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Osmose

 

10/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o processo de osmose;
  • Identificar o conceito de osmose;
  • Reconhecer que a osmose é aplicada para equilibrar a quantidade de um solúvel em um líquido (água);
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham conhecimentos sobre ácidos e enzimas.

Estratégias e recursos da aula

É fundamental saber que conhecimentos os alunos possuem sobre o conceito de osmose antes de trabalhar o conteúdo. Assim, inicie esta aula indagando os alunos: O que é osmose? Como ocorre a osmose?. Pode ocorrer que não saibam responder e ou não respondam adequadamente. Então pode-se organizar a turma no laboratório de química ou na sala de aula em equipes compostas por cinco pessoas.  Propor que desenvolvam a atividade disponível no link abaixo. Para tanto, devem acessar o endereço eletrônico indicado desenvolver o experimento conforme no próprio recurso. Devem observar e registrar no caderno:  Como poderíamos empregar o fenômeno da osmose na conservação dos alimentos? Quanto ao aspecto físico e consistência, porque a batata frita em casa e a vendida comercialmente apresentam diferenças? Que reação química ocorre quando se coloca o ovo em contato com o vinagre? e produzir relatório no caderno.

Para acessar o recurso os alunos devem clicar no link disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc26/v26a11.pdf  

Saber o que é osmose é a questão central desta aula. O professor pode discorrer que é a passagem de um solvente através de uma membrana semipermeável que separa duas soluções de diferentes concentrações.

Atividade 1

Esta atividade tem como identificar o conceito de osmose, transporte passivo através da membrana plasmática, processos de difusão e como ocorre a osmose utilizando uma esferinha de "cristal ice". Assim, no laboratório de informática, organize os alunos de forma que ocupem todos os computadores disponíveis. Solicite que acessem os links indicados, naveguem e respondam aos questionamentos disponíveis nos próprios recursos. Ao finalizar a atividade devem elaborar a síntese no caderno. Ao propor o desenvolvimento desta atividade o professor deve acompanhar os alunos enquanto navegam para dirrimir possível dúvidas.

O recurso "Aprendendo por osmose" é uma animação/simulação na qual o aluno pode compreender o processo de osmose e os conceitos relacionados tais como: gradiente de concentração, pressão osmótica, plasmólise, hemólise e etc, em células animais e vegetais, bem como suas implicações no funcionamento destes organismos. Para visualizar esse recurso é necessário instalar o Flash Player.

Disponível em:  http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash&Lang=BrazilianPortuguese

Disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/osmose/osmose.swf

Disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/transporte_passivo_membrana_plasmatica/ 

Atividade 2

O objetivo desta atividade é levar o aluno a identificar o processo de osmose em especial compreender como ocorre a osmose utilizando uma esferinha de "cristal ice". Para tanto os alunos devem se organizar na sala de aula ou no laboratório de informática em duplas. Se estiverem no computador acessar o ambiente virtual, assistir o vídeo, observar os encaminhamentos e elaborar síntese no caderno. Ao concluirem a atividade devem apresentar na forma oral a síntese do vídeo. O professor pode acompanhar e fazer intervenções no sentido de dirrimir dúvidas e elucidar possíveis erros conceituais. O recurso está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27709  

Cristais de água: parte 2: vídeo 

Atividade 3

Ao desenvolver este experimento no laboratório de química prioriza-se as questões relacionadas propriamente dita com a disciplina de química pois, a maior parte dos experimentos estão relacionados à disciplina de biologia. A atividade tem como objetivo observar o processo de osmose através da membrana de um ovo e conhecer que reação química ocorre quando se coloca o ovo em contato com o vinagre. Para tanto será necessário providenciar e ou solicitar aos alunos que tragam os materiais, produtos e ou objetos indicados no recurso. Os alunos devem se organizar em equipes formadas por cinco pessoas. Desenvolver o experimento, observar e registrar no caderno as seguintes questões: É possível introduzir ou retirar matéria de um ovo sem quebrá-lo ou perfurá-lo? Ocorre alguma reação química? Quais? O ovo flutua ou fica no fundo do béquer? Com relação ao aspecto físico, qual a diferença de um milho verde cozido em água com sal de outro cozido somente em água? Como você pode usar o fenômeno da osmose para a conservação de alimentos? Você acha que peixe de água doce sobrevive em água do mar e vice-versa? Do ponto de vista biológico, por que a membrana do ovo tem que ser permeável? Você observou que o ovo sem casca ficou submerso na solução de vinagre e flutuou na solução saturada de açúcar. Explique porque. Ao concluirem os alunos devem apresentar os resultados produzindo o relatório. O recurso pode ser acessado no link disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/osmose.html 

Perspectiva interdisciplinar   

Biologia: O professor pode trabalhar os conceitos de meios hipertônico, hipotônica e isotônico para então diferenciá-los; como ocorre e atua a osmose nas células dos organismos e em nosso cotidiano.

Ciências: A importância da água e sua relação com a osmose celular.

Catarse

Para desenvolver o experimento no laboratório de química e sala de aula será necessário providenciar e ou solicitar aos alunos que tragam os materiais, produtos e ou objetos indicados no recurso. A atividade tem como objetivo demonstrar como ocorre o processo de osmose se utilizando de uma esferinha de "cristal ice". Os alunos devem ser organizar equipes formadas por cinco pessoas. Ao finalizarem a atividade devem produzir relatórios explicitando a ocorrência da osmose no nosso dia-a-dia e apresentar as conclusões na sala de aula na forma oral.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27699 

Cristais de água: parte 1: experimento prático 

Havendo alunos que não tenham se apropriado adequadamente do conteúdo solicite aos alunos que retomem a atividade 1 pois, acreditamos que possa contribuir na reflexão e apropriação dos saberes trabalhados.

O objetivo desta atividade é evidenciar as questões relacionadas ao transporte passivo, difusão da osmose, osmose nas células animais e em células vegetais e observar o comportamento das mesmas. Os alunos podem se organizar no laboratório de informática, sala de aula ou biblioteca (utilizando livros e o computador) em uma das seis equipes e acessar os sites indicados para cada uma e realizar pesquisa de maneira a cumprir os objetivos desta atividade. Esta atividade pode ser indicada para ser desenvolvida como tarefa extra escola.

Equipe 1: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osmose  

Equipe 2: Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/osmose/    

Equipe 3:Disponível em: http://www.todabiologia.com/citologia/transporte_passivo.htm     

Equipe 4: Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/osmose.htm   

Equipe 5: Disponível em: http://diariodeumquimicodigital.com/como-funciona-a-osmose   

Equipe 6: Disponível em: http://netobio.wordpress.com/2008/01/25/citologia/   

Ao finalizarem a pesquisa devem apresentar os resultados criando um texto no Google docs de maneira a exercitaram a produção de textos colaborativos. O editor de texto colaborarivo está disponível no link: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cristais de água: parte 2: vídeo Vídeo
Cristais de água: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado através de atividades coletivas e individuais.

  • Participação nas interações e produção coletiva;
  • Colaboração na produção dos relatórios e do texto;
  • Interesse pelo assunto trabalhado;
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