Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fifteen minutes apart - Comparando pessoas, coisas e lugares

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir e comparar pessoas, coisas e lugares
  • Aplicar estratégias de leitura: artigo científico
  • Ativar vocabulário sobre família
  • Escrever um texto usando o comparativo
Duração das atividades
6 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer adjetivos relacionados a aparência física, bem como ter conhecimento sobre estruturas do Simple Present e Simple Past na forma afirmativa, negativa e  interrogativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Essa aula terá como tema inicial as semelhanças e diferenças entre gêmeos. Para tal você precisará imprimir as fotos de gêmeos disponível em

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/fifteen-minutes-apart - acesso em 29/09/10 

Escreva no quadro a palavra TWINS em letras grandes. Pergunte aos alunos se eles sabem o que essa palavra significa. Encoraje-os a responderem. Explique que TWINS significa gêmeos em inglês.

Pergunte se eles sabem quais são os dois tipos de gêmeos que podem existir: UNIVITELINOS e BIVITELINOS.

Escreva no quadro as palavras: UNIVITELINOS e BIVITELINOS e embaixo escreva a palavra correspondente em inglês: IDENTICAL e FRATERNAL.

Pergunte aos alunos se eles conhecem pessoas que são gêmeas e se são univitelinos ou bivitelinos. Organize os alunos em grupos de três ou quatro pessoas e peça-os para discutir as semelhanças e diferenças entre esses gêmeos que eles conhecem.

Após alguns minutos, mostre a imagem que você imprimiu. Nela os alunos verão que as meninas gêmeas na primeira foto têm cor de pele diferente e que na segunda imagem as garotas são bem parecidas, mas não idênticas. Deixe-os observar e fazer comentários a respeito dessas imagens.

Sugestão extra:

Se quiser expandir esse assunto, você pode pedir ajuda ao seu colega da área de ciências/biologia para preparar uma aula falando sobre os fatores que contribuem para o nascimento de gêmeos univitelinos ou bivitelinos.

Com a ajuda dos alunos faça uma lista com os adjetivos referentes às características que eles observaram nos gêmeos das imagens que você mostrou.

Exemplo: dark, light, small, big, tall, short, pretty, ugly

Para que os alunos descubram as regras de comparativo e superlativo faça perguntas que os obrigará a formar frases usando tais estruturas.

Exemplo:

Pergunte em português: Quem é mais escura, Remee ou Kian?

Os alunos responderãm em português: Remee é mais escura.

Você deverá pedir a eles que tentem dizer essa frase em inglês. Eles provavelmente dirão: Remee is more dark.

Corrija-os riscando a palavra MORE e acrescentando o sufixo ER no final do adjetivo DARK: Remee is darker.

Refira-se aos próprios alunos para dar novos exemplos e conduzir a classe à descoberta das regras de comparativo e superlativo.

Exemplo de pergunta a ser feita aos alunos: Quem é mais alto, Rodrigo ou Lucas?

Possível resposta: Rodrigo is more tall. => Rodrigo is          taller.

Exemplo de pergunta a ser feita aos alunos: Quem é mais magro, Rodrigo ou Lucas?

Possível resposta: Rodrigo is more thin. => Rodrigo is          thinner.

Em seguida você deverá transcrever o quadro abaixo para a lousa de forma que os alunos visualizem a regra claramente. Aproveite para explicar as formas irregulares.

Agora peça aos alunos que visitem o site:

http://www.twinagency.com/ - acesso em 28/09/10 

Peça que cliquem em CASTING e em seguida em FAMILIES. Eles verão fotos de vários gêmeos e deverão escolher as que mais gostarem para, então, escrever frases comparando-os. Oriente-os a trabalharem em grupos de três ou quatro pessoas.

Aula 2, 3 e 4

Professor,

Nas próximas três aulas você irá consolidar as estruturas de comparativo e superlativo trabalhadas na aula 1. Imprima as folhas de atividades (páginas 1 a 8) disponíveis em:  

https://www.esl-library.com/pdf/lessons/10.comparatives-superlatives.pdf   - acesso em 29/09/10 

Peça aos alunos que se juntem em duplas, distribua a primeira folha de atividades e peça a eles que a façam juntos. Após alguns minutos eles deverão comparar suas respostas com as de outra dupla e você, em seguida, corrige com a turma no quadro.

Você usará esse mesmo procedimento para as folhas de atividades dois, três, quatro, cinco, seis, sete e oito.

As repostas para todas as atividades estão disponíveis nas páginas 12 e 13 do arquivo dado acima.

Primeira folha de atividades

Segunda folha de atividades

Aula 5

Nessa aula os alunos irão colocar em prática o conhecimento que foi consolidado a respeito do comparativo e superlativo através de uma pesquisa que farão na própria sala de aula. Essa pesquisa consiste em os alunos entrevistarem seus colegas e descobrirem mais detalhes sobre eles, tais como: número de irmãos, tamanho do sapato e altura. Se preferir você pode selecionar os tópicos mais relevantes para a realidade de seus alunos e escrever no quadro ao invés de utilizar a primeira página do arquivo abaixo.

Para isso você precisará imprimir as páginas 9 e 10 do arquivo disponibilizado em:

https://www.esl-library.com/pdf/lessons/10.comparatives-superlatives.pdf - acesso em 29/09/10 

Página 09

A segunda parte da pesquisa consiste em os alunos compilarem os dados obtidos através do questionário dado anteriormente escrevendo frases. Distribua a página 10 do arquivo disponibilizado acima, e peça aos alunos para escreverem suas frases seguindo o modelo. Monitore e oriente caso necessário.

Página 10

Assim que os grupos terminarem, peça a voluntários para compartilharem suas descobertas com a turma.

Aula 6

Professor,

Nessa aula retomaremos o assunto sobre gêmeos para concluir a sequência didática. Peça aos alunos que visitem o site abaixo e leiam o artigo sobre as garotas Remee and Kian, gêmeas (uma branca e outra negra) mostradas na primeira aula.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-377839/Black-white-twins.html - acesso em 29/09/10 

Peça aos alunos que, após lerem o artigo, se juntem em grupos de três ou quatro e listem as diferenças e similaridades das garotas de acordo com o que leram.

Em seguida peça aos grupos que comparem suas descobertas com as de outro grupo.  

Recursos Complementares

Para curiosidades sobre gêmeos, visite:

http://www.twinsuk.co.uk/twinstips/18/9934123/multiple-birth-statistics,-facts-&-trivia/twins-&-triplets-facts-&-trivia-/ - acesso em 29/09/10 

Para artigo sobre diferenças entre gêmeos univitelinos e bivitelinos, acesse:  

http://www.betterhealth.vic.gov.au/bhcv2/bhcpdf.nsf/ByPDF/Twins_identical_and_fraternal/$File/Twins_identical_and_fraternal.pdf - acesso em 29/09/10 

Para um quiz sobre gêmeos, visite:

http://multiples.about.com/cs/polls/l/bltwinquiz.htm 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita de diversas formas:

  1. recolha as folhas de atividades 1-8 dadas nas aulas 2, 3 e 4 as avalie
  2. recolha as frases que os alunos produziram na aula 5 e as avalie
  3. avalie a performance oral dos alunos durante a discussão na aula 6
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.