Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MOTORISTAS E PEDESTRES: UMA RELAÇÃO ÉTICA?

 

11/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer a necessidade de manter o respeito no trânsito entre motoristas e pedestres.

2. Listar e discutir atitudes éticas por parte de motoristas e pedestres para garantir a segurança no trânsito.

3. Analisar situações em que houve desrespeito às regras de trânsito e suas consequências para a vida das pessoas

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, as principais regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro e que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

A aula intitulada “Com o trânsito não se brinca: respeito às regras!” traz informações importantes relativas às leis de trânsito no Brasil que poderão contribuir com o desenvolvimento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Respeito e segurança no trânsito? 

Inicie a aula, convidando os alunos para assistir aos vídeos:

O trânsito e a Cidadania – Ética, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=VPXYXhqsOso&feature=related  

Super Pedestre - Stress no Trânsito, acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=a7WexI6UkRA&NR=1  

Prosseguindo, promova um debate, instigando os alunos a opinar, confrontar ideias, trocar informações a partir do que viram e ouviram nos vídeos.

O professor poderá também problematizar com questões tais como: Atualmente, vocês acham que há  uma relação ética, respeitosa entre os motoristas e entre os motoristas e pedestres? Por quê? Vocês já vivenciaram ou presenciaram alguma situação de desrespeito no trânsito? Como foi?

Em seguida, desafie os alunos a resolver a seguinte carta enigmática, entregando uma cópia para cada aluno:

Decifre a mensagem e escreva a frase

Fonte: http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_carta.php#  

Após a resolução da carta enigmática, abra espaço aos alunos para que socializem a resposta encontrada e comentem sobre a frase formada: “Pequenos pedestres grandes cidadãos”.

A seguir, faça uma leitura dialogada da Cartilha “Criança segura – Pequenos pedestres grandes cidadãos", acessando o link http://www.perkons.com.br/crianca_segura/arquivos/gibi.pdf  

Ao término da leitura, solicite aos alunos que estabeleçam relações entre os vídeos assistidos e o conteúdo da cartilha lida e discutida por eles, ressaltando a importância de se manter o respeito no trânsito, tanto por parte de pedestres como dos motoristas. Sintetizar as ideias principais e anotá-las no caderno.

Atividade 2:

Ampliando a discussão...

O professor de Língua Portuguesa poderá colaborar com os momentos relacionados à leitura, interpretação e sínteses dos textos lidos.

Alunos organizados em grupos. Cada grupo deverá listar atitudes que consideram éticas por parte de motoristas e pedestres a fim de garantir a segurança no trânsito, destacando também aquelas mais direcionadas às crianças.

Em seguida, os grupos socializarão suas respostas e os colegas deverão observar as semelhanças e diferenças entre elas, a fim de elaborar uma lista única que represente as opiniões de toda a turma, com a mediação do professor.

Prosseguindo, o professor apresenta e discute com os alunos outras dicas dadas pelo Personagem Paranazinho aos pedestres e motoristas a fim de garantir a segurança no trânsito, acessando os links:

http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito03.html   

                          Dicas para o pedestre

http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito05.html   

                       Dicas para o motorista

Professor, se necessário, você poderá acessar também os links:

http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito02.html    Dicas para o motociclista

http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito04.html    Dicas para o ciclista

Logo a seguir, exiba também a Cartilha Virtual do Detran (Departamento de Trânsito), que traz dicas importantes para as crianças sobre a segurança nas ruas. Para isto, acesse o link http://www.detran.sc.gov.br/educacao/cartilha.htm    

Após a discussão das dicas apresentadas, professor e alunos poderão revisar a listagem elaborada anteriormente pela turma, observando pontos em comum e complementando com outros aspectos que julgarem necessário.

A fim de enriquecer a discussão, o professor poderá perguntar: Como vocês se vêem no papel de pedestre, de ciclista e de passageiro? Vocês têm seguido as dicas de segurança ao andar de bicicleta? E quando andam de carro, ônibus ou moto? E no transporte escolar? E em barcos? ... 

Professor, para saber mais e ampliar o debate sobre o assunto, você poderá ler ou trabalhar com os alunos partes da cartilha “A criança no trânsito”, disponível no link http://www.cetran.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=21656

Esta cartilha foi elaborada pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Tem por objetivo sensibilizar pais, mães, educadores e transportadores de escolares sobre as condições de segurança e riscos que as crianças correm quando estão no trânsito como pedestres, ciclistas e passageiros de automóveis, ônibus, motocicletas, barcos e outros.

Para trabalhar com esta cartilha, o professor poderá levar os alunos para o Laboratório de Informática da escola, organizando-os em grupos ou duplas. Cada grupo /dupla ficará responsável por ler, discutir e sintetizar um tópico previamente selecionado pelo professor.

Sugestão de tópicos da cartilha a serem lidos e discutidos pelos alunos:  

- A criança como condutora de bicicleta  

- A criança no transporte escolar  

- O transporte da criança nos veículos particulares

- A criança no transporte de veículo de 2 rodas – motocicletas

- A criança nos barcos  

- Crianças que percorrem caminhos (Escola rural)

Prosseguindo, ainda no Laboratório de Informática, o professor pedirá aos alunos que pesquisem na internet situações em que houve desrespeito às regras de trânsito, analisando as possíveis consequências para a vida das pessoas.

Sugestões de links a serem pesquisados pelos alunos:

http://www.transitodez.com.br/report_130909_desrespeitonasruas.html    Desrespeito nas ruas por todos os lados. 

http://www.transitodez.com.br/report_20091225_faltadepacienciaemaior.html    No trânsito, a falta de paciência é maior.

http://oglobo.globo.com/participe/mat/2010/09/23/estacionamento-irregular-prejudica-pedestres-o-transito-em-diversos-pontos-do-rio-921058969.asp    Estacionamento irregular prejudica pedestres e o trânsito em diversos pontos do Rio. 

http://www.tudoagora.com.br/noticia/15132/Flagrantes-de-desrespeito-as-regras-de-transito-Acidentes-registrados-por-cameras-de-seguranca.html     Flagrantes de desrespeito às regras de trânsito. Acidentes registrados por câmeras de segurança.

http://www.guaraparivirtual.com.br/noticia_guarapari.asp?viscod=814    Desrespeito no trânsito - avançar o sinal vermelho.

http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/seguranca/transito/62506-TRaNSITO:-cinco-ciclistas-ja-morreram-em-acidentes-registrados-em-Rio-Claro-desde-o-comeco-do-ano 

Trânsito: cinco ciclistas já morreram em acidentes registrados em Rio Claro desde o começo do ano

http://gold.br.inter.net/luisinfo/transito.html    Violência no trânsito 

Finalizando, cada grupo/dupla deverá compartilhar com os colegas as sínteses elaboradas e as situações pesquisadas com suas respectivas análises. A turma poderá fazer um painel com algumas destas situações e afixá-lo no mural da escola.

Atividade 3:

Criando uma minicidade do trânsito...

Para esta atividade, é interessante a participação de professores das diferentes áreas de conhecimento da escola, tais como: Geografia, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Língua Portuguesa dentre outras. Os professores poderão aproveitar este momento, para propor atividades em que haja integração do tema com os conteúdos curriculares, de forma significativa, contextualizada, criativa e crítica.

Como atividade de sensibilização, o professor poderá convidar a turma para assistir ao vídeo Cidade Mirim prepara motoristas do futuro, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=ipFJnUQ9CS8&feature=related  

Em um local apropriado da escola, professores e alunos deverão construir uma minicidade, delimitando o espaço das ruas, criando placas de sinalização, semáforos, faixa de pedestres etc. Para isto, poderão utilizar caixas de papelão para representar as construções, barbante, durex colorido, cola, papéis coloridos diversos, tesouras, tintas, dentre outros.

Os alunos deverão também confeccionar e afixar cartazes com dicas de segurança para motoristas, pedestres e aquelas dirigidas às crianças, com base no Código de Trânsito Brasileiro, nos vídeos e cartilhas trabalhados, nas sínteses elaboradas por eles e nas discussões realizadas no decorrer da aula.

Quando a minicidade estiver pronta, o professor deverá sortear entre os alunos participantes os personagens que cada um representará neste momento. Alguns poderão ser os guardas que controlarão o trânsito, outros os pedestres e outros os motoristas dos veículos que transitarão pelas ruas do local. Nesse dia, os alunos poderão levar para a escola suas bicicletas (e compartilhar com os colegas que não tenham bicicletas), para participarem da atividade educativa.

É importante que os professores possibilitem a troca de funções entre os alunos, para que possam vivenciar os diferentes papéis. Também, durante o desenvolvimento da atividade, reafirmem a necessidade de manter o respeito às regras de trânsito e às normas de segurança nas ruas. Além disso, se necessário, discutam com os alunos a melhor forma de solucionar as situações que poderão ocorrer durante a encenação.

Alunos e professores poderão convidar a comunidade escolar, inclusive pais e irmãos dos alunos, para conhecer a minicidade do trânsito e divulgar o trabalho realizado.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo links relacionados ao assunto para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:

http://www.perkons.com.br/crianca_segura/programa.php    Programa Criança Segura

http://www.youtube.com/watch?v=dUk2ecZL5qI&feature=fvw    Segurança no trânsito

http://www.youtube.com/watch?v=CKhuHPs8jXI&NR=1    Criança Segura - Super Pedestre 

http://www.youtube.com/watch?v=5ncPmjd_HMw&NR=1    Super Pedestre - De Olho na Rua

http://www.youtube.com/watch?v=V5i6GKjyFHE&feature=related    Super Pedestre - Áreas de lazer 

http://www.youtube.com/watch?v=MTZqgpogYDY    Minuto Animado no trânsito

http://www.clickcarros.com.br/site/jogos/gigi_juju_infantil.swf    JOGO: TRÂNSITO (Ao final, os alunos poderão imprimir a carteira mirim de habilitação).  

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.    

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: reconhecer a necessidade de manter o respeito no trânsito entre motoristas e pedestres; listar e discutir atitudes éticas por parte de motoristas e pedestres para garantir a segurança no trânsito; ler, interpretar e sintetizar textos; pesquisar e analisar situações em que houve desrespeito às regras de trânsito e suas consequências para a vida das pessoas; utilizar os conhecimentos adquiridos para a construção da minicidade do trânsito; participar de forma ativa e comprometida da atividade educativa relacionada ao trânsito.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivo Matos, COMPDEC-PMO , Pará - disse:
    ivo_mgmatos@hotmail.com

    29/01/2015

    Cinco estrelas

    Excelente material, Ministrei durante anos Cursos Direção Defensiva, Segurança Veicular, etc, e lamento que a maioria dos usuários de nosso transito não sigam as regras definidas para a segurança de nos todos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.