11/11/2010
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1. Reconhecer a necessidade de manter o respeito no trânsito entre motoristas e pedestres.
2. Listar e discutir atitudes éticas por parte de motoristas e pedestres para garantir a segurança no trânsito.
3. Analisar situações em que houve desrespeito às regras de trânsito e suas consequências para a vida das pessoas
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, as principais regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro e que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.
A aula intitulada “Com o trânsito não se brinca: respeito às regras!” traz informações importantes relativas às leis de trânsito no Brasil que poderão contribuir com o desenvolvimento desta aula.
Inicie a aula, convidando os alunos para assistir aos vídeos:
O trânsito e a Cidadania – Ética, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=VPXYXhqsOso&feature=related
Super Pedestre - Stress no Trânsito, acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=a7WexI6UkRA&NR=1
Prosseguindo, promova um debate, instigando os alunos a opinar, confrontar ideias, trocar informações a partir do que viram e ouviram nos vídeos.
O professor poderá também problematizar com questões tais como: Atualmente, vocês acham que há uma relação ética, respeitosa entre os motoristas e entre os motoristas e pedestres? Por quê? Vocês já vivenciaram ou presenciaram alguma situação de desrespeito no trânsito? Como foi?
Em seguida, desafie os alunos a resolver a seguinte carta enigmática, entregando uma cópia para cada aluno:
Decifre a mensagem e escreva a frase
Fonte: http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_carta.php#
Após a resolução da carta enigmática, abra espaço aos alunos para que socializem a resposta encontrada e comentem sobre a frase formada: “Pequenos pedestres grandes cidadãos”.
A seguir, faça uma leitura dialogada da Cartilha “Criança segura – Pequenos pedestres grandes cidadãos", acessando o link http://www.perkons.com.br/crianca_segura/arquivos/gibi.pdf
Ao término da leitura, solicite aos alunos que estabeleçam relações entre os vídeos assistidos e o conteúdo da cartilha lida e discutida por eles, ressaltando a importância de se manter o respeito no trânsito, tanto por parte de pedestres como dos motoristas. Sintetizar as ideias principais e anotá-las no caderno.
O professor de Língua Portuguesa poderá colaborar com os momentos relacionados à leitura, interpretação e sínteses dos textos lidos.
Alunos organizados em grupos. Cada grupo deverá listar atitudes que consideram éticas por parte de motoristas e pedestres a fim de garantir a segurança no trânsito, destacando também aquelas mais direcionadas às crianças.
Em seguida, os grupos socializarão suas respostas e os colegas deverão observar as semelhanças e diferenças entre elas, a fim de elaborar uma lista única que represente as opiniões de toda a turma, com a mediação do professor.
Prosseguindo, o professor apresenta e discute com os alunos outras dicas dadas pelo Personagem Paranazinho aos pedestres e motoristas a fim de garantir a segurança no trânsito, acessando os links:
http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito03.html
Dicas para o pedestre
http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito05.html
Dicas para o motorista
Professor, se necessário, você poderá acessar também os links:
http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito02.html Dicas para o motociclista
http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito04.html Dicas para o ciclista
Logo a seguir, exiba também a Cartilha Virtual do Detran (Departamento de Trânsito), que traz dicas importantes para as crianças sobre a segurança nas ruas. Para isto, acesse o link http://www.detran.sc.gov.br/educacao/cartilha.htm
Após a discussão das dicas apresentadas, professor e alunos poderão revisar a listagem elaborada anteriormente pela turma, observando pontos em comum e complementando com outros aspectos que julgarem necessário.
A fim de enriquecer a discussão, o professor poderá perguntar: Como vocês se vêem no papel de pedestre, de ciclista e de passageiro? Vocês têm seguido as dicas de segurança ao andar de bicicleta? E quando andam de carro, ônibus ou moto? E no transporte escolar? E em barcos? ...
Professor, para saber mais e ampliar o debate sobre o assunto, você poderá ler ou trabalhar com os alunos partes da cartilha “A criança no trânsito”, disponível no link http://www.cetran.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=21656
Esta cartilha foi elaborada pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Tem por objetivo sensibilizar pais, mães, educadores e transportadores de escolares sobre as condições de segurança e riscos que as crianças correm quando estão no trânsito como pedestres, ciclistas e passageiros de automóveis, ônibus, motocicletas, barcos e outros.
Para trabalhar com esta cartilha, o professor poderá levar os alunos para o Laboratório de Informática da escola, organizando-os em grupos ou duplas. Cada grupo /dupla ficará responsável por ler, discutir e sintetizar um tópico previamente selecionado pelo professor.
Sugestão de tópicos da cartilha a serem lidos e discutidos pelos alunos:
- A criança como condutora de bicicleta
- A criança no transporte escolar
- O transporte da criança nos veículos particulares
- A criança no transporte de veículo de 2 rodas – motocicletas
- A criança nos barcos
- Crianças que percorrem caminhos (Escola rural)
Prosseguindo, ainda no Laboratório de Informática, o professor pedirá aos alunos que pesquisem na internet situações em que houve desrespeito às regras de trânsito, analisando as possíveis consequências para a vida das pessoas.
Sugestões de links a serem pesquisados pelos alunos:
http://www.transitodez.com.br/report_130909_desrespeitonasruas.html Desrespeito nas ruas por todos os lados.
http://www.transitodez.com.br/report_20091225_faltadepacienciaemaior.html No trânsito, a falta de paciência é maior.
http://oglobo.globo.com/participe/mat/2010/09/23/estacionamento-irregular-prejudica-pedestres-o-transito-em-diversos-pontos-do-rio-921058969.asp Estacionamento irregular prejudica pedestres e o trânsito em diversos pontos do Rio.
http://www.tudoagora.com.br/noticia/15132/Flagrantes-de-desrespeito-as-regras-de-transito-Acidentes-registrados-por-cameras-de-seguranca.html Flagrantes de desrespeito às regras de trânsito. Acidentes registrados por câmeras de segurança.
http://www.guaraparivirtual.com.br/noticia_guarapari.asp?viscod=814 Desrespeito no trânsito - avançar o sinal vermelho.
Trânsito: cinco ciclistas já morreram em acidentes registrados em Rio Claro desde o começo do ano
http://gold.br.inter.net/luisinfo/transito.html Violência no trânsito
Finalizando, cada grupo/dupla deverá compartilhar com os colegas as sínteses elaboradas e as situações pesquisadas com suas respectivas análises. A turma poderá fazer um painel com algumas destas situações e afixá-lo no mural da escola.
Para esta atividade, é interessante a participação de professores das diferentes áreas de conhecimento da escola, tais como: Geografia, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Língua Portuguesa dentre outras. Os professores poderão aproveitar este momento, para propor atividades em que haja integração do tema com os conteúdos curriculares, de forma significativa, contextualizada, criativa e crítica.
Como atividade de sensibilização, o professor poderá convidar a turma para assistir ao vídeo Cidade Mirim prepara motoristas do futuro, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=ipFJnUQ9CS8&feature=related
Em um local apropriado da escola, professores e alunos deverão construir uma minicidade, delimitando o espaço das ruas, criando placas de sinalização, semáforos, faixa de pedestres etc. Para isto, poderão utilizar caixas de papelão para representar as construções, barbante, durex colorido, cola, papéis coloridos diversos, tesouras, tintas, dentre outros.
Os alunos deverão também confeccionar e afixar cartazes com dicas de segurança para motoristas, pedestres e aquelas dirigidas às crianças, com base no Código de Trânsito Brasileiro, nos vídeos e cartilhas trabalhados, nas sínteses elaboradas por eles e nas discussões realizadas no decorrer da aula.
Quando a minicidade estiver pronta, o professor deverá sortear entre os alunos participantes os personagens que cada um representará neste momento. Alguns poderão ser os guardas que controlarão o trânsito, outros os pedestres e outros os motoristas dos veículos que transitarão pelas ruas do local. Nesse dia, os alunos poderão levar para a escola suas bicicletas (e compartilhar com os colegas que não tenham bicicletas), para participarem da atividade educativa.
É importante que os professores possibilitem a troca de funções entre os alunos, para que possam vivenciar os diferentes papéis. Também, durante o desenvolvimento da atividade, reafirmem a necessidade de manter o respeito às regras de trânsito e às normas de segurança nas ruas. Além disso, se necessário, discutam com os alunos a melhor forma de solucionar as situações que poderão ocorrer durante a encenação.
Alunos e professores poderão convidar a comunidade escolar, inclusive pais e irmãos dos alunos, para conhecer a minicidade do trânsito e divulgar o trabalho realizado.
Professor, sugerimos abaixo links relacionados ao assunto para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:
http://www.perkons.com.br/crianca_segura/programa.php Programa Criança Segura
http://www.youtube.com/watch?v=dUk2ecZL5qI&feature=fvw Segurança no trânsito
http://www.youtube.com/watch?v=CKhuHPs8jXI&NR=1 Criança Segura - Super Pedestre
http://www.youtube.com/watch?v=5ncPmjd_HMw&NR=1 Super Pedestre - De Olho na Rua
http://www.youtube.com/watch?v=V5i6GKjyFHE&feature=related Super Pedestre - Áreas de lazer
http://www.youtube.com/watch?v=MTZqgpogYDY Minuto Animado no trânsito
http://www.clickcarros.com.br/site/jogos/gigi_juju_infantil.swf JOGO: TRÂNSITO (Ao final, os alunos poderão imprimir a carteira mirim de habilitação).
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: reconhecer a necessidade de manter o respeito no trânsito entre motoristas e pedestres; listar e discutir atitudes éticas por parte de motoristas e pedestres para garantir a segurança no trânsito; ler, interpretar e sintetizar textos; pesquisar e analisar situações em que houve desrespeito às regras de trânsito e suas consequências para a vida das pessoas; utilizar os conhecimentos adquiridos para a construção da minicidade do trânsito; participar de forma ativa e comprometida da atividade educativa relacionada ao trânsito.
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29/01/2015
Cinco estrelasExcelente material, Ministrei durante anos Cursos Direção Defensiva, Segurança Veicular, etc, e lamento que a maioria dos usuários de nosso transito não sigam as regras definidas para a segurança de nos todos.