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Integralismo No Brasil

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o contexto histórico em que surge o movimento integralista.

Respeitar ao outro como portador de uma ideologia diferente.

Interpretar os ideais  integralistas. Compreender a relação do  movimento integralista e a ideologia fascista.

Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

Duração das atividades
03 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  • Leitura de texto.
  • Discussão.
  • Trabalho de Grupo
  • Interpretação de Texto
  • Leitura de imagem
  • Produção de texto 

Desenvolvimento

1ª ATIVIDADE

1-O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.

     http://pt.wikipedia.org/wiki/Integralismo 

2-Em seguida propõe uma discussão a partir das questões:

a) Quem conhece essa bandeira?

b) O que ela representa?

c) O que ela nos lembra?

OBS: O professor informa a partir das hipóteses levantadas pelos alunos, que a imagem  é a bandeira de um movimento político ocorrido no Brasil. O texto abaixo pode enriquecer um pouco mais os conhecimentos dos alunos.

O sinal representado no centro da bandeira é o  Sigma

.O Sigma é o sinal simbólico do Movimento Integralista . É uma letra grega que corresponde ao nosso "S" sinônimo de soma. É usada para indicar a soma dos finitamente pequenos e também era a letra com a qual os primeiros cristãos da Grécia indicavam o nome de Cristo (Soteros).O símbolo lembra que o nosso movimento tem o significado de integrar todas as forças sociais do país na suprema expressão da nacionalidade, daí, a nossa luta para implantar o estado integral.

http://integralismo.org.br/novo/?cont=34&tx=4&vis= 

3-Após a discussão anterior, o professor apresenta o cartaz abaixo solicitando a leitura do mesmo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Integralista_Brasileira 

4)  Em seguida, o professor solicita que os alunos relacionem o cartaz à bandeira e questiona:

a) Há alguma relação entre as duas imagens? Qual

b) O que significa a mensagem do cartaz?

c) Ele apresenta alguma informação que nos ajuda a dizer o assunto da nossa aula?

d) Leia o que está escrito no cartaz. O que ele quer dizer?

2ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe um dos textos abaixo solicitando a realização das atividades de acordo com as orientações de cada texto.

 1º TEXTO

a) Trabalhar o significado das palavras desconhecidas.

b) Leitura oral pelos participantes do grupo.

c) Identificar as ideias defendidas nos textos.

d) Levantar argumentos contra ou a favor das ideias do texto.

A Ação Integralista Brasileira (AIB)

Vitor Amorim de Angelo

Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação

Integralismo é uma corrente do pensamento político contemporâneo surgida na Europa no início do século passado. Em linhas gerais, o integralismo pode ser caracterizado pela sua associação à moral religiosa, pelo seu apelo nacionalista e, principalmente, pela defesa da hierarquização social como forma de manter a ordem e a paz internas.Além disso, seus seguidores também acreditam que uma sociedade deve fundamentar-se na meritocracia, respeitando as aptidões individuais. Originalmente, o integralismo pregava o antiliberalismo, contrapondo-o ao fortalecimento do Estado, e à participação popular, mas numa concepção bem diferente daquela praticada no início do século 20.Na época, especialmente na Europa, havia uma integração cada vez maior da população como um todo no sistema político-social. Parte desse contingente, formado por trabalhadores, acabou sendo capitaneado por doutrinas socialistas, comunistas ou anarquistas. Ao contrário dessas correntes de pensamento, o integralismo defendia a participação popular, mas através dos apelos irracionais dos mitos e símbolos que representavam o nacionalismo que seus partidários tanto defendiam.

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/integralismo.jhtm 

2º TEXTO

a) Trabalhar o significado das palavras desconhecidas.

b) Leitura oral pelos participantes do grupo.

c) Identificar as idéias defendidas nos textos.

d) Levantar argumentos contra ou a favor das ideias do texto.

Integralismo no Brasil

As idéias integralistas chegaram ao Brasil nos anos 1930 e tiveram enorme repercussão entre as camadas médias urbanas e intelectuais do país. O integralismo brasileiro não apenas contrapôs-se às instituições liberais, que desde a Proclamação da República vigoravam na ordem política nacional, mas também combateu o nascente movimento comunista

Na medida em que teve grande receptividade na cidade e no campo, contando com um elevado número de militantes - num país em que a participação política era bastante restrita -, o integralismo representou um dos primeiros e mais importantes movimentos de expressão política. Ao mesmo tempo, a atuação nacional que conseguira alcançar contrastava com o perfil dos partidos políticos brasileiros da época, distantes da maioria da população e com uma atividade apenas regional.

No Brasil, a tentativa de integrar toda a população sob as idéias de um Estado forte, de uma sociedade hierarquizada e de um país nacionalista foram simbolizadas de diversas formas. Desde a bandeira estampando a letra sigma (∑), que em matemática representa a soma de todas as partes, à forma de cumprimento entre os integralistas: "Anauê", que em tupi significa "Você é meu irmão".

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/integralismo.jhtm 

3º TEXTO

a) Trabalhar o significado das palavras desconhecidas.

b) Leitura oral pelos participantes do grupo.

c) Identificar as idéias defendidas nos textos.

d) Levantar argumentos contra ou a favor das ideias do texto.

Ação Integralista Brasileira

O integralismo ganhou força no Brasil na mesma época em que Getúlio Vargas chegava ao governo federal. Portanto, na medida em que as idéias integralistas se associavam bastante aos ideários varguistas, os "camisas-verdes", como eram chamados os integralistas brasileiros, logo se transformaram numa das bases de sustentação político-ideológica do governo Vargas - embora essa relação nem sempre tenha sido harmoniosa.

Em outubro de 1932, os integralistas criaram seu próprio partido político: a Ação Integralista Brasileira (AIB). A fundação da AIB foi precedida pela criação da Sociedade de Estudos Políticos, reunindo intelectuais de tendências políticas conservadoras. Desde o início, os principais líderes da AIB foram os juristas Gustavo Barroso e Miguel Reale e o jornalista Plínio Salgado.

Em 1937, o nome de Salgado foi lançado pela AIB como o candidato do partido à sucessão de Vargas. Entretanto, a divulgação do Plano Cohen acabou fortalecendo o governo de Getúlio, que, diante da ameaça revolucionária comunista, deu um golpe de Estado em novembro daquele ano.

O golpe contou com o apoio da AIB, que, contrária ao comunismo, esperava ver nomeado para o cargo de ministro da Educação seu dirigente, Plínio Salgado. Porém, com o início do Estado Novo, Vargas não apenas frustrou a expectativa dos integralistas, como também determinou o fechamento de todos os partidos políticos que existiam na época, incluindo a AIB.

Assim, em 11 maio de 1938, um grupo de cerca de 80 integralistas tentou invadir o Palácio da Guanabara, residência oficial do presidente da República, no episódio que ficou conhecido como Levante Integralista. O objetivo dos integralistas era depor o presidente e reabrir a AIB, o que acabaram não conseguindo. O partido seguiu fechado durante todo o governo de Getúlio e o presidente, longe de ser afastado do poder, sufocou a rebelião

No saldo final, vários dos integralistas que participaram do levante foram presos ou mortos. Depois do dia 11, milhares de militantes da AIB também foram presos em várias partes do país, numa seqüência de perseguições por parte do governo Vargas, que incluiu não apenas os integralistas.

A Plínio Salgado, por sua vez, sem a possibilidade de disputar a presidência nem o almejado cargo de ministro, restou o exílio em Portugal, de onde só voltaria em 1946, após o fim do Estado Novo varguista.

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/integralismo.jhtm 

2) Após a atividade anterior, o professor solicita que os grupos apresentem, na forma de um cartaz, as ideias principais do texto e os argumentos a favor ou contra que foram elencados pela equipe.

3) O professor propõe a socialização do trabalho dos grupos e faz os comentários necessários.

4) A partir do que foi lido e discutido, o professor propõe que, coletivamente, produzam uma notícia que será colocada no jornal mural da escola. É importante lembrar que a notícia deverá ter um título, poderá ter uma imagem e que no texto estejam respondidas as questões: o que, quando, como, quem, onde e as consequências.

3ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a observação e leitura da mesma.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/integralismo-do-brasil/integralismo-do-brasil-1.php 

2) Em seguida, o professor questiona sobre:

 a)  O que chamou sua atenção quando você observou a imagem? 

 b)  Que adjetivos você usaria para definir as pessoas da imagem?  

 c)  Qual é a expressão dos personagens da imagem?  

 d)  Que sentimento despertou em vocês estes personagens?  

 e)  O que passa para você a imagem destes homens?

3- O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando que os alunos acompanhem a leitura que ele vai fazer.

Alguns de seus ideólogos, como Gustavo Barroso, dão ao integralismo um fundo racista, defendendo a superioridade da população branca brasileira sobre negros, mestiços e, especialmente, judeus.Já nos anos 20 o pensamento nacionalista brasileiro desenvolvia uma vertente conservadora. Entre seus entusiastas estão intelectuais de variadas formações e tendências, como o sociólogo Oliveira Viana, o jornalista, professor e político Plínio Salgado e o pensador católico Jackson de Figueiredo. Mesmo sem atuar como grupo, eles têm em comum posições políticas nacionalistas, antiimperialistas e anticomunistas, criticam a democracia liberal e defendem os regimes fascistas, que começam a despontar na Europa.

4- O professor, após a leitura, propõe que o aluno diga que relação há entre a imagem e o conteúdo desse texto. OBS: Nesse momento é importante que o professor faça os comentários necessários para o enriquecimento dos conhecimentos dos alunos.

5- O professor apresenta os trechos  do portal da Frente Integralista Brasileira, solicitando a leitura dos mesmos.

     Polêmicas, Verdades e Mitos 

Integralismo e o racismo

O Integralismo é racista e/ou anti-semita?

Não, pelo contrário, esse tipo de sentimento só tem a prejudicar a nação como um todo, coisa que o Integralismo repudia. Nossa intenção é juntar todas as forças produtivas e classes da Nação numa única direção de progresso, e para isso precisaremos do branco, do negro e do índio.Não faria sentido algum nutrir qualquer espécie de preconceito racial num país tão miscigenado como o Brasil, o Integralismo é consciente da realidade brasileira e como tal identifica a mistura de raças como traço característico e imutável do Brasil.Para deixar essa questão bem clara, transcrevemos abaixo as palavras do próprio Plínio Salgado sobre o tema :''Não sustentamos preconceitos de raça; pelo contrário, afirmamos ser o povo e a raça brasileiros tão superiores como quaisquer outros. Em relação ao judeu, não nutrimos contra essa raça nenhuma prevenção. Tanto que desejamos vê-la em pé de igualdade com as demais raças, isto é, misturando-se, pelo casamento, com os cristãos.''

Integralismo x democracia

O Integralismo é contra a democracia e a liberdade?

Não, pelo contrário, o Integralismo quer restituir a verdadeira democracia como a forma de governo na qual o bem comum da sociedade é priorizado, ao contrário do que ocorre hoje em dia quando uma verdadeira cleptocracia se instalou em Brasília roubando os cofres da nação sob o pretexto de governar para o povo.O Integralismo entende a democracia como o estado de direito onde as liberdades individuais são garantidas e é dado a cada um e a todos a oportunidade de exercer seu papel dentro do contexto social, desenvolvendo seus potenciais, produzindo riqueza para sua família através do trabalho e contribuindo assim para o engrandecimento da nação.Consequentemente, não pode haver democracia onde há corrupção generalizada, altos níveis de desemprego e uma criminalidade organizada e desenfreada. Portanto, o Integralismo não quer acabar com a democracia, mas restituí-la.

http://www.integralismo.org.br/novo/?cont=34&tx=3&vis= 

6-  A partir da leitura, o professor propõe a análise e discussão dos aspectos abaixo:

a)  O pensamento de Gustavo Barroso e a argumentação da Frente Integralista sobre racismo.

b)  O  posicionamento dos integralistas com relação à idéia de Democracia.

OBS: O professor deve nesse momento fazer os comentários necessários e se, preciso, intervenções adequadas.

1- O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

OBS: É importante esclarecer alguma dificuldade com o vocabulário e aleatoriamente selecione alguns alunos para fazerem a leitura do texto.

INTEGRALISMO

Foi a mesma Doutrina Social da Igreja Católica que incentivou Plínio Salgado a desenvolver a doutrina Integralista no Brasil. Seu líder  era escritor modernista, jornalista e político, foi responsável por desenvolver e propagar o pensamento tradicionalista no Brasil, com o qual conseguiu agregar vários seguidores e fundar inclusive um partido político chamado de Ação Integralista Brasileira (AIB), no dia 7 de outubro de 1932. A partir dos estudos da Sociedade de Estudos Paulista (SEP), que analisava os problemas da nação, Plínio Salgado criou a AIB.

O movimento Integralista ganhou destaque no Brasil com um crescente número de seguidores. O partido, influenciado pelo fascismo italiano, iniciou suas atividades durante o primeiro governo de Getúlio Vargas combatendo os defensores de pensamentos de esquerda. Os integralistas acusavam os comunistas de corromper a família com seus pensamentos que ameaçavam a formação religiosa das pessoas. Considerado como um movimento de classe média, os seguidores do Integralismo ficaram conhecidos como camisas verdes ou galinhas verdes por causa de seus típicos uniformes. Além disso, eram identificados por um cumprimento específico, o “Anauê”.

Na década de 1930 o partido que reunia os adeptos da ideologia Integralista no Brasil participou muito da cena política nacional, especialmente com os conflitos com os grupos de esquerda. Foi o caso dos embates ocorridos com a Aliança Nacional Libertadora (ANL).

Os integralistas brasileiros se movimentaram também contra a tentativa de golpe de Estado em 1935, conhecida como Intentona Comunista. Os integralistas deram grande apoio a Getúlio Vargas no poder e, em linhas gerais, sustento para a implantação do Estado Novo em 1937. Entretanto o presidente não correspondeu às expectativas dos integralistas e, assim como fez com os demais partidos políticos da época, determinou a extinção da Ação integralista Brasileira no dia 10 de novembro de 1937. Tal fato fez com que os integralistas elaborassem um golpe de Estado em 1938, mas o empreendimento foi mal sucedido e acabaram fracassando.

Ao contrário do que se esperava, o movimento Integralista não acabou definitivamente com o Estado Novo. A ideologia que defende a ligação do Estado com a família, princípios éticos, religiosos e morais, à preservação da cultura local, da tradição e o desenvolvimento das zonas rurais continua vivo até os dias de hoje. É bem verdade que o movimento foi se readaptando ao longo do tempo, muitos integralistas criticam os regimes de extrema-direita ocorridos na Europa, acusando-os de “alienígenas”. Mas o pensamento de Plínio Salgado, grande nome da doutrina no Brasil, foi imortalizado desde a origem do movimento através da literatura modernista, como demonstram os estudos do Historiador Leandro Gonçalves. Plínio Salgado publicou vários livros através dos quais fazia vincular a ideologia pela qual combatia, desde histórias para crianças até os marcantes romances da geração modernista. Seu último livro foi de 1975, mas o autor não chegou a finalizá-lo, pois morreu no mesmo ano.

Entre os grupos que se declaram seguidores do pensamento de Plínio Salgado estão os Carecas do ABC e os Carecas do Ceará, que são conhecidos pela violência utilizada e assim não compatibilizam com o pensamento dos que se dizem verdadeiramente integralistas. Nesse sentido, a Frente Integralista Brasileira diz manter toda a ideologia integralista original. O certo é que até hoje a doutrina permanece viva em vários estados do país.

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/integralismo/ 

2-  Após a leitura, o professor propõe que formem  grupos para a realização da seguinte atividade:

a) Criar um cartaz com argumentos a favor e contra a Aliança Nacional Libertadora e a  Ação Integralista brasileira.

b) Utilizando desenhos, jornais, revistas, textos, criar um painel  ilustrativo da  situação social e política do Brasil no ano de 1935.

3- O professor socializa os trabalhos, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos mesmos no espaço da sala.

5ª ATIVIDADE

1) O professor resgata do texto acima trabalhado as informações sobre os grupos que se dizem seguidores do pensamento de Plínio Salgado e questiona o que os alunos sabem sobre estes grupos.

2) Em seguida, o professor apresenta os  trechos da reportagem da revista veja -Edição 1 636 - 16/2/2000 solicitando a leitura dos mesmos.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://veja.abril.com.br/160200/imagens/especial14.jpg&imgrefurl=http://veja.abril.com.br/160200/p_112.html&usg=__6pvw4AZKRXNtG4twTjXBWML1TCo=&h=205&w=150&sz=9&hl=pt-br&start=91&zoom=1&tbnid=_3nEdoGhZbDeHM:&tbnh=137&tbnw=106&prev=/images%3Fq%3Dcarecas%2Bdo%2BABC%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26gbv%3D2%26biw%3D1024%26bih%3D578%26tbs%3Disch:10%2C2779&itbs=1&iact=rc&dur=902&ei=gwm7TIScH4KBlAfTldyVDQ&oei=awm7TL3jBIiq8Aac3bwP&esq=15&page=7&ndsp=15&ved=1t:429,r:7,s:91&tx=52&ty=86&biw=1024&bih=578  

Meio minuto para morrer

Dezoito jovens da gangue Carecas do ABC são acusados de assassinar a pancadas homossexual em São PauloDe repente, um deles gritou: "Sujou! Vamos embora". Os cerca de trinta rapazes e moças cumpriram a ordem. Menos um, o segurança Vanderlei Cardoso de Sá, de 33 anos. Em mais um acesso irracional de ódio, chutou a cabeça e pulou sobre o peito daquele corpo já exangue na Praça da República, em pleno centro da capital paulista. Depois dos golpes de misericórdia contra Edson Neris da Silva, Vanderlei juntou-se ao grupo. Todos partiram rindo. Em aproximadamente trinta segundos, cercaram, espancaram e mataram Edson na madrugada de domingo 6. As causas do óbito: hemorragia interna e fraturas múltiplas. A violência do ataque foi tão grande que, ao vestir o filho para o sepultamento, João Gabriel Raulino ouviu e sentiu o estalar dos ossos quebrados. Três horas depois da barbárie, 23 pessoas foram presas no bar Recanto dos Amigos, a menos de 2 quilômetros do local do crime. Dezoito foram reconhecidas como participantes do assassinato. Metidas em roupas pretas, calças camufladas e pesados coturnos, são integrantes da gangue Carecas do ABC, um movimento de jovens ultraconservadores.

Edson tinha 35 anos e trabalhava como adestrador de cães. Desde os 18, freqüentava a Igreja Mórmon. Foi casado por duas vezes e havia dez anos, segundo a cunhada Liliane Fraga, era portador do vírus da Aids. Na noite de sua morte, saiu de casa por volta de 8 horas. Às 11 e meia, ele telefonou para a família e avisou que dormiria fora. Edson estava com o amigo Dario Pereira Netto, de 34 anos, homossexual assumido. Eles haviam se conhecido dez dias antes e aquele era o segundo encontro dos dois. Quando cruzaram a Praça da República, reduto gay da cidade, Edson e Dario chamaram a atenção dos Carecas: estavam de mãos dadas. Foi o bastante para despertar a fúria da gangue. "Percebemos que os Carecas marchavam ostensivamente em nossa direção", contou Dario à polícia. "Gritei para meu amigo: 'Corre' e levei um chute pelas costas." Ele conseguiu escapar.

Os Carecas do ABC surgiram no início da década de 80, inspirados nos violentos Skinheads europeus e americanos. "Eles são uma versão tupiniquim dos neonazistas", define o sociólogo Tulio Kahn. "Mas não têm nenhuma consistência ideológica." Os Carecas dizem inspirar-se no integralismo de Plínio Salgado, cujas teorias tinham identificação com o fascismo italiano e o nazismo alemão. A maioria deles, no entanto, apenas repete bordões ouvidos de terceiros ou lidos em publicações populares. Os integrantes da gangue são jovens da classe média baixa. Trabalham, em geral, como office-boy, segurança e auxiliar de escritório. Diferentemente dos White Power, a corrente que levanta a bandeira da supremacia branca, os Carecas do ABC admitem negros e nordestinos no grupo. Abominam roqueiros cabeludos, estrangeiros e homossexuais. Têm como lema: "Deus, pátria e família"2. Mostre aos alunos as fotos em pares, perguntando que personagem eles acreditam ter mais capacidade intelectual. Qual parece mais bem-sucedido e honesto? Peça que justifiquem a resposta. O objetivo é que a turma expresse suas visões, muitas vezes estereotipadas e preconceituosas, sobre diferenças individuais.

http://veja.abril.com.br/160200/p_112.html 

3- A partir da leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a) Qual a  explicação para a prática de tanta violência?

b) Qual é a origem desse grupo?

c) Por que estes jovens se acham no direito de praticar estes atos de covardia?

d) Qual a sua opinião sobre  os argumentos dos skinheads para atacar suas vítimas?

e) Qual  a origem desses grupos?

 4- O professor propõe  uma reflexão sobre a intolerância ao diferente e incentiva a criação de uma campanha na comunidade  com o objetivo de promover o aprender a conviver com gente que não é parecida com a gente

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos, a produção de textos, a construção do cartaz, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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