentido da palavra “brinca” na frase: “COM O TRÂNSITO NÃO SE BRINCA”!

Após ouvir as opiniões da turma, convide os alunos para conhecer a história intitulada “Com o trânsito não se brinca”, acessando o link http://www.brasilzinho.com.br/transito_nao_se_brinca.html  

Para trabalhar com a história, inicialmente distribua para cada aluno dois círculos, sendo um de cor vermelha e o outro de cor verde. Explique que o círculo verde significa que você concorda com a imagem a ser apresentada relativa ao trânsito e o círculo vermelho refere-se à não concordância quanto à situação exibida.

Mostre uma imagem da história de cada vez sem os balões que trazem as falas dos personagens Brasilzinho e do guarda de trânsito Borges. Para cada imagem, os alunos deverão levantar um dos círculos – verde ou vermelho-, justificando suas escolhas.

Após este momento, solicite aos alunos que imaginem as falas do Brasilzinho e do guarda Borges em relação às imagens apresentadas. A seguir, retome e leia a história desde o início, exibindo as imagens e as falas correspondentes (Professor, não se esqueça que, para aparecer os balões com as falas, é preciso posicionar o cursor nos personagens Brasilzinho e no guarda Borges).

Prosseguindo, peça aos alunos que comparem o que imaginaram e o conteúdo abordado na história, observando semelhanças e diferenças.

Na sequência, destaque a primeira imagem da história, com o diálogo entre o Brasilzinho e o cabo Borges:

Problematize perguntando aos alunos: Alguém conhece ou já ouviu falar sobre o Código de Trânsito Brasileiro? Quais as regras de trânsito que vocês conhecem? Vocês acham que as pessoas respeitam as regras de trânsito? Em que situações isto acontece? Por que foi necessário elaborar um Código de Trânsito? Para que serve este Código de Trânsito? Vocês concordam com o que diz o cabo Borges a respeito do trânsito? Por quê? Na opinião de vocês, o que ainda é preciso fazer para melhorar o trânsito? 

Anotar na lousa as regras de trânsito comentadas pela turma. Cada aluno deverá registrá-las no caderno.

Para ampliar a discussão, apresente aos alunos os vídeos abaixo:

Onze anos do novo Código de Trânsito Brasileiro http://www.youtube.com/watch?v=htrCLB406-E  Trata-se de uma reportagem sobre os onze anos de promulgação do novo Código de Trânsito Brasileiro, onde se constata que, apesar das mudanças, o número de acidentes não diminuiu de forma significativa. 

Trânsito - Leis e Acidentes http://www.youtube.com/watch?v=n2R7r7qoOmk&NR=1  Uma breve explicação sobre o Código de Trânsito Brasileiro. 

Após assistir aos vídeos, instigue os alunos a fazer comentários sobre o que viram, a identificar algumas regras de trânsito analisadas e os motivos que justificam a sua existência. Professor, neste momento, você poderá reafirmar que as leis reunidas no Código de Trânsito Brasileiro devem ser seguidas por motoristas, pedestres e ciclistas. Este código foi criado para que o trânsito flua de maneira correta, segura, confortável e para reduzir acidentes e mortes no Brasil, visando também à defesa ambiental e à educação para o trânsito.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse os sítios:

http://www.perkons.com/educacao/interna.php?codpagina=126&codidioma=8&codpai=121   As finalidades do Sistema Nacional de Trânsito

http://www.tudoemfoco.com.br/ctb-atualizado.html  CTB  atualizado

A seguir, o professor poderá ainda comentar com os alunos sobre outras leis do Código de Trânsito Brasileiro, destacando artigos/parágrafos que julgar mais importantes e os que forem referentes às crianças. Para isto, acesse os seguintes links:  

http://www.multcarpo.com.br/ctb.htm   Código de Trânsito Brasileiro - CTB

http://www.cetsp.com.br/internew/informativo/codigo/resumo/cod.html    Aprovado o novo Código de Trânsito Brasileiro

Além disso, a fim de voltar a atenção para as leis direcionadas às crianças, fazer uma leitura dialogada do texto “Contran (Conselho Nacional de Trânsito) define regras para o transporte de criança”, disponível no link

http://www.denatran.gov.br/ultimas/20080610_transporte_crianca.htm (Denatran: Departamento Nacional de Trânsito) 

Dando continuidade, peça aos alunos que retomem as regras anotadas no caderno, reformulando-as ou acrescentando outras, de acordo com os vídeos assistidos, com o texto lido e com as discussões realizadas.

Atividade 2:

De olho nas regras de trânsito!

Professor, a fim de enriquecer a discussão e reafirmar a importância das regras de trânsito para a convivência social, solicite aos alunos que se organizem em pequenos grupos, no Laboratório de Informática da escola.

Cada grupo ficará responsável por ler e discutir um dos textos sugeridos abaixo. Alguns textos estão disponíveis no sítio

http://www.canalkids.com.br/portal/tvdivershow/index.htm sendo que os alunos poderão acompanhar a leitura por meio da Rádio Kids. Para acessá-los, você deverá proceder da seguinte maneira: Escolha uma área: Cidadania; Home – cidadania: Trânsito; Tópico trânsito: clicar nos itens indicados a seguir: 

Cuidado: Trânsito - A selva do trânsito

De olho nas placas - Sigam-me os bons 

Atravesse na faixa - Um passeio na faixa

Excesso de velocidade - Correr demais é uma roubada 

Proibido estacionar - Parar em local proibido pode dar bode (ou guincho!) 

Sinal vermelho - Sinal vermelho: perigo

Outros textos sugeridos:

O que é trânsito?  http://transitolandia.blogspot.com/p/o-que-e-transito.html 

Sinais amigos  http://transitolandia.blogspot.com/p/sinais-amigos_19.html 

Sobre duas rodas http://transitolandia.blogspot.com/p/sobe-duas-rodas.html 

Caminho seguro – Boa viagem  http://transitolandia.blogspot.com/p/viajando-por-ai.html 

Após a leitura e discussão dos textos, cada grupo deverá fazer uma síntese das ideias principais para, em seguida, socializar com toda a turma. Os colegas poderão fazer comentários, perguntas e trocar opiniões sobre os textos apresentados. Neste momento, o professor poderá ressaltar a importância das regras de trânsito para que o convívio social aconteça de forma respeitosa e segura.

Atividade 3: 

Educação para o trânsito começa em casa? 

Inicie a atividade, exibindo para os alunos o vídeo “Educação no trânsito!”, disponível no link

http://www.youtube.com/watch?v=rH0DsYrrPR4&NR=1 

Ao término da exibição, abra espaço aos alunos para que comentem a respeito dos aspectos abordados no vídeo, questionando também sobre o que significa para eles a frase: “Trânsito - Você também é responsável!” 

Em seguida, pergunte: Vocês acham que a educação para o trânsito deve começar em casa? 

Após ouvir as opiniões da turma, leia e discuta de forma crítica com os alunos, depoimentos de pessoas concordando que a educação para o trânsito deve começar em casa.

Sugestões de depoimentos:

Depoimento 1:

“Acidentes de trânsito envolvendo crianças são sempre uma tragédia, por isso vale lembrar que orientação nunca é demais. Neste fim de semana, estava manobrando o carro no estacionamento de um supermercado, quando uma criança e sua mãe estavam passando. Eu parei dando preferência, mas o menino foi desviar e passar por trás do carro, a mãe o segurou pela mão e disse: nunca passe atrás de um carro, passe pela frente para que o motorista possa vê-lo.

Parece uma coisa bem simples, mas que deve ser ensinada. Oriente as crianças com quem convive: filhos, alunos, sobrinhos, netos. Saber se comportar no trânsito pode evitar acidentes e salvar vidas.  

Atenção também para os maus exemplos, não atravesse a rua com sinal fechado ou fora da faixa, caminhe na calçada, use cinto de segurança. Observar exemplos é uma das principais formas de aprender. Não brinque com segurança, acidentes são tristes, mas quando envolvem crianças parecem ainda mais difíceis. E você condutor, fique atento aos pequeninos que são muito imprevisíveis e podem passar despercebidos”.

Depoimento 2:

“Não quero aqui me enaltecer. Mas duas coisas aconteceram com o meu filho, que hoje está com 13 anos. Uma foi com relação ao lixo e outra com relação ao cinto de segurança. Estes dois assuntos, entre outros, sempre abordei com carinho e explicando os motivos e dando exemplos. Até hoje, vejo meu filho com um papel de bala nas mãos por horas a procura de uma lata de lixo e no carro ele me entrega para colocar no saquinho de lixo. E no carro, qualquer pessoa que entra e não coloca o cinto, é ele que sinaliza a necessidade do uso.

Portanto, para mim, é uma prova viva, real e recente de que a educação será a única forma de mudarmos este mundo. Antes de nos preocuparmos em criar um mundo melhor para nossos filhos, vamos criar filhos melhores para este mundo”.

Depoimento 3:

“A educação é compromisso do estado, da escola e da família na formação dos cidadãos conscientes e no preparo para a cidadania. A formação dos condutores é parte integrante nesse processo”.

Fonte: http://www.blogdotransito.com.br/?p=408 (Os depoimentos citados acima estão disponíveis neste link).  

Após este momento, os alunos deverão fazer uma investigação com os colegas da própria turma e de outras salas, caso o professor considere oportuno, com o intuito de verificar: "Em relação à educação para o trânsito, o que tenho aprendido em casa através de orientações ou exemplos?" As respostas levantadas pelos alunos deverão ser listadas e, em seguida, classificadas em Sinal Verde - para as ações adequadas e Sinal vermelho - para as ações inadequadas, em relação ao que aprenderam acerca das leis de trânsito. Os alunos deverão registrar em cartazes separados, com a devida indicação de Sinal Verde ou de Sinal Vermelho para utilizá-los posteriormente.

Dando continuidade, para sensibilizar a comunidade escolar a respeito da importância de se tratar este tema em casa e na escola, os alunos deverão criar slogans, cartazes sobre o assunto e afixar em variados locais da escola, com a mediação também dos professores de Língua Portuguesa e Educação Artística. Para isto, poderão utilizar ainda curiosidades acerca do tema.

Sugestões para cartazes com “Você sabia?”:

O louco trânsito de Londres e Todo o poder às magrelas!, disponíveis no link

http://www.canalkids.com.br/portal/tvdivershow/index.htm (Escolha uma área: Cidadania; Home-cidadania: clicar em “Você sabia?” e a seguir nos títulos sugeridos). 

Você sabia? 25/9 Dia Nacional do trânsito, acessando o sítio

http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=48 

Fonte: http://www.detran.rj.gov.br/_include/on_line/cartilha/cartilha.pdf  (p.44) - Cartilha informativa (Vale à pena conferir, podendo destacar os tópicos: Noções de respeito ao meio ambiente e Convívio social no trânsito).

Após este momento, professores e alunos poderão propor à direção da escola, a realização de uma palestra sobre o tema a ser ministrada por um Agente de Trânsito de sua cidade, em local apropriado da escola, contando com a participação da comunidade escolar, inclusive pais dos alunos. Neste encontro, reafirmar a importância da parceria família-escola quanto à educação para o trânsito.  

Recursos Complementares

Professor, para seu conhecimento, sugerimos os seguintes textos/vídeos:     

http://www.youtube.com/watch?v=u0vooqiQP_g&feature=related   “Legislação de trânsito”  

http://www.trabalhonota10.com.br/datas-comemorativas/09-setembro/25-dia-nacional-do-transito.html    “Dia Nacional do Trânsito”

Também sugerimos outros vídeos que poderão ser utilizados com os alunos, a fim de enriquecer a aula:

http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag7.htm  Turma da Mônica - Educação no trânsito não tem idade 

http://www.youtube.com/watch?v=i6Mv7EmKNyM    Repórter justiça - educação no trânsito (1/3)

http://www.youtube.com/watch?v=28FhgN7ZDgQ      Repórter justiça - educação no trânsito (2/3)

http://www.youtube.com/watch?v=2YyPwaG3YP4      Repórter justiça - educação no trânsito (3/3)  

http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=CODIGO-DE-TRANSITO&selecao=MAT&materia=60863&programa=106&velocidade=100K  (Fazer download)   Relato de uma situação no trânsito...   

Livro de história: 

RODRIGUES, Juciara. Nosso Trânsito. São Paulo: Scipione, 1998 (Coleção Nossa). Informações sobre o trânsito, com sugestões de atividades.  

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos conseguiram: conhecer e discutir sobre as principais regras de trânsito adotadas no Brasil; identificar os motivos que justificam a existência das regras de trânsito; compreender a importância do respeito às regras de trânsito para o convívio social; reconhecer que a educação para o trânsito começa em casa; ler, interpretar e sintetizar textos; selecionar informações e criar slogans, cartazes referentes ao tema; participar ativamente da palestra promovida na escola.    

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