08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Os alunos precisarão conhecer adjetivos relacionados a aparência física, bem como ter conhecimento sobre estruturas do Simple Present e Simple Past na forma afirmativa, negativa e interrogativa.
Aula 1
Professor,
Essa aula terá como tema inicial as semelhanças e diferenças entre gêmeos. Para tal você precisará imprimir as fotos de gêmeos disponível em
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/fifteen-minutes-apart - acesso em 29/09/10
Escreva no quadro a palavra TWINS em letras grandes. Pergunte aos alunos se eles sabem o que essa palavra significa. Encoraje-os a responderem. Explique que TWINS significa gêmeos em inglês.
Pergunte se eles sabem quais são os dois tipos de gêmeos que podem existir: UNIVITELINOS e BIVITELINOS.
Escreva no quadro as palavras: UNIVITELINOS e BIVITELINOS e embaixo escreva a palavra correspondente em inglês: IDENTICAL e FRATERNAL.
Pergunte aos alunos se eles conhecem pessoas que são gêmeas e se são univitelinos ou bivitelinos. Organize os alunos em grupos de três ou quatro pessoas e peça-os para discutir as semelhanças e diferenças entre esses gêmeos que eles conhecem.
Após alguns minutos, mostre a imagem que você imprimiu. Nela os alunos verão que as meninas gêmeas na primeira foto têm cor de pele diferente e que na segunda imagem as garotas são bem parecidas, mas não idênticas. Deixe-os observar e fazer comentários a respeito dessas imagens.
Sugestão extra:
Se quiser expandir esse assunto, você pode pedir ajuda ao seu colega da área de ciências/biologia para preparar uma aula falando sobre os fatores que contribuem para o nascimento de gêmeos univitelinos ou bivitelinos.
Com a ajuda dos alunos faça uma lista com os adjetivos referentes às características que eles observaram nos gêmeos das imagens que você mostrou.
Exemplo: dark, light, small, big, tall, short, pretty, ugly
Para que os alunos descubram as regras de comparativo e superlativo faça perguntas que os obrigará a formar frases usando tais estruturas.
Exemplo:
Pergunte em português: Quem é mais escura, Remee ou Kian?
Os alunos responderãm em português: Remee é mais escura.
Você deverá pedir a eles que tentem dizer essa frase em inglês. Eles provavelmente dirão: Remee is more dark.
Corrija-os riscando a palavra MORE e acrescentando o sufixo ER no final do adjetivo DARK: Remee is darker.
Refira-se aos próprios alunos para dar novos exemplos e conduzir a classe à descoberta das regras de comparativo e superlativo.
Exemplo de pergunta a ser feita aos alunos: Quem é mais alto, Rodrigo ou Lucas?
Possível resposta: Rodrigo is more tall. => Rodrigo is taller.
Exemplo de pergunta a ser feita aos alunos: Quem é mais magro, Rodrigo ou Lucas?
Possível resposta: Rodrigo is more thin. => Rodrigo is thinner.
Em seguida você deverá transcrever o quadro abaixo para a lousa de forma que os alunos visualizem a regra claramente. Aproveite para explicar as formas irregulares.
Agora peça aos alunos que visitem o site:
http://www.twinagency.com/ - acesso em 28/09/10
Peça que cliquem em CASTING e em seguida em FAMILIES. Eles verão fotos de vários gêmeos e deverão escolher as que mais gostarem para, então, escrever frases comparando-os. Oriente-os a trabalharem em grupos de três ou quatro pessoas.
Aula 2, 3 e 4
Professor,
Nas próximas três aulas você irá consolidar as estruturas de comparativo e superlativo trabalhadas na aula 1. Imprima as folhas de atividades (páginas 1 a 8) disponíveis em:
https://www.esl-library.com/pdf/lessons/10.comparatives-superlatives.pdf - acesso em 29/09/10
Peça aos alunos que se juntem em duplas, distribua a primeira folha de atividades e peça a eles que a façam juntos. Após alguns minutos eles deverão comparar suas respostas com as de outra dupla e você, em seguida, corrige com a turma no quadro.
Você usará esse mesmo procedimento para as folhas de atividades dois, três, quatro, cinco, seis, sete e oito.
As repostas para todas as atividades estão disponíveis nas páginas 12 e 13 do arquivo dado acima.
Primeira folha de atividades
Segunda folha de atividades
Aula 5
Nessa aula os alunos irão colocar em prática o conhecimento que foi consolidado a respeito do comparativo e superlativo através de uma pesquisa que farão na própria sala de aula. Essa pesquisa consiste em os alunos entrevistarem seus colegas e descobrirem mais detalhes sobre eles, tais como: número de irmãos, tamanho do sapato e altura. Se preferir você pode selecionar os tópicos mais relevantes para a realidade de seus alunos e escrever no quadro ao invés de utilizar a primeira página do arquivo abaixo.
Para isso você precisará imprimir as páginas 9 e 10 do arquivo disponibilizado em:
https://www.esl-library.com/pdf/lessons/10.comparatives-superlatives.pdf - acesso em 29/09/10
Página 09
A segunda parte da pesquisa consiste em os alunos compilarem os dados obtidos através do questionário dado anteriormente escrevendo frases. Distribua a página 10 do arquivo disponibilizado acima, e peça aos alunos para escreverem suas frases seguindo o modelo. Monitore e oriente caso necessário.
Página 10
Assim que os grupos terminarem, peça a voluntários para compartilharem suas descobertas com a turma.
Aula 6
Professor,
Nessa aula retomaremos o assunto sobre gêmeos para concluir a sequência didática. Peça aos alunos que visitem o site abaixo e leiam o artigo sobre as garotas Remee and Kian, gêmeas (uma branca e outra negra) mostradas na primeira aula.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-377839/Black-white-twins.html - acesso em 29/09/10
Peça aos alunos que, após lerem o artigo, se juntem em grupos de três ou quatro e listem as diferenças e similaridades das garotas de acordo com o que leram.
Em seguida peça aos grupos que comparem suas descobertas com as de outro grupo.
Para curiosidades sobre gêmeos, visite:
http://www.twinsuk.co.uk/twinstips/18/9934123/multiple-birth-statistics,-facts-&-trivia/twins-&-triplets-facts-&-trivia-/ - acesso em 29/09/10
Para artigo sobre diferenças entre gêmeos univitelinos e bivitelinos, acesse:
http://www.betterhealth.vic.gov.au/bhcv2/bhcpdf.nsf/ByPDF/Twins_identical_and_fraternal/$File/Twins_identical_and_fraternal.pdf - acesso em 29/09/10
Para um quiz sobre gêmeos, visite:
A avaliação poderá ser feita de diversas formas:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!